terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores do município de Belterra para o Biênio 2019/2020

Numa cerimônia muito concorrida, com a presença de autoridades civis e militares e eclesiásticas, aconteceu na manhã de hoje, 15/01, terça-feira, a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores do município de Belterra, no Oeste do Pará. 
Presidente  Ulisses Medeiros, ladeado da ´Maria de
Lourdes (Primeira Secretária) e Antônio Rocha Júnior (Segundo Secretário)
Vereadores de Santarém e Mojuí dos Campos também prestigiaram o evento, que teve como palco, a Câmara de Vereadores daquele município. Na ocasião, vereadores dos 3 municípios usaram da palavra, além do prefeito de Belterra, dr. Macedo, que fez um breve relato sobre sua administração nos 2 anos anteriores. Diretores de sindicatos, Polícia Civil, Militar, Federações, COOMFLONA e a sociedade civil compareceram para prestigiar a cerimônia. A nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Belterra está assim constituída: 
Vereador Ulisses José Medeiros Alves (PSDB), Presidente; Maria de Lourdes de Souza (DEM), Primeira Secretária e Antônio Rocha Júnior (MDB), Segundo Secretário.

DISCURSOS

O ex e o atual presidente da Câmara de Mojuí dos Campos,
Marco Antônio e Arnaldo Galvão
O delegado de Polícia Civil, Jaime Paixão, representando a segurança pública, ressaltou a importância do Legislativo no que diz respeito ao amparo da Lei na atuação da ordem pública. Sempre presente ás estas instituições, quando chamados a contribuir com a sociedade. O vereador Arnaldo Galvão, presidente da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, ao usar da palavra, destacou o papel de cada vereador, independente de partido ou município, que pertencem. Nosso papel como Legislador é sempre desenvolver e trazer melhorias aos munícipes. Desejo à nova presidência desta Casa, na pessoa do vereador Ulisses Medeiros, todo sucesso e acima de tudo, discernimento para conduzir os destinos desta Casa, no período de 2019 a 2020, concluiu. 
Público prestigiou a posse de Ulisses na Câmara de Belterra
O Vereador Paulo Gasolina, representando a Câmara Municipal de Santarém, ao se pronunciar, disse que nada se faz se não houver união. “Não podemos ser oposição por oposição. Criticar por criticar. Temos que unir Legislativo, Executivo e a sociedade como um todo, no sentido de conseguirmos melhorias para o Oeste do Pará”. E destacou a criação do futuro Estado do Tapajós. “Sem ele, muito pouco poderemos fazer para o crescimento da região. Cada um de nós tem a responsabilidade de se manifestar de forma positiva, favorável, diante deste grande projeto”, concluiu o vereador santareno. 
O Prefeito Josiclélio Macêdo, ao usar da palavra, disse estar a vontade ao estar naquela Casa Legislativa, pois sempre procurou manter uma boa relação com o Legislativo. Agradeceu a cada vereador, independente de sigla partidária, que durante 2 anos de seu mandato, tem contribuído de forma positiva para realização dos projetos que não são do Legislativo e nem do Executivo, mas da sociedade Belterrense, que necessita de progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, bem estar. Segundo o prefeito, o calor dos debates políticos sempre trouxeram oportunidades de se conseguir alternativas para determinados problemas, solucionando-os ou desenhando um caminho para que eles pudessem ser resolvidos a contento. 
Vereadores prestigiaram a posse da nova Mesa Diretora
O prefeito Macedo aproveitou a oportunidade para fazer um breve balanço das suas atividades nestes dois anos à frente do município de Belterra, o qual encontrou sucateado, mas que não se deixou abater, indo em busca de melhorias ao mesmo. “Hoje, estamos com o salário do funcionalismo público em dias. Na educação, o pagamento do transporte escolar em dias, revitalização da creche da Estrada 8, revitalização parcial do Colégio Manoel Garcia, em Prainha, conclusão da Escola de Sâo Pedro, no Km 50; estamos concluindo a conclusão de mais duas escolas. Estamos construindo a escola de Boa Esperança no Km 68. Conseguimos a aquisição de um ônibus escolar. As obras paradas estão sendo concluídas. Na saúde, temos hoje o Médico 24 horas. Conseguimos fazer convênio com o Governo do Estado, no valor de 380.000 reais, para compra de equipamentos para o laboratório do Hospital, incluindo o aparelho de ultrassom. Conseguimos do ex-deputado Wlad, 300.000 reai que foi para aquisição de equipamentos do hospital; executamos emendas do deputado Paulo Rocha, no valor de 100.000 reais para aquisição de equipamentos de apoio para UBS da comunidade de Corpus Christi, Km 135; reativação de Postos de Saúde, em Prainha, Porto Novo, Piquiatuba e Pindobal; excutamos emenda do Senador Jader Barbalho, no valor de 150.000 reais para a ESF de Aramanaí, com a compra de equipamentos novos para as unidades. Estamos executando as emendas de Beto Salame, para a UBS de São Jorge, onde estão sendo comprados vários equipamentos com carro de apoio (caminhonete traçada); 4 gabinetes odontológicos; estamos solicitando a UBS da Estrada 5 e da Jurubeba; conseguimos a aquisição de 5 novas ambulâncias. No campo da agricultura, da infraestrutura, do turismo, da assistência social, fizemos muito, mas como temos pouco tempo para discursar, acredito que muito foi feito e muito mais será feito por Belterra, nestes dois anos que ainda me restam. Se cada prefeito que me suceder, oferecer o máximo de sua vontade, de seu empenho e amor pela Bela Terra, dentre em breve teremos uma Belterra de progresso, desenvolvimento e, acima de tudo, continuando a ser este bucólico e atraente município para se viver”, concluiu o prefeito. 
Arnaldo Galvão, presidente da Câmara de Mojuí dos Campos,
presente na posse de Ulisses Medeiros
O novo presidente do Legislativo Belterrense, Ulisses Medeiros, iniciou seu discurso dizendo que tem um sonho em ver Belterra cada vez melhor. Uma Belterra com progresso e desenvolvimento, estradas, escolas e ensino de qualidade, saúde e bem estar das pessoas. “Ao assumir a presidência desta Casa, quero deixar bem claro que não me envaideço, pois sou apenas o presidente. Os demais vereadores que aqui estão irão comigo fiscalizar e legislar em favor da população. Queremos fazer uma Câmara harmônica, independente, mas sempre de mãos dadas com o Executivo. É preciso ter a consciência que tanto o Legislativo, como o Executivo trabalham e precisam prestar contas de seus atos para a população que aqui vive e nos confiou a tarefa de legislar, fiscalizar e o Executivo, de colocar em ação os projetos aprovados. Isto tudo aconteceu de forma democrática, com a intenção do voto, na eleição, na certeza de que a população confia em cada um de nós”, finalizou Ulisses. 
Ao final da cerimônia, o presidente convidou a todos para um coquetel, servido no próprio prédio da Câmara Municipal de Belterra. Confira alguns flagrantes da cerimônia de posse do novo presidente da Câmara de Vereadores de Belterra:










