Sabe quando estamos precisando recarregar as energias e silenciar um pouco a mente? Pois é, escolhi esse destino exatamente por isso e posso dizer que acertei em cheio. Se você busca um destino para descansar, estar em contato com a natureza e um cenário de beleza única, não pense duas vezes em escolher a vila deAlter do Chão. A natureza foi extremamente generosa com esse lugar.
Para quem nunca ouviu falar, Alter do Chão está localizado no município deSantarém – PA. Banhada pelo Rio Tapajós, formando belíssimas praias de água doce. Não é à toa que em 2009, o jornal britânico The Guardian, colocou Alter do Chão entre as 10 praias mais bonitas no Brasil.
É em Santarém também que é possível ver o belíssimo encontro das águas do Rio Tapajós com o Rio Amazonas. Um dos fenômenos naturais mais incríveis. De um lado as aguas esverdeadas do Tapajós e do outro as aguas barrentas do amazonas que se tocam, mas não se misturam.
Alter do Chão apesar de sua simplicidade possui infraestrutura para receber os turistas. Para hospedagem, tudo vai depender do seu bolso. Você pode optar por uma pousada mais simples, uma sacada para o Tapajós, casa de temporada ou até mesmo passar pela experiência de dormir em um redário. Uma dica valiosa é: escolha com ar condicionado. O calor que faz naquela região não é brincadeira não!.
O ar condicionado para dormir é mais importante do que a informação se o hotel oferece toalhas. Elas são completamente ‘um opcional’. Sabe aquela secagem instantânea? Você sai do banho e em apenas 3 minutos está seco.
Fiquei hospedada com uma amiga em uma pousada à beira do Tapajós. Simples, mas com um café da manhã honesto e bem típico. Fizemos a reserva na Pousada Belas Praias através do booking.com para pagamento na pousada e a única coisa é que quando chegamos lá nos perguntaram se queríamos a diária com agua quente ou somente fria. Achei estranho, mas logo no primeiro dia você já vai entender que agua quente ali só mesmo para fazer um café.
É legal saber que a paisagem de Alter do Chão muda completamente no verão e no inverno. A temperatura é sempre quente, o que muda mesmo é o volume de agua no Rio. O verão é a estação de seca (Agosto a Dezembro). Nesse período, às agua baixam e por isso as prainhas ficam mais visíveis. Especialmente em novembro, é possível ir a pé da vila até a Ilha do Amor.
O inverno (Janeiro a Julho), que é o período de chuvas, as praias ficam escondidas, mas possibilita os turistas a fazer outros passeios que só são possíveis com o nível de agua mais alto. Foi a época que eu estive em lá e apesar de não ver a Ilha do Amor toda descoberta posso dizer que vale muito a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário