sábado, 27 de julho de 2019

O ESPETÁCULO DAS TRIBOS MIRINS NA SEGUNDA NOITE DO FESTRIBAL 2019

Muirapinima Mirim
Para abrilhantar a segunda noite do XXV Festival Folclórico das Tribos Indígenas – o Festribal, as tribos mirins mostraram um belíssimo espetáculo tribal, no centro cultural Tribódromo, levando para os torcedores e visitantes a beleza e a dança coreografada que marcaram a apresentação das crianças, nesta sexta (26).
A Tribo Muirapinima Mirim levou para arena o tema “Encanto, o poder da criação”, mostrando, de forma lúdica, como foi criado o mundo. Destacou que os seres da natureza têm seus protetores e apresentou as crenças indígenas.
A Tribo Munduruku Mirim destacou o tema “Marupiara, o enigma dos paiksés”, onde as crianças fizeram uma releitura da grande Odisseia Munduruku, em que o jovem curumim deve enfrentar sete provas para testar a sua coragem na bravura para que se torne um guerreiro Marupiara.
Apresentador  Munduruku Mirim
“A emoção está à flor da pele, já chorei, sou ex- dançarina da Tribo Muirapinima e minha filha dança desde barriga, ainda dancei grávida de dois meses, e depois um ano e quatro meses ela veio para tribo dos bombonzinhos, e foi guardiã do Tuxaua. A minha alegria se completa vendo ela como índia guerreira mirim, é impactante ver minha filha como destaque na arena”, disse, Tainá Gama, mãe da Maria Eloá, 4 anos.
Muirapinima Mirim (Pajé)
Na Tribo Munduruku, destacamos a participação de Isadora Coelho, 8 anos, item Índia Guerreira Mirim. Sua mãe, Ana Paula Coelho, falou deste momento: “é uma emoção muito grande, só quem é mãe sabe qual é o sentimento de ver sua filha realizando esse sonho, e a Isadora sempre teve o sonho ser índia guerreira, e vendo a realização dela, também me sinto realizada, ela mostrou na arena todo seu potencial”.
As tribos mirins levaram o total de 284 brincantes, sendo 134 da Tribo Muirapinima e 150 da Tribo Munduruku.
Após as apresentação das Tribos Mirins, as tribos maiores realizaram o ensaio técnico para a grande apresentação que acontece a partir das 20h deste sábado (27), no Centro Cultural Tribódromo.
Veja outros flagrantes registrados.
Muirapinima Mirim

Guardiâ Munduruku Mirim
Muirapinima Mirim (Guardiâ Tribal)

Levantador de Cantos Tribais Munduruku
Muirapinima Mirim (Índia Guerreira)

Índia Guerreira Munduruku Mirim
Muirapinima Mirim (Pajé)

Muirapinima Mirim (Porta Estandarte)

Porta Estandarte Mirim Munduruku
Muirapinima Mirim (Tuchaua)


Nenhum comentário:

Postar um comentário