segunda-feira, 24 de julho de 2017

COMEMORAÇÃO

CONFIRA ALGUNS REGISTROS DA COMEMORAÇÃO
DOS 100 ANOS DE SEU CABOCLO












Prefeitura de Santarém visita local onde passará a funcionar a Feira do Tablado

Desde o dia 6 de julho, quinta-feira, os feirantes que ocupam o local denominado Feira do Tablado, na Avenida Tapajós, ganharam uma “sobrevida” para exercerem sua atividade e programarem a desocupação do espaço. A homologação do tempo dado pelo juiz de direito Claytonei Passos Ferreira agora é de 60 dias, a partir da data do termo de homologação, e desde então a Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra) e de Mobilidade e Trânsito (SMT), iniciaram ações para assegurar comodidade aos feirantes que deverão ainda realizar adequações no espaço, segundo a minuta do acordo firmado na Justiça.

 Segundo o secretário Bruno Costa, de Agricultura e Pesca, nesta sexta-feira (21), foi realizada uma visita no local para desenvolver um planejamento estratégico de ações para deixar o espaço apto a receber a nova estrutura para o funcionamento da feira da banana no município. “Foi concedido um prazo de seis meses para que os feirantes ainda utilizem aquele espaço da Feira do Tablado e, a pedido do prefeito, nós estivemos no local fazendo um estudo do que pode ser feito na parte de drenagem e nivelamento para que eles possam construir uma estrutura física e o poder público dará o suporte na questão estrutural do terreno”, enfatizou.
 No início da semana, uma equipe da Semap e o secretário de Agricultura e Pesca estiveram visitando a Feira do Tablado para dialogar com a categoria sobre o que pode ser desenvolvido no espaço obedecendo às recomendações do MPE/PA e determinações do Poder Judiciário.


Prefeitura e parceiros promovem capacitação para Educadoras Alimentares


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e com o apoio da Prefeitura de Santarém, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promovem, no período de 24 a 28 de julho, uma capacitação para educadoras alimentares que atuam nas unidades de educação infantil no município, com intuito de contribuir para que as merendeiras possam estar aptas a manipular e preparar as receitas que irão compor o cardápio da alimentação escolar neste segundo semestre do ano letivo.

O evento será no auditório da Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy, situado na Rua Hortência, esquina com Alameda 3, bairro Jardim Santarém. O curso contará com duas turmas, uma pela manhã das 8h às 12h e outra à tarde das 14h às 18h, com atividades teóricas e práticas.


Todas as participantes da formação receberão certificados, com a carga horária de 20 horas.

Fenômeno no céu deixa moradores de Oriximiná impressionados


Nesta semana os moradores de Oriximiná, oeste do Pará, avistaram no céu uma luz que parecia formar a imagem de uma santa. O fenômeno pôde ser visto na quinta (20) quando o céu estava limpo. Logo a população impressionada fez fotos que circularam nas redes sociais. A visão se destacava a longa distância e permaneceu no céu até o entardecer.
O fato pode ter sido apenas uma ilusão de ótica, mas foi muito comentado na internet e causou curiosidade à população.
Os católicos associaram a aparição aos preparativos para a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que irá à cidade na próxima semana.

Em Santarém, mais de 2 mil ciclistas participam do Pedalando nas Férias 2017


Mais de 2 mil ciclistas participaram do Pedalando nas Férias 2017 realizado neste sábado (22) em Santarém. O evento faz parte do calendário de eventos do Sistema Tapajós de Comunicação (STC).
Os milhares de ciclistas se reuniram na Praça de Eventos, na Anísio Chaves. Às 18h foi dada a largada e os ciclistas lotaram as ruas da cidade de Santarém. O evento contou com a participação de público de todas as idades.
O trajeto do passeio ciclístico tinha, em média, 8km começando na Avenida Anísio Chaves, seguindo pela Barão do Rui Branco até chegar à Rui Barbosa. Os ciclistas também percorreram a BR-163 até a São Sebastião, subiram pela 7 de Setembro, Silvino Pinto, Borges Leão, Barão do Rio Branco, Afonso Pena e enfim a Praça de Eventos na Anísio Chaves, UFA, cansativo né?! Não para a turma que fugiu do sedentarismo para pedalar no sábado de férias.
- É um percurso que requer um pouco mais de preparo, então eu dediquei alguns dias que antecederam o evento para não fazer feio. Conclui o percurso e estou muito satisfeita com o meu resultado – contou a administradora Rosielma Machado.
Segundo a gerente de Marketing do STC, Renata Paulo, o evento foi um sucesso. A população aceitou o convite feito e foi às ruas para pedalar nas férias.
- Estudamos o percurso com carinho, para garantir a segurança dos nossos ciclistas e deu tudo certo. Temos aqui, em média, 2 mil participantes de Santarém e outras cidades como Alenquer, Oriximiná, Monte Alegre, Rurópolis, Uruará. Então o evento já tem uma abrangência regional isso nos deixa muito feliz – contou Renata.
No ato das inscrições, os ciclistas doaram 1 kg de alimento não perecível e ao todo, quase uma tonelada de alimentos foi arrecadada. Os donativos serão doados ao Asilo São Vicente de Paulo e a Creche Seara.

Único brasileiro, lutador de Monte Alegre vence competição de MMA no México


O lutador Monte Alegrense, Romulo Caetano, conquistou o cinturão da categoria até 66kg peso pena no “Legacy MMA MX” realizado no sábado (22) na cidade de Mérida no México. Romulo venceu Adbiel Canabarro por finalização no segundo round.
A competição internacional contou com lutadores do México e da Venezuela, sendo que Romulo era o único representante brasileiro na disputa.
O atleta de Monte Alegre se preparava há 2 meses para a competição, mas um dos maiores obstáculos mesmo foi a falta de apoio financeiro para participar do evento internacional.
Ao GloboEsporte.com, Romulo contou que precisou fazer várias ações para conseguir recursos para custear a viagem, porém não foi suficiente. O atleta disse ainda que não recebeu nenhum apoio do município.
- Fizemos algumas ações, como feijoadas, mas não foi suficiente, estamos devendo R$ 4 mil de passagens – contou Romulo.
O atleta agora se prepara para retornar ao Brasil. A chegada de Romulo em Santarém está marcada para esta quarta-feira (26), em seguida o lutador segue para Monte Alegre.
O próximo compromisso de Romulo será dia 16 de setembro em Tabatinga, no Amazonas. O lutador vai disputar o cinturão da categoria até 57kg no evento “Imperador do Alto Solimões”.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Prefeito de Mojuí dos Campos empossa Conselho Municipal de Alimentação Escolar

Prefeito Jailson Alves faz a abertura da posse e diplomação dos 
novos Conselheiros de Alimentação Escolar

Jailson Alves realizando a posse e diplomação 
dos novos conselheiros municipais

Prefeito Jailson Alves, Secretário de Educação Juvenal Arruda
 e Raifran, Procurador do Município com os novos Conselheiros

Jailson discursa após a posse dos novos conselheiros


Foi empossado na manhã de hoje, terça feira, 18, o novo conselho Municipal de Alimentação Escolar do município de Mojuí dos Campos, para a gestão de 2017 e 2021. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Jailson Alves, o secretário de Educação, Juvenal Arruda, o dr. Raimundo Francisco (Raifran), Procurador do Município, a sra. Maria Auristela Teixeira, presidente do Conselho Municipal de Alimentação, o pastor Jeso Dutra, da Igreja Assembleia de Deus, além de conselheiros, secretários, vereadores e representantes de entidades de classe.
O Conselho Municipal de Alimentação Escolar do município de Mojuí dos Campos é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento com a finalidade de acompanhar e fiscalizar diretamente a transferência de recursos financeiros e a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que garante atender as necessidades nutricionais de todos os alunos matriculados na rede de ensino e entidades filantrópicas.
Durante a cerimônia de posse, o prefeito Jailson Alves disse que no ano passado, mais de 200 mil reais foram colocados para ajudar na merenda escolar e este ano já estão ultrapassando os 250 mil. “Hoje temos 870 funcionários ao todo, empregado no município, é dever de cada um deles trabalhar com amor, atendendo cada cidadão que procura o serviço do município, com cordialidade. E finalizou dizendo, que quem não quer estar no serviço público, que procure a iniciativa privada. Por sua vez o secretário municipal de Educação Juvenal Arruda, enfatizou o trabalho que o conselho Municipal de alimentação tem dentro da gestão escolar, no tocante a fiscalização antes, durante e depois que é realizada a distribuição da merenda escolar nas escolas da rede municipal. É o conselho que traz até nós e ao gestor municipal, o que está sendo realizado de certo e errado, realizando um controle de tudo que acontece para que os alunos não fiquem sem a merenda escolar. A Secretaria Municipal de Educação, possui hoje 570 funcionários aproximadamente e cerca de 5.000 alunos distribuídos nas escolas da rede urbana e planalto, declarou Juvenal Arruda.
Foram empossados sete novos conselheiros e seus suplentes que ficarão no cargo por quatro anos auxiliando na gestão da merenda escolar.
O município de Mojuí dos Campos tem cerca de 5 mil alunos distribuídos em 16 pólos formados por 66 escolas. O CAE existe desde 2013 em Mojuí.
Maria Auristela repassa o cargo de presidente do 
Conselho Municipal de Alimentação Escolar...

...para a presidente Cileusa, ao lado da 
professora Rosimar Costa


Sistema integrado facilita ao produtor rural emissão de documentos

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa) lançaram nesta quarta-feira (12) a emissão integrada da Guia de Trânsito Animal (GTA) com a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A solenidade ocorreu em Marabá, sudeste paraense, no Parque de Exposições Agropecuário, onde ocorre a 31ª Exposição Agropecuária (Expoama). O evento teve a participação de produtores rurais e autoridades.
No ano passado foram emitidas mais de 550 Guias de Trânsito Animal Eletrônicas (e-GTAs) por meio do sistema controlado pela Adepará. Apenas para a finalidade de engorda, cerca de 6,5 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) foram movimentados dentro do Estado, com mais de 180 mil documentos oficiais emitidos. Com a integração da NFA, emitida pela Sefa, à GTA, de responsabilidade da agrodefesa, o pecuarista ganhará em agilidade e terá economia ao evitar deslocamentos e menos burocracia na hora de comercializar o rebanho bovino.
Essa integração será possível com o novo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec - 3), que foi lançado no evento e que vai trazer novas funções e facilidade de acesso ao produtor, inclusive a emissão da GTA e nota fiscal juntas. Todas as unidades da Adepará estão conectadas ao sistema, que é on-line e parametrizado (com elementos de controle) de informações.
O diretor geral da Adepará, Luiz Pinto, destacou que o sistema vai continuar exercendo a função de controle sanitário. “Mesmo tendo novas funções, ele vai continuar cumprindo com todas as funções sanitárias. Isso significa avanço para o Pará e uma conquista para os produtores, pois agora eles poderão emitir a nota fiscal na fazenda deles, ou seja, não precisarão ir ao banco ou à Adepará para conseguir esses documentos. Esse sistema vai revolucionar toda a sistemática dos produtores”, destacou.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier,  com o novo sistema, o produtor, esteja onde estiver, poderá emitir a guia sem a necessidade de se deslocar. “Esse sistema vai garantir um serviço de qualidade aos produtos rurais do Estado e ao mesmo tempo, vai desafogar o atendimento presencial nas unidades”, ressaltou.
O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Giovanni Queiroz, explicou que a emissão simultânea da nota fiscal avulsa e da GTA tem muitas vantagens. “É uma demanda do setor produtivo que gera menos burocracia, mais economia, mais agilidade, e reforça a segurança sanitária. Portanto, uma ferramenta extremamente importante”, disse.

x

Campanha de coleta de garrafas pet para o Círio de Nossa Sra da Conceição 2017


Comissão do Círio e Berlinda está coletando garrafas pet para fazer os castiçais da trasladação do Círio de Nossa Senhora da Conceição e Círio Mirim 2017, em Santarém, oeste do Pará. A coordenação solicita garrafas de 1 litro, 1 litro e meio e 2 litros (limpas e com as tampas).
O membro da comissão, Anderson Miléo, informou que a campanha tem como objetivo confeccionar quatro mil castiçais com a ajuda dos jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “A ideia de utilizar as garrafas como matéria-prima veio para reforçar o tema da campanha da fraternidade deste ano, que é Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, disse.
A coleta ocorrerá no dia 6 de agosto, durante a blitz de divulgação do Momento Mariano na Orla, a partir das 18h, com a coordenação da equipe de Comunicação e Marketing da Comissão; e no dia 8 de agosto, durante o Momento Mariano no elevado da Igreja Matriz da Conceição, às 18h.

O Momento Mariano acontece todo dia 8 do mês, como uma preparação para os católicos testemunharem sua fé, e culminará no dia 8 de dezembro, em comemoração a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da diocese de Santarém.


Santarém será sede da fase oeste do Campeonato Paraense de Handebol

No total, nove equipes vão participar da disputa em 
Santarém (Foto: A.D.S.C. Tupã/Divulgação)

Nove equipes da região oeste do Pará se preparam para a disputa da fase oeste do Campeonato Paraense de Handebol, que será sediado em Santarém de 20 a 23 de julho. Os jogos serão realizados no ginásio da Cidadania e no ginásio da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Além das três equipes de Santarém – Gênesis, Tupã e Panteras – estão confirmados na competição o Monte Alegre, Gama de Altamira, Rancing de Porto de Moz, Itaituba Handebol Clube, Handebol Almerim e o Kikão, de Placas.
As equipes estão divididas em categorias, sendo: Juvenil e Júnior (masculino) e Adulto (masculino e feminino). Os jogos serão realizados sempre a partir das 8h da manhã.
Os dois primeiros colocados da categoria adulto (masculino e feminino) se classificam para a final do Campeonato Paraense de Handebol, que tem previsão para ser realizada em dezembro. Os vencedores receberão troféus.

Campanha 'Não abra mão de sua terra' tem apoio de trabalhadores rurais de 297 comunidades

A lei de Regularização Fundiária sancionada no início deste ano trouxe consequências negativas para nove regiões, em Santarém, oeste do Pará. Por isso, foi realizada na tarde desta segunda-feira (17) uma audiência que marcou o lançamento da campanha “Não abra mão de sua terra”, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais (STTR).
O evento realizado no auditório do STTR reuniu 297 comunidades que compõe as nove regiões que o sindicato atua, para debater a lei 13.465/17, que trata da regularização fundiária das áreas rurais e urbanas. Para os trabalhadores rurais, a lei facilitou a grilagem e a regularização de terras, um critério dos compradores de lotes que desejam produzir soja e outros grãos para exporta-los.
A campanha busca conscientizar e firmar parceria com todos os agricultores para que não abram mão da terra privativa. Pois, uma vez facilitada a compra e venda de terras férteis, a região tende a um caos social, como explica o presidente do STTR, Edvaldo Matos. “Se a região não produz alimentos próprios, com certeza os produtos serão importados. Quem tem condições de comprar, irá comprar. Quem não tem, não vai comprar, e vai sobreviver de quê?”, indagou o presidente.
Alguns fatores contribuem para o interesse de venda da terra do pequeno produtor. Os agrotóxicos de combate a pragas usados nos plantios dos produtores de massa e nos arredores, é o motivo mais forte. “Com os títulos individuais, há aqueles que usam o lote para especular mesmo. Porém, outros pretendem continuar produzindo ali, mas são obrigados a vender por causa do veneno usado de combate a pragas nos terrenos próximos que já foram vendidos aos produtores de massa. O cheiro fica insuportável e o veneno deixa a terra infértil”, explicou Edvaldo Matos.
A moradora da comunidade Jacamim, Maria Arruda conta que muitos migram para a periferia da cidade na esperança de um futuro melhor. “O pequeno produtor é, praticamente, pressionado por aqueles que tem maior poder aquisitivo, como os sojeiros e madeireiros. E nem percebem que todo benefício prometido é uma mera ilusão”, disse a moradora.
Outro problema pontuado por Maria Arruda é falta de terras férteis na cidade, assim como a marginalização de influência do centro urbano. “Na área rural criamos a galinha que produz ovo, mas na cidade vamos ter que comprar. Lá, a gente também faz a nossa própria farinha, na cidade vamos ter que comprar. Fora as influências de roupa de marca, por exemplo, que os mais jovens vão desejar ao ver os outros. Sem condições, eles tendem a ir para marginalização em função do desejo aquisição”, avaliou.
O crédito que os bancos concedem também influenciam na venda de terras rurais. “Os pequenos produtores não têm garantais suficientes para conseguir créditos. Já os produtores de massa sim. A proposta de venda do terreno próprio, do pequeno produtor, pode parecer boa no começo e por isso há um convencimento”, declarou a secretária de Políticas Sociais da STTR, Graciane Moura.
A campanha pela resistência na terra é permanente e o lançamento também deve ser realizado nas comunidades de Curuá-una, Cuiabá, Ituqui, Eixo-forte, Várzea, Lago Grande, Arapiuns, Arapixuna e Tapajós, que são as regiões que o sindicato atua. Em setembro, uma reunião geral deve ser realizada em Santarém.

x

Concurso ‘Meu Velho Amigo’ do asilo de Santarém tem prazo para inscrição prorrogado


O concurso de poesias “Meu Velho Amigo”, que faz parte da programação de aniversário de 70 anos do Asilo São Vicente de Paulo, em Santarém, no oeste do Pará, teve o prazo de inscrição prorrogado pelos organizadores. Os poetas interessados têm até o dia 20 de julho para efetuar a inscrição e submeter os textos para avaliação.
O objetivo do concurso é estimular e homenagear os idosos que moram no local, além de promover a valorização do espaço e as histórias das pessoas da terceira idade.
Segundo o edital, os interessados devem fazer a inscrição no Asilo São Vicente de Paulo, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Santa Clara. O horário para a realização do procedimento é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A inscrição é gratuita.
Os profissionais devem preencher uma ficha de inscrição disponível na internet ou no asilo, e colocar em um envelope juntamente com cópias do RG e CPF e comprovante de residência. Em outro envelope, o poema deverá ser entregue sem qualquer tipo de identificação do autor, apenas com título e texto.
Os participantes da categoria amadora, devem preencher a ficha, anexá-la em um envelope juntamente com cópias da certidão de nascimento e RG. Em outro envelope o poeta deve entregar a obra sem identificação do autor.

Etapas e categorias

O concurso tem duas categorias, sendo para profissionais e amadores. A comissão julgadora será composta por no mínimo três pessoas do meio artístico/literário e educacional, que avaliará os critérios: originalidade, criatividade, uso adequado das técnicas/recurso alusivos à linguagem poética e a adequação ao tema.
Na primeira fase serão escolhidas seis obras de cada categoria. As obras que não alcançarem a média mínima de 70 pontos serão desclassificadas. A última etapa ocorrerá na Praça do Mirante, no dia 29 de julho. Na final, os poemas serão declamados pelo próprio autor ou uma pessoa designada por ele. Nesta fase o quesito declamação/interpretação será levado em consideração.
Os três primeiros colocados das duas categorias receberão troféus, prêmios surpresas e medalhas, e os demais devem receber menção honrosa e certificados de participação.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

IV Festival Regional do Milho foi um sucesso


Agostinho Conceição, Marlon Freitas, 
Geoval e Sheila de Sousa

Agostinho, presidente da ASCOAF, 
Marlon Freitas, SEMAGRI e Geoval, Produtor.

Secretário de Agricultura, Marlon Freitas,
faz a abertura oficial do Festival do Milho

Sheila Sousa, fazendo a leitura de como surgiu o Festival do Milho


O IV Festival Regional do Milho, foi realizado por todo o dia de ontem, 15, domingo, na Comunidade de São Paulo, município de Mojuí dos Campos, oeste do Pará. O evento teve sua primeira edição no ano de 2014 e busca mostrar aos visitantes o produto milho verde em diversos aspectos, como: milho cozido, milho assado, mingau de milho, pamonha, bolo de milho e outros produtos feitos do milho, que é a maior produção agrícola da comunidade. O Festival do Milho é promovido pela Associação Comunitária da Agricultura Familiar  (ASCOAF), com apoio da Prefeitura Municipal daquele município, EMATER, SAGRI e coordenador pela Secretaria Municipal de Agricultura de Mojuí dos Campos, SEMAGRI. O evento foi aberto às 13:00 hora do domingo, quando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Mojuí, STTR, sr. Antônio Valdir destacou o esforço e o empenho do presidente da ASCOAF, sr. Agostinho Conceição e toda a comunidade na realização do IV Festival Regional do Milho . “Mojuí dos Campos é um município agrícola e a comunidade São Paulo é o polo da cultura do milho verde, destacou Antônio Valdir. O STTR tem se empenhado para que esse festival evolua cada vez mais e se o poder público der apoio aos festivais, tenho certeza de que os nossos produtos serão conhecidos lá fora e o agricultor terá facilidade para vende-los, pois os festivais são uma vitrine onde o produtor tem a oportunidade de mostrar os produtos de sua comunidade ao consumidor final”, finalizou o presidente do STTR de Mojuí. Por sua vez, o presidente da Associação Comunitária dos Agricultores Familiar (ASCOAF),  sr. Agostinho Conceição, ao falar aos presentes, destacou o esforço de cada associado, pois sem o empenho dos mesmos o festival não teria ocorrido. Agradeceu aos patrocinadores e à Prefeitura de Mojuí, na pessoa do prefeito Jailson Alves, pelo apoio dado ao evento.  Elogiou os trabalhos desenvolvidos pela SEMAGRI, no tocante à recuperação das estradas e ao festival e encerrou suas palavras desejando aos moradores da comunidade aos visitantes um ótimo festival. Em seu discurso, o secretário municipal de Agricultura, Marlon Freitas, destacou o município de Mojuí dos Campos como um dos maiores produtores agrícolas, e a comunidade de São Paulo, como um dos maiores polos de produção de milho. “Com apoio do prefeito Jailson Alves, a secretaria municipal de Agricultura, vai estar sempre de portas abertas aos agricultores no sentido de levar aos mesmos orientação técnica, palestras, seminários e visitar em loco suas terras para saber como ele está plantando, colhendo e dando total apoio e assistência para que o produtor possa escoar seus produtos até os mercados e feiras”, enfatizou Marlon Freiras.  E prosseguiu dizendo:   “A prefeitura já possui um calendário anual dos festivais, além da Festa da Integração Nordestina, que ocorreu dias atrás em Mojuí, teremos ainda, por todo este segundo semestre, o Festival do Mamão, na comunidade de São Francisco do Moju; Festival da Banana em Terra Preta dos Lúcios; Festival da Galinha Caipira, em Santa Júlia; Hortaliças, em Moju dos Pereira; Festival da Farinha; Festival do Abacaxi em Terra de Areaia e Festival da Mandioca no Ramal do Gato.
O secretário de Agricultura ressaltou o apoio que o prefeito Jailson Alves tem dado a todos os eventos do município e principalmente à SEMAGRI no tocante à liberação de recursos para que sejam feitas as recuperações das estradas e ramais, para escoamento da produção agrícola de Mojuí dos Campos. Durante o Festival, houve a escolha da Rainha do Milho, título que coube à senhorita Glenda Sousa, além da participação dos locutores da 87,5 FM, Rádio Comunitária de Mojuí, que compareceram para falar um pouco da programação da emissora e manter de perto um contato com os ouvintes.
Locutores e diretores da 87,5 FM, Rádio Comunitária de Mojuí dos 
Campos: Ricardo Santos, Eduardo Henrique, Raimundo Cosme, Sabrina 
Sousa, Dênis e Cia., Marciano Jr., Tsunami e Arnaldo Santos


 
Um pouco da Comunidade São Paulo



A Comunidade  São Paulo, de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, surgiu nos meados dos anos 50, quando chegaram os primeiros moradores ao referido povoado como os senhores Alípio, Agostinho Conceição, Chico Limeira, dentre outros. Os primeiros moradores, juntamente com suas famílias, faziam o plantio de mandioca, para a produção de farinha; arroz, feijão, milho e vários outros produtos agrícolas. Com o passar do tempo, a comunidade ficou conhecida com a sua grande produção de milho plantada e colhida na região, sendo hoje São Paulo, o maior polo produtor de grãos de milho no município de Mojuí dos Campos. Aproximadamente 70 famílias residem hoje na comunidade e possui uma escola de Ensino Fundamental, intitulada João Paulo II, o padroeiro da comunidade católica é São Paulo. A comunidade ainda conta com igrejas com outras denominações como Igreja da Paz, Assembleia de Deus e Adventista. No campo da saúde, a comunidade conta com uma agente comunitária de saúde, sra. Naíza da Conceição. O atual presidente da comunidade é o senhor Osmar Oliveira Lima. Uma Associação Comunitária dos Agricultores Familiar – ASCOAF, tendo a frente o sr. Antonio Agostinho. E como não poderia deixar de existir na comunidade São Paulo, há um clube de futebol chamado Guarany Esporte Clube.

Polícia Militar aborta plano de fuga de 27 detentos na penitenciária de Santarém

Os presos depois que a polícia descobriu a tentativa de fuga

A Polícia Militar com o apoio de agentes prisionais conseguiu abordar a tempo um plano de fuga de detentos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (Crashm) em Santarém, oeste do Pará, na noite de domingo (16).

Segundo informações da polícia, cerca de 27 detentos planejavam fugir por um túnel cavado entre as guaritas sete e oito, na área externa aos pavilhões.

Era por volta de 20h57, quando os agentes prisionais e policiais militares que tiram serviço dentro da casa penal foram acionados por um sargento que estava no comando da guarnição.
Também foi acionado o Grupamento Tático Operacional (GTO), que entrou em ação para fazer a conferência dos presos e detectou que havia detentos de outros pavilhões.
Na ala "B", os policiais encontraram um túnel na cela de número 11 que dava acesso à área externa do pavilhão cinco.
Ainda durante a vistoria realizada por policiais e agentes prisionais, foi detectado que em duas celas as grades haviam sido serradas e que os detentos haviam feito um buraco na laje da cela dois.
Após a revista, os internos da ala "B" foram retirados das celas e colocados em locais seguros onde deverão permanecer até os reparos nas celas de origem.

Medida disciplinar

Em nota, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) confirmou a tentativa de fuga na noite do domingo (16), no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém.

Segundo a nota, policiais militares realizaram disparos de advertência, interceptando a tentativa de fuga. Quanto aos cerca de 27 detentos envolvidos na tentativa de fuga, irão cumprir medida disciplinar na própria unidade prisional.

Corpo de estivador é encontrado nas águas do Rio Tapajós em frente à Orla de Santarém


Um grande número de populares se aglomerou para ver o
corpo do estivador que morreu afogado

Corpo de Bombeiros resgatou das águas do Rio Tapajós, em Santarém, oeste do Pará, na manhã desta segunda-feira (17), o corpo de Edvan Santos, 33 anos, que trabalhava como estivador na Orla da cidade há três meses. A vítima estava desaparedida desde a noite de domingo (16), por volta das 18h.
Segundo informações repassadas ao G1 por uma prima da vítima, Edilene Santos, a família estranhou o fato de Edvan não ter retornado para casa à noite, como sempre fazia. Mas ninguém imaginou que ele pudesse estar morto.
Tenente Albert Corrêa, do 4º GBM (4º Grupamento de Bombeiros Militar), informou que os bombeiros foram acionados na manhã de hoje juntamente com o IML para fazer a remoção do corpo e que não foi verificada nenhuma lesão, o que indica que a causa mais provável da morte é afogamento.
O corpo de Edvan foi levado para exame no Instituto Médilo Legal e deve ser liberado no início da tarde para que os familiares da vítima façam o velório que ocorrerá na casa da mãe do estivador, no bairro do Livramento.

Comunidades do Tapajós e Arapiuns sofrem com invasão de áreas de pesca

preocupação de famílias ribeirinhas com as constantes invasões de áreas de pesca nas regiões do Tapajós e Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará, foi apresentada durante oficina de mapeamento para a construção do diagnóstico da pesca artesanal realizada na sexta-feira (14), na sede da Colônia de Pescadores Z-20.
Segundo o pescador Edmilson Colares, a maior parte das regiões sofre com a invasão das áreas de pesca. "Vêm pessoas de outras comunidades, em geleiras, pegam os peixes e estragam. É por isso que nós queremos fazer um acordo de pesca coletivo, porque já houve invasão várias vezes”, desabafa.
O diretor de assistência social da Z-20, Jucivaldo Pereira explica que é preciso fazer um trabalho de monitoramento e identificar através das regiões, os lagos aonde já existe o manejo, aonde não tem, e aqueles que têm a condição de pesca. "Também é importante saber quais as áreas de conflitos. Algumas comunidades têm conflitos internos e externos”, frisou.
Diante do descumprimento dos acordos de pesca firmados entre os moradores das comunidades e invasão de barcos-geleiras, contribuir para a reprodução do pescado tem sido uma tarefa difícil. Mas, com a obediência aos acordos de pesca vigentes, os pescadores acreditam que será possível melhorar a situação da atividade na região.
O líder da comunidade Saracura, região do Tapará no Rio Amazonas, Adelson Bastos defende que levar o conhecimento sobre o manejo para a área e fundamental. “Cada um dos coordenadores que estão aqui levam para sua região os conhecimentos obtidos para repassar aos pescadores”, disse.
Ter um diagnóstico preciso com a peculiaridade de cada região, acordo de pesca vigente, conflitos comunitários e obrigações de cada pescador (morador) é necessário para encontrar soluções.
Com base no diagnóstico será possível identificar as fragilidades e potencialidades da pesca na região e apontar propostas elaboradas de forma coletiva.
O objetivo é construir uma proposta sustentável para o fortalecimento da atividade da pesca artesanal nas onze cidades do Baixo Amazonas: Santarém, Monte Alegre, Prainha, Almeirim, Juruti, Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Alenquer e Curuá.

O plano está sendo desenvolvido desde dezembro de 2016 e deve ser finalizado no próximo mês de setembro pela Sapopema (Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente) em parceria com a Indústria Pesqueira, Colônias de Pescadores do Baixo Amazonas, Ufopa e outras instituições.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

1º Encontro da Agricultura Familiar em Mojuí dos Campos

A Consultora Sabrine Santos, reunida com os produtores rurais e o Secretário de 
Agricultura do município de Mojuí dos Campos, Marlon Freitas

Aconteceu ontem , 12 de julho, nas dependências da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, o 1º Encontro com a Agricultura Familiar em Mojuí dos Campos, em parceria  com a EMATER, SENAR e Prefeitura Municipal de Mojuí dos Campos, com o objetivo de levantar a produção da Agricultura familiar local, os principais gargalos e oportunidades encontrados. Neste encontro também foi apresentado o atual cardápio utilizado nas escolas, para que os produtores enxerguem as oportunidades atuais. Parceiros: Prefeitura de Mojuí dos Campos, SEBRAE, EMATER,  SENAR . Público Alvo: Associações de Produtores, Produtores da Agricultura Familiar, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Administração, Setor de Compras e Licitação, Secretaria de Educação, Associação de Produtores, Nutricionista, Agentes de desenvolvimento, Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente.
Flagrante do 1º Encontro de Agricultores em Mojuí
Apesar de ter mais de 50 anos de existência, o Programa Nacional de Alimentação  Escolar (PNAE) só teve seu marco legal [Lei 11.947] sancionado em 2009, graças à mobilização da sociedade civil, sobretudo, por meio do Conselho Nacional de  Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). A legislação determina que no mínimo 30% do valor repassado a Estados, Municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. A aquisição dos produtos da Agricultura Familiar poderá ser realizada por meio da Chamada Pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.  A conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar fundamenta-se nas diretrizes estabelecidas pela Lei no 11.947/2009, que dispõe sobre o atendimento da AE, em especial no que tange:
• Ao emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis e; • Ao apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, sazonais, produzidos em âmbito local e pela agricultura familiar. Este encontro – da alimentação escolar com a agricultura familiar – tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional, produzidos diretamente pela agricultura familiar, possam ser consumidos diariamente pelos alunos da rede pública de todo o Brasil.
Resultados Esperados:
 Aumento da participação das compras do PNAE para o Produtor da Agricultura Familiar
 Aumento da renda dos produtores rurais
 Melhoria na qualidade da alimentação escolar
 Construção de um termo de referência para a chamada pública do PNAE que considere a produção local
 Criação de um cardápio regionalizado
 Constituição da Comissão PNAE/PAA








No final do encontro, o Secretário de Agricultura do município de Mojuí dos Campos, anfitrião do encontro, Marlon Freitas, conversou com o Blog do Jurandir Anselmo, sobre os programas  PNAE – Programa de Alimentação Escolar e PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Segundo Marlon, o PNAE já foi implantado e entregue à Cooperativa COMAPLAS  (Cooperativa Mista Agroextrativista do Tapajós), que ganhou a chamada pública de merenda escolar (Agricultura Familiar), que já está em pleno funcionamento. Já o PAA está em estudos para implantação dentro do município de Mojuí dos Campos, a implantação deve ser por todo o ano de 2018.
O PNAE possui 93 produtores que envolvem os municípios de Mojuí dos Campos, Belterra e Santarém. É uma cooperativa que tem dado certo e os produtores tem obtido bons resultados, pois ao vender os seus produtos, tem obtido melhores preços do que vender em outros locais como mercados e feiras.  O secretário também falou que o foco da cooperativa é vender o produto a outros centros como já vende hoje para Itaituba e Santarém. “A qualidade dos produtos e o preço é que nos faz vender cada vez mais. Para ser sócio da cooperativa o produtor tem que ser apresentado por outro cooperado, em reunião de assembleia geral. Tendo o nome aprovado, o mesmo paga uma cota a parte de 720 reais e daí já passa a ser um membro da cooperativa”, finalizou o secretário de Agricultura Marlon Freitas.
A Consultora Sabrine expõe as novas metodologias para as cooperativas

 Melhor Secretário

Por ocasião da 9ª Festa da Integração Nordestina, ocorrida no período de 6 a 8 passado, Marlon Freitas foi escolhido como um dos melhores secretários durante o evento, pela sua atuação, que mereceu elogios por grande parte das comunidades que se fizeram presentes ao evento, como também por parte de visitantes que viram no secretário uma pessoa dinâmica e atenciosa à todos os presentes que envolviam a feira.
Marlon Freitas, escolhido um dos Melhores Secretários da Festa Nordestina