Prefeito e presidente da CPH realizam visita técnica às obras do terminal hidroviário

Nélio Aguiar avalia junto com a CPH solução para embarcações da Tiradentes.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar e o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) Abraão Benassuly realizaram uma visita técnica na tarde desta segunda-feira, 14, às obras do terminal hidroviário de cargas e passageiros do município, no bairro Prainha. A obra recebe investimento de R$ 60 milhões do Governo do estado. A visita técnica foi acompanhada pelo secretário regional de Estado Henderson Pinto, por vereadores e lideranças comunitárias.
"As obras estão dentro do cronograma. Estamos verificando in loco se aquilo que está na planilha está sendo cumprido. Já fomos em Terra Santa e vamos continuar as visitas em Curuá, Almeirim, Faro e Santana do Tapará. É o conjunto de obras que vai alavancar o desenvolvimento aqui da região e facilitar a vida de quem utiliza esse modal hidroviário", explicou Benassuly.
Além de verificar in loco a atual situação da obra portuária, Nélio Aguiar conversou e avaliou com o presidente da CPH a possibilidade de as embarcações do Porto improvisado da Tiradentes fazer atracação numa área contígua ao terminal que está sendo construído. O deslocamento se faz necessário devido ao avanço das obras da orla de Santarém, que seguem em ritmo acelerado.
"Obras seguem dentro do cronograma previsto", garante presidente da CPH.
"Solicitamos a visita do presidente da CPH justamente para ele ver de forma presencial o andamento das obras do terminal que será nossa solução definitiva para atender toda essa demanda que temos de cargas e passageiros. Também estamos debatendo uma situação que precisa ser resolvida com a ajuda dos técnicos da CPH. Temos duas grandes obras importantes em andamento em Santarém que envolvem questão portuária: essa do terminal e a da orla da cidade", explicou o prefeito de Santarém.
Para o gestor santareno, a solução encontrada não deve prejudicar o andamento das obras portuárias. "Na orla, tivemos atraso devido à situação do porto improvisado da Tiradentes. Os armadores já concordaram em sair, mas temos que alinhar com a CPH. Temos a opção de transferi-los para uma área ao lado do terminal, mas existe uma questão de movimentação que envolve segurança e que está sob análise técnica e conversação. Uma obra não pode atrasar a outra. Queremos as duas com andamento normal para serem entregues dentro dos cronogramas", argumentou Nélio Aguiar.
"Estamos fazendo a análise da transferência provisória , se tem condição. Porque estamos com canteiro de obra naval e civil no local", emendou Abraão Benassuly.

Terminal Hidroviário de Santarém

O terminal hidroviário de cargas e passageiros de Santarém terá 3,6 mil metros quadrados de área construída, com sala de embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda-volumes; banheiros; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes (a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado - Arcon-PA, Juizado, Conselho Tutelar, Secretaria de Estada da Fazenda-Sefa, Capitania Fluvial, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e plataforma vertical.

Serão 120 vagas para carros na área de estacionamento, 90 para motos e 60 para bicicletas. O projeto contempla ainda ponto de táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus. O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial. A parte naval terá um píer flutuante com 3.600 metros quadrados, oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros), rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros, para acesso ao flutuante e, passarela em concreto de 2.494 metros quadrados, com circulação separada entre passageiros e cargas. A área para atracação terá capacidade para comportar até 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada. (Com informações da Agência Pará)

Serviços de limpeza e desobstrução de bueiros são intensificados no período chuvoso

Em decorrência das intensas e constantes chuvas que atingem a região por conta do período de inverno, alguns transtornos acometem o município. Em razão disso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) está intensificando os serviços de limpeza e desobstrução de bueiros na cidade para atuar na redução dos problemas.
Na manhã desta terça-feira (15), os trabalhos foram executados nos seguintes pontos:
Avenida Presidente Vargas;
Estádio Colosso do Tapajós.
Avenida Marechal Rondon;
Rua 06 e 07 (Bairro Nova República);
Avenida Sérgio Henn;
Avenida São Sebastião;
Centro da cidade e orla fluvial;
De acordo com o titular da pasta de infraestrutura Daniel Simões os trabalhos da Secretaria funcionam de duas maneiras distintas conforme as estações de inverno e verão. "No período de chuva, as equipes atuam para minimizar os transtornos, limpando as vias, desobstruindo os bueiros e recuperando alguns trechos quando é possível. É importante destacar que quando chove alguns serviços não podem ser realizados como terraplenagem e manutenção de obra civil. Já no verão, as equipes intensificam os trabalhos de terraplenagem, recuperação de obra civil e recuperação asfáltica. Além dos trabalhos que estão sendo executados, o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve em Belém para reunir-se com o governador do Estado Helder Barbalho. Na ocasião, foram apresentadas as demandas da cidade, dando prioridade a investimentos para infraestrutura urbana. Vamos continuar com os serviços e aguardando a aprovação dos projetos", garantiu Daniel.
Além dos serviços de limpeza, as equipes de manutenção de vias estão com trabalhos nos bairros Diamantino e Santo André. Já as equipes de manutenção de obra civil estão no mercado Tupaiulândia e na Rua 24 de outubro. As de recuperação asfáltica nas Avenidas Fernando Guilhon, Mendonça Furtado e Moaçara.

Governo dialoga com a Hydro Alunorte sobre a atuação da empresa no Pará

O governador do Estado, Helder Barbalho, reuniu na manhã desta terça-feira (15), com o vice-governador; Lúcio Vale, o chefe da Casa Civil, Parsifal Pontes; o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer; o secretário da Sedeme, Iran Lima; o secretário de Meio Ambiente, Mauro O’de Almeida; o deputado estadual Renato Ogawa; o presidente executivo da área de negócios de bauxita e alumina da Hydro, John Thuestad; o vice-presidente de relações governamentais, Anderson Baranov; e o diretor de Operações da Hydro Alunore, Carlos Eduardo Neves.
A reunião durou cerca de uma hora e tratou de temas como: meio ambiente; o desembargo de 50% feito pela Justiça Federal; a geração de emprego na região; e de que forma a empresa pode ser mais atuante junto a comunidade não só de Barcarena, mas de todo o Estado.
O governador Helder Barbalho solicitou que a Hydro apresente propostas concretas, que melhorem a vida das pessoas. "Atualmente temos três agendas emergenciais: Segurança Pública; Educação; e Saúde. Quero que a empresa realmente desenvolva ações continuas para a comunidade e não, somente, quando for demanda", disse.
O diretor de Operações, Carlos Eduardo Neves, destacou a importância do desembargo de 50% feito pela Justiça Federal a pedido do Ministério Público Federal (MPF). “Apresentamos vários laudos, o último da Universidade de Campina Grande, que prova que não houve transbordo dos nossos depósitos. Além disso, o relatório do Comitê de Gestão e Avaliação de Resposta à Contaminação Ambiental no Município de Barcarena, coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, analisou os cenários e também concluiu que não houve transbordo. O mesmo foi atestado pela Sema e pelo Corpo de Bombeiros”, pontuou.
Neves citou uma série de investimentos realizados pela empresa: foram R$1,3 bilhões na área de depósito; a estação de tratamento de água, que atualmente trata 9 mil metros cúbicos por hora, mas que chegará a 14 mil metros cúbicos por hora; a capacidade de armazenagem dos depósitos que foi aumentada em 350%; e o Barcarena Sustentável, que dialoga ações sociais com a comunidade. "Nos últimos 11 meses mostramos e comprovamos o nosso compromisso com o povo de Barcarena", alegou. 
O secretário de meio ambiente, Mauro O’de Almeida, afirmou que vai emitir uma nota técnica sobre a atual condição da empresa nos próximos dias. "Estamos empenhados em garantir o desenvolvimento econômico do município com base no que ampara a lei. Estamos abertos ao diálogo a fim de garantir o melhor para o Estado”, disse.
O'de Almeida pediu ainda ao diretor de operações da Hydro Alunorte, as legislações ambientais utilizadas na Noruega para que se possa desenvolver o mesmo aqui no Pará. “Sabemos que vocês utilizam o que há de mais moderno no que tange a legislação, então, gostaríamos de implantar o mesmo aqui no Pará”, solicitou.
GT – O governado pediu que se criasse um Grupo de Trabalho (GT) com a participação do vice-governador, Lúcio Vale; do deputado estadual Renato Ogawa; do secretário de meio ambiente, Mauro O’de Almeida; da Prefeitura de Barcarena e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) para se discutir de que forma os investimentos disponíveis podem desenvolver ações em prol da comunidade.
"Não podemos desenvolver ações pontuais, nas quais um pequeno local concentre riquezas e o entorno seja de bolsões de miséria. Há um recurso de R$ 150 milhões atualmente. Vamos discutir com esse GT para que ele seja aplicado de maneira efetiva e mais do que isso, vamos assegurar para além do GT que a Hydro atua de maneira eficaz levando qualidade de vida para o povo paraense", disse.

Voluntários se preparam para atuar em Hospital Regional

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, recebe, a partir desta quinta-feira,17, 30 voluntários para desenvolver atividades com pacientes da Unidade. “Era um desejo que eu tinha de ajudar as crianças, principalmente na parte oncológica, onde eu vejo que precisa de muito apoio. É muito importante trazer essa alegria que os pacientes precisam”, conta a estudante de Enfermagem, Monalisa Tapajós, de 20 anos.
Animados com a possibilidade de ajudar ao próximo, os voluntários participaram de uma seleção e puderam conhecer o funcionamento do Hospital, além das normas do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar.
O HRBA de Santarém sempre contou com a solidariedade de voluntários para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado, acolhedor e propício à recuperação dos pacientes. Foi numa época de tratamento que a advogada Ana Rita, de 57 anos, se encantou com o trabalho voluntário. “Há alguns anos atrás, eu utilizei, fora daqui, um serviço oncológico e conheci uma rede de voluntariado onde eu fiz meu tratamento. Eu achei superinteressante”.
Quando a advogada ficou sabendo que o Hospital Regional iria selecionar novos voluntários para atuarem ao longo de 2019, não pensou duas vezes. “Agora chegou o momento. Estou pensando em me aposentar, e pensei que eu poderia contribuir e satisfazer a minha necessidade de ajudar o próximo. Estou muito ansiosa e cheia de expectativa para colaborar com as pessoas que passam por aqui”, afirma Ana Rita.
Para a responsável pelo Programa de Voluntariado, Deusilene Mendes, o papel desempenhado pelos voluntários é fundamental para proporcionar um ambiente mais acolhedor. “Nossa missão é proporcionar a melhor experiência aos nossos usuários. Por mais que eles estejam aqui passando por momentos complicados em suas vidas, nosso trabalho é fazer com que eles se sintam acolhidos e respeitados, e confiem em nós para ajudá-los nesse momento de ansiedade e insegurança”, destaca a profissional.