A estrada no conhecimento é percorrida por muitos passos e toda ajuda é bem-vinda e se torna necessária para alcançar objetivos. Em Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, a iniciativa de professores possibilitou que estudantes de comunidades na região do planalto participassem de um simulado em preparação às provas que vestibulares nacionais, incluindo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas foram aplicadas na terça-feira (22) na comunidade Vista Alegre do Moju, sendo que os cadernos de prova tinham 90 questões de diversas áreas do conhecimento que já foram aplicadas em instituições de renome.
Intitulado “Simuladão do Modular”, que é o Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), o preparatório integra as ações do projeto “Educar para o futuro”, dos professores Éder Araújo, Gecinaldo Delgado e Daniela Lobato.
De acordo com a coordenação, o principal objetivo é treinar os alunos atendidos pelo Some para fazer concursos, vestibulares e exames, além de premiar os estudantes que se destacam ao longo da vida escolar.
Para a coordenadora do Some, professora Abgail Galúcio, é possibilitando pequenas oportunidades que são alcançados grandes objetivos, principalmente ocupando os lugares dentro da universidade.
“A importância desse projeto é ver os nossos alunos do Some que são das comunidades distantes disputando vagas com igualdade com outros jovens da sede do município e encontrando seus espaços na sociedade”, disse.
A professora fala com alegria dos casos de alunos que não pararam os estudos e já estão se capacitando na graduação. “Estamos aos poucos alcançando isso e ano que vem teremos mais alunos nas universidades”, completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário