sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Prefeitura de Santarém participa de ação ecológica em Alter do Chão

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), participou da 10ª edição da ação ambiental "Praias Limpas", evento organizado uma vez por ano pela organização "Amigos do Esporte de Alter do Chão" em parceria com a Escola da Floresta, Escola Borari, Conselho Comunitário de Alter do Chão, Associação do Turismo Fluvial de Alter do Chão (Atufa), Rádio Alternativa FM, Associação dos Catraieiros, Administração Distrital de Alter do Chão, Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) e comunitários da Vila Balneária. A ação aconteceu na manhã deste sábado (30).
O objetivo é promover a limpeza voluntária das praias e estimular a consciência ambiental dos moradores e visitantes para assim manter as belezas naturais de Alter do Chão.
Durante o início da programação foi feita a concentração dos voluntários na orla e disponibilizado um café da manhã natural gratuito, frutas e sanduíches foram servidos aos participantes para mantê-los bem alimentados, dado o trabalho extensivo que haveria. Logo após, foram cedidos materiais para auxiliar na coleta do lixo como luvas descartáveis e sacos plásticos grandes, também foram dadas algumas orientações sobre como lidar com materiais mais perigosos como cacos de vidro, tudo em prol da segurança dos voluntários. Em seguida, os participantes foram separados em equipes e distribuídos por áreas para ampliar a área de ação do evento.
Segundo Raimundo Emídio, mais conhecido como "Amarelinho" e coordenador do "Amigos do Esporte de Alter do Chão", o "Praias Limpas" é um evento sem fins lucrativos e está sempre aberto pra qualquer um que quiser participar. "Esse ano tivemos uma quantidade menor de dejetos de pequeno porte como garrafas plásticas em relação ao ano passado, o que é muito positivo, mostra que nossos esforços tem tido efeito na conscientização de quem vem desfrutar das nossas belezas naturais. No entanto, os dejetos de grande porte, apesar de estarem quase na mesma quantidade do ano passado, nos surpreenderam. Encontramos até mesmo uma geladeira vazia", explicou.
Ao final da ação, mais um lanche natural foi servido a todos os participantes e todo o material recolhido foi entregue à Coopresan que se encarregou de dar o destino final adequado aos materiais.

Ação ambiental troca mudas por um quilo de alimento não perecível

Natal também é tempo de colocar em prática a consciência ambiental. Por isso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), promoveu na noite deste sábado (30), no Paraíso Shopping Center, a troca de alimentos não perecíveis por uma muda de árvore.
Os exemplares trocados durante a mobilização foram todos frutíferos para que, dentre outros benefícios, possam gerar especialmente sombra e alimentação. As espécies ofertadas foram ateiras, cupuaçuzeiros, cajueiros e beribazeiros.
"Com as festas de final de ano, já vivendo esse clima de chegada do Natal, viemos reforçar as iniciativas sociais e ambientais. A pessoa doa um quilo de alimento não perecível que será destinado à instituição de caridade e recebe os inúmeros benefícios que uma árvore pode gerar", ressaltou o educador ambiental João Corrêa.
Todos os alimentos arrecadados durante a iniciativa serão destinados à Campanha Natal Sem Fome da Pastoral do Menor.

Raul Loureiro, um legado para a cultura santarena

Raul Loureiro e sua esposa Laura Loureiro
Morreu neste sábado (30) aos 85 anos Raul Loureiro, empresário que fundou o Cine Olympia e Cinerama em Santarém, no oeste do Pará. Raul estava internado em estado grave no Hospital da Unimed, após sofrer um AVC isquêmico.
Raul Loureiro nasceu em Fordlandia e se tornou empresário no ramo cinematográfico após avô e pai que fundaram os primeiros cinemas fixos da cidade falecerem. Tanto o Cine Olympia, quanto o Cinerama foram extintos e no prédio onde funcionava o Cinerama hoje abriga uma igreja evangélica.
Em uma entrevista à TV Tapajós há 5 anos, Raul disse que já sabia que o cinema iria acabar, por conta da "concorrência" como os filmes em VHS, DVD e, mais tarde, a popularização da internet. Mesmo assim, o empresário demonstrava felicidade por saber que pôde proporcionar muitas alegrias aos santarenos.
O empresário era casado com a senhora Laura Macedo com quem teve 6 filhos. O mais caçula, Emanuel Loureiro é o cineasta da família.
De acordo com familiares, o corpo de Raul Loureiro será velado na capela mortuária da Igreja do Santíssimo. O sepultamento será amanhã, 04, quarta-feira, no cemitério Nossa Senhora dos Mártires, localizado na área central da cidade.
Raul Loureiro em uma foto histórica com a família

Testemunhos

Veja o que falou o jornalista Milton Corrêa, do Jornal O Impacto, em seu artigo "A História do Cinema em Santarém tem nome: Raul Loureiro"
"Em uma tarde de sábado, 28 de abril de 2018, visitei meu ilustre amigo Raul Loureiro. Por ele e seus familiares fui muito bem recebido. Matamos a saudade. Lembramos dos bons tempos do cinema Olímpia e Cinerama. A história da cultura de Santarém, jamais poderá ser contada sem a identificação de quem por décadas, trouxe os melhores filmes para as telonas do Cine Olímpia e Cinerama. Portanto, a história do cinema em Santarém tem nome: Raul Loureiro.
Questiona-se: Por que até hoje a Câmara Municipal e instituições culturais de Santarém, não lembraram de quem ao longo de anos trouxe para a nossa gente, o entretenimento e diversão com a mostra dos melhores filmes à época exibidos no Brasil e que, Raul Loureiro, atento aos lançamentos, trouxe para Santarém? E foi assim, que ele com suas casas de cinema sempre lotadas (Cine Olímpia e Cinerama), proporcionou a milhares de pessoas desde crianças a idosos, a vibração, o sorriso e a alegria. Foram momentos felizes para muitos e que hoje sentem saudades.
Há quem lembre dos filmes do velho western (“cowboys” ou “filmes de faroeste”), com Giuliano Gema, Yul Brynner, Charlton Heston, Charles Bronson, Terence Hill, Burt Lancaster, Marlon Brando (A Face Oculta), os filmes com Brigite Bardott, Cláudia Cardinale, Úrsula Andress, Sean Connery e os primeiros 007, Jerry Lewis, O Gordo e o Magro, os Três Patetas, foram tantos filmes, que divertiram e fizeram muitos viajarem no tempo. Com certeza, há quem sinta saudade até do empurra, empurra, para entrar no cinema Olímpia, em dia de estreias, como “Os Trapalhões”, por exemplo e mais: Os Dez Mandamentos e O Vento Levou, O Padre que Queria Casar, Ben Hur, bem como Gringo Não Perdoa – Mata! E tantos outros.
Raul Loureiro e seus filhos, faziam a gestão das mais importantes casas de cinema que Santarém já teve. Ele sempre passivo, autêntico, humilde, mas com a altivez de um grande empresário no ramo do entretenimento da nossa Santarém, que agradece por ter proporcionado tantos momentos de alegria e descontração aos santarenos. Momentos esses que com certeza, fizeram e continuarão fazendo parte da vida de muita gente que lembra com saudade, os bons tempos dessa época, ainda contemporânea.
Hoje, sentindo o peso da idade, Raul Loureiro passa quase a totalidade de seu tempo em sua residência com seus familiares, que a ele dedicam toda atenção, respeito, carinho e amor. O que aliás, está faltando por parte de quem de direito deveria reconhecer e merecidamente homenageá-lo, por ter feito acontecer a história do cinema em Santarém.
Nós santarenos, temos muito o que agradecer ao empreendedorismo, garra, determinação, coragem, força de vontade e amor que Raul Loureiro demonstrou e continua demonstrando aos santarenos, quando viabilizou nas telonas do Cine Olímpia e Cinerama, os melhores filmes e que até hoje, fala deles com a mesma altivez e empolgação da época áurea cinematográfica, em que nós santarenos dificilmente vamos vê-la de novo.
Emanoel Loureiro, um dos filhos de Raul Loureiro herda do pai o gosto pelo cinema e de forma audaciosa e empreendedora, torna-se cineasta, com a produção de seu segundo filme em curta metragem denominado COVATO. Parabéns Emanuel pela feliz iniciativa de manter vivo o amor pelo cinema, herança de seu pai, que para nós santarenos será imortal."

Cine Olimpia, uma bela história em Santarém

Memórias

Acompanhe neste artigo de Lúcio Flávio Pinto (02/09/2018), com fotos de arquivo, do acerco de Apolônio Fonna,  um pouco da história de Santarém, quando também cita Raul Loureiro e a mágica da 7ª Arte, em "Memória de Santarém: o direito de ser criança em cidades pequenas". Acompanhe:
"A Rimini da década de 1930, que Fellini retratou em Amarcord, continha a minha Santarém de 20/30 anos depois, onde nasci, cidade que dividiu com Belém a minha formação. Em 1997, na última estadia na Itália, fui ver Rimini, na beira do mar Adriático. Ela continuava a mesma do filme, feito em 1973, que me encheu de alegria, melancolia, nostalgia, tristeza e gratidão, no primeiro contato e no último, na quarta ou quinta revisão. A minha Santarém não existe mais.
Digo isso sem um tom acusador nem com amargura, mas com um sentimento profundo de perda, mais em mim mesmo do que na cidade, desatenta à própria história, levada pelas idas e vindas dos migrantes, das “frentes econômicas”, do arrivismo, estropiada pelos “projetos de impacto” do regime militar e descarnada pelo impacto de agressões, como a do cultivo da soja. Uma cidade que perdeu a maior parte da sua identidade litorânea, praieira e mestiça, que se espalhou e se pulverizou. Sem ter um centro gravitacional para unir ou conectar as suas partes, ficou sem pulso.
Foi uma felicidade ter nascido na Santarém de 1949 e nela passar férias grandes ou pequenas a partir de 1955, em aproximações e distanciamentos, que mantiveram o carinho pela terra de origem sem prejuízo da percepção crítica das suas transformações.
O centro comercial de Santarém e suas carroças de boi
Todos deveriam ter direito a ser crianças em cidades pequenas. Parece ser um antídoto – ou ao menos um atenuante – à massificação das grandes aglomerações humanas, que se distanciam do humano na forma complexa de uma pessoa (no conceito do filósofo Paul-Louis Landsberg).
Pelas ruas circulavam poucos veículos automotores. Em compensação, havia os carros de boi, com seu condutor alerta (mas não tanto), chicote à mão. Nada melhor para provocar o instinto dos moleques. Um ou vários “morcegavam” na parte de trás do carro, o coração batendo apressado e os olhos fixos na nuca do carroceiro. O menor movimento brusco disparava o alerta. O carona intruso se largava da carroça e disparava em fuga. Mas logo estava a postos para nova incursão.
Medo semelhante se sentia do Caixa d’Água, cidadão alto, parecendo um índio, que circulava abúlico, sempre carente daquela água que passarinho não bebe para simular sua agressividade e servir aos apelos de quem (geralmente um adulto) precisava assustar a molecada. A aparência de Boris Karloff no papel de Frankenstein escondia um ser infantilizado por alguma doença mental – que os moleques nem pensavam em investigar. Era correr e só.
O velho trapiche em frente a cidade de Santarém
Havia muita ingenuidade e fantasia, elementos da nossa personalidade que se realimentavam na casa da imaginação, o Cinema Olímpia, do Raul Loureiro, matriz de muito das nossas vidas. As “melhores” famílias da cidade tinham sua conta corrente no livro de caixa do Raul, que ficava na bilheteria das sessões noturnas inesquecíveis. Autorizado não sei por quem, talvez por mim mesmo, entrava correndo no Olímpia pedindo para o Raul debitar na conta do tio Dácio Campos, casado com minha tia Aida, irmã da minha mãe, Iraci.
Não deixava de ser uma temeridade. Tio Dácio era econômico, para ser econômico na classificação. Contava os tostões, sem chegar a pesar os ovos que ia comprar, como dizia a lenda que fazia, no mercado, o irmão dele, Miguel (pura fofoca, é claro). Dácio era alto e tinha o maior tórax da cidade, preenchido por muito músculo.
Além disso, contava com uma voz de tenor. Físico e voz se tornavam em moral ambulante quando uma mãe qualquer, sem conseguir se fazer obedecida, recorria à tonitruante autoridade do “seu” Dácio. Um “mooooolequeee” dele era o bastante para inspirar terror e enquadrar o recalcitrante na lei e na ordem. E ele não se fazia de rogado. Era pedir e receber o retorno sonoro.
Garapeira ao centro, à esquerda o Cine Olimpia
e a direita o Centro Recreativo
O entusiasmo por um filme do Super-Homem quase leva a um grave acidente. Palmério, o mais antigo amigo que me resta (jornalista como eu, morando há muitos anos em São Paulo, depois de passar pelo Rio de Janeiro), foi me buscar em casa, na quadra seguinte da rua em que ele também morava. Íamos voar a partir da pista de decolagem na marquise do Olímpia. E lá fomos, devidamente apetrechados com um lençol amarrado ao pescoço, a nossa asa voadora. Palmério, mais ousado, foi o primeiro a tentar decolar – e a se esborrachar lá embaixo, num dos muitos acidentes da sua longa carreira de artista. Eu preferi descer de outra maneira.
O Olímpia ficava na praça da matriz, uma igreja colonial que os padres americanos, sucessores dos alemães, transformaram, com suas reformas, em qualquer coisa, como dizia o Caetano Veloso, descaracterizando-a e a deformando a pretexto de modernizá-la. Na praça havia a garapeira do Pequenino, oficialmente denominada Ypiranga. Ele produzia uma garapa maravilhosa, fresca e substancial.
Produzia, porém, e, sobretudo, fofocas. Assegurava a mesma língua viperina da cidade que o Pequenino anotava num caderno as datas dos casamentos das jovens damas santarenas, que faziam sua cerimônia nupcial ali em frente, na catedral de Nossa Senhora da Conceição. Se o primeiro parto acontecesse antes de nove meses, a desonra era certa, ao menos na língua de trapo do Pequenino.
O cais em rente à cidade, em Santarém
Uma cena do Olímpia que Fellini não perderia aconteceu numa sessão noturna. Quando as portas laterais da sala de exibição foram abertas para permitir a entrada de ar, casais que se haviam combinado abriram seus guarda-chuvas. Era o protesto coletivo pelas goteiras, que se multiplicavam no telhado. Loureiro veio da bilheteria para pedir que guardassem suas ferramentas. Mandaria consertar.
Muito Santarém, em Amarcord, realidade e ficção misturadas numa memória que se desdobra ao som da música sinuosa de Nino Rotta."

Um homem visionário

Raul Loureiro deixa um legado de generosidade, honradez, humildade. De caráter exemplar, íntegro e de uma cultura sem igual. Católico fervoroso e de muita fé. Apaixonado pela sétima arte, falava com entusiasmo de seus cinemas Olímpia e Cinerama, com muito orgulho e o que representavam para Santarém. Outra paixão, suas viagens internacionais. Conheceu quase o mundo todo e trazia sempre na bagagem as mais belas recordações, recheadas de cultura e conhecimentos e nos brindava a todos os amigos com conversas agradáveis, bate-papos memoráveis. 









Caminhada de Fé com Maria, 25 anos

Todas as expectativas já estão voltadas para a realização da 25ª Caminhada de Fé com Maria, que ocorre neste sábado, 30 de novembro, num percurso de 36 km de muita fé, devoção, louvor e sacrifício, na procissão da imagem de N. Sra. da Conceição, padroeira do povo católico de Santarém, no Oeste do Pará.
A caminhada parte da cidade de Mojuí dos Campos até Santarém e este ano está completando 25 anos de existência (seu Jubileu de Prata), quando reúne romeiros do Oeste do Pará, da capital e do mundo inteiro, que vem prestar sua homenagem à Virgem da Conceição. A devoção de N. Sra. da Conceição teve início em 1961, momento em que os padres Jesuítas criaram uma missão junto as Aldeias dos índios Tapajós. O fundador da cidade de Santarém, à época o pe. João Felipe Bettendorf construiu a igreja e dedicou à Santa, de quem era devoto.

Chegada da imagem

Ontem, quinta feira, 28 a imagem da Santa chegou em carreata à cidade de Mojuí dos Campos, 36 km de Santarém. Hoje a noite, também numa carreata, vai percorrer diversos bairros daquela cidade e depois será transladada à capela de N. Sra. de Fátima, ao lado do campo Nogueirão, onde ocorrerá shows de bandas católicas preparando os caminhantes que estarão chegando. Essa programação inicia às 15h. A Santa Missa começa às 19h30 e logo após será dado início a Caminhada, seguindo pela PA-431, BR-163, Av. Cuiabá, Av. Rui Barbosa, Trav. Benedito Magalhães, Av. Tapajós até a Praça da Matriz. Mesmo com a mudança permanecerá o percurso de 37 km.
Já em Santarém, na Catedral de N. Sra. da Conceição, haverá a 16ª Vigília, que iniciará às 22h deste sábado (01). Enquanto os peregrinos caminham, muitos fiéis passarão a madrugada em oração pedindo a Mãe de Jesus para que dê força e coragem aos caminhantes. Na Vigília vai ter reflexão da temática “Maria Nossa Mãe”, Terço dos Homens, Mães que Oram pelos seus filhos, Terço da Família, Terço da Juventude, Terço de Nossa Senhora da Conceição e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição deve chegar por volta das 7h de domingo (01), no elevado da Praça da Matriz. Na chegada os caminhantes vão receber a bênção do Santíssimo Sacramento.
(Por: Aritana Aguiar – Diocese de Santarém e Jurandir Anselmo – JOP).

Escola de Santarém recebe Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019

A Escola Municipal Dra. Maria Amália Queiroz de Souza foi premiada na noite de quinta-feira (28), na 8ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A unidade escolar era a única representando a região Norte e ficou com o terceiro lugar. A solenidade aconteceu na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp). A escola recebeu R$ 3 mil reais, mais troféu e certificado de reconhecimento.
O educandário venceu na Categoria Escolas com o projeto intitulado ‘Educação fiscal e o desenvolvimento de competências empreendedoras: um diálogo entre a escola e as empresas do bairro Mapiri’. O trabalho apresenta alternativas para o desenvolvimento de competências empreendedoras que discutam atitudes inovadoras e impulsionem caminhos no contexto da educação fiscal.
Esta é a primeira vez que a professora Márcia Ximenes, autora do projeto, participa e conquista o prêmio. “Essa premiação veio corroborar um importante trabalho em prol da educação em nosso município. Entendo que devemos fazer mais, esse momento é só o começo, e que existem outras iniciativas já promovidas em nossas escolas que necessitam de apoio, incentivo e sobretudo uma melhor formação para nossos professores. Estamos felizes, muito orgulhosos com esse resultado. A educação fiscal vem discutir elementos que vão além do conhecimento sobre tributos. É mudança de atitude diante da vida, é ser um novo cidadão diante de uma nova sociedade”, comemorou.
A coordenadora do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef) e secretária de Finanças, Josilene Pinto, recebeu o resultado da premiação com muita alegria. “É o reconhecimento do trabalho do nosso Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef). Fazemos educação fiscal com amor e responsabilidade. Nossos parabéns à escola Maria Amália, em especial à professora Márcia Ximenes pela condução de um projeto que hoje se consagra campeão nacional. Santarém está em festa porque aqui tem educação fiscal”, destacou.
Participaram da cerimônia de premiação o Grupo Municipal de Educação Fiscal de Santarém, representado pela sua coordenadora e secretária de Finanças, Josilene Pinto; a secretária de Educação, Mara Belo; a Administradora da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefa) - Unidade Santarém, Tânia Bernardes; a Técnica em Gestão de Desenvolvimento Urbano da Sefa-PA, Marinea Carvalho; o Técnico da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) Alcindo Pinho; a diretora da Escola Maria Amália, Nazaré Repolho; a coordenadora do projeto, Márcia Cristina Ximenes; a professora, Solielci Abreu e a coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Estado do Pará (Gefi), Zilda Benjamim.

Sobre o prêmio

O concurso tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas bem sucedidas voltadas para a temática da educação fiscal, com participação de entes federativos; órgãos públicos; escolas; universidades e pessoas jurídicas, além de jornalistas ou pessoas físicas que desenvolvam projetos voltados à educação fiscal.
O evento é realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafit), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), Secretaria de Tesouro Nacional (STN), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), com a organização da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e o apoio de entidades, empresas e órgãos governamentais. Com informações e foto da Agência Santarém.
(Fonte: Portal Santarém)

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Professor Levy fala da elegância do comportamento em palestra

Alunos da escola municipal no Cipoal
Esse foi o tema da palestra proferida pelo Educador de Trânsito, Clauriberto Levy, na manhã de hoje, quinta-feira, a alunos e funcionários, da comunidade de Cipoal, no Planalto Santareno. Clauriberto Levy vem realizando diversas palestras em escolas, faculdade, órgãos públicos, falando sobre diversos assuntos, como: a elegância no comportamento, o trânsito, o comportamento cristão e o trânsito, dentre outros temas.
Professor Levy, como é conhecido, é um pioneiro Educador de Trânsito e na mídia e de diversas formas, sempre abordou o tema em suas palestras e discussões, crendo sempre que o trânsito pode ser mais humanizado, dando sempre ênfase à boa conduta do usuário ou do pedestre, no trânsito.

Livros

Com cinco livros já editados, o belenense de nascimento e santareno de coração, Clauriberto Levy, além de ser Educador de Trânsito, é também presidente da Academia Belterrense de Letras e Artes (ABELA). Seus livros foram: “Transitofalante”, “Educatransito”, “Mensagens edificantes para pais e filhos”, “Processo de Discipulado e Educação Cristã” e sua quinta obra literária está em fase de acabamento e será lançada no mês de dezembro, intitulado Estação do Poeta, volume I.

O autor

Clauriberto Levy é Professor, Comunicador e Jornalista, Educador de Trânsito, Geógrafo, Radialista, Conferencista Cristão, Membro da Associação dos Diplomatas da Escola Superior de Guerra – ADESG, Poeta e Escritor de Obras Literárias, Cantor Evangélico, Ministro Evangélico, Membro da ALIEB (Aliança das Igrejas Evangélicas do Brasil), Membro do Corpo Ministerial da Rochedo Comunidade Evangélica – R.C.E, Primeiro Secretário do Conselho de Pastores e Líderes de Belterra – CONPLEB – Pará – Brasil, Acadêmico da Academia Belterrense de Letras e Artes – ABELA, Colaborador Emérito do Exército, Cidadão Santareno, Cidadão Montealegrense, Amigo da Polícia Militar do Estado do Pará, Amigo do Corpo Militar de Bombeiros do Estado do Pará, Parceiro Social Responsável da Polícia Militar do Estado do Pará. 
Veja uma das poesias que serão publicadas no livro “Estação do Poeta” (Volume).



Inédito – Músicos da Filarmônica de Santarém se apresentam em Manaus

Ultrapassar a fronteira interestadual com o propósito de unir e fortalecer a cultura musical nortista é o maior motivo da aceitação de músicos santarenos para se apresentarem em Manaus (AM). A peculiaridade de músicos da Pérola do Tapajós encanta e emociona diferentes públicos. O convite foi para os músicos da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho como uma das apresentações artísticas da Pré-Bienal Norte-Funarte de Bandas de Música no palco do Palacete Provincial, nesta sexta-feira (29), às 19h30, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, bairro Centro.
No repertório, músicas do Concerto Bumbando com a Filarmônica. "É a primeira vez que a Filarmônica rompe a fronteira do estado do Pará. E essa apresentação é de grande importância porque é o retorno da responsabilidade, disciplina, amadurecimento e o reconhecimento pela história da família Filarmônica. E a apresentação em Manaus é estar em Casa, porque é uma das cidades com maior concentração de santarenos, e o show vai encantar e suavizar a saudade de Santarém”, explica o diretor da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, Adson Wender.
O show Bumbando com a Filarmônica é uma dessas semelhanças artísticas culturais nortistas, em especial Santarém (PA) e Manaus (AM). Nas últimas apresentações o público santareno vibrou e dançou com o misto de Parintins (AM) e Santarém (PA). Nas toadas dos bumbas Caprichoso e Garantido.

Histórico

A Filarmônica foi fundada em 1963. E de forma ininterrupta completa em 2019, 55 anos, com a sua banda sinfônica com 40 componentes. Hoje tem uma Orquestra com 40 componentes é uma escola que atende mais de 250 alunos.
A Filarmônica é a grande guardiã da música instrumental em Santarém e no oeste do Pará. Mantém tradição, inovando a cada momento e sempre com coragem a novos desafios. E faz parte dos equipamentos culturais da Prefeitura de Santarém, na égide da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Destaca-se que a Filarmônica, em 2018, fez parte da apresentação no mês de junho do Festival Internacional de Música na capital paraense. Com informações e foto da Agência Santarém.
(Fonte: Portal Santarém)

Banpará garante atendimento nas agências durante a campanha de redução de taxas

A diretoria do Banco do Estado do Pará (Banpará) se reuniu com representantes do Sindicato dos Bancários e da Associação dos Funcionários do Banpará (AFBEPA) para tratar sobre o funcionamento das agências no período de campanha da redução de taxas e alongamento de prazos, iniciado no último dia 19. Para garantir o atendimento, haverá pagamento de horas-extras aos funcionários do banco, remanejamento de pessoal da matriz para as agências e serviço em órgãos de grande demanda.
Desde o lançamento das vantagens em operações de crédito, o volume de clientes nas agências aumentou, impactando na jornada dos servidores do banco. “A procura foi extraordinária, pois a oferta beneficia muito. Já repactuamos 70% dos contratos previstos, e essa a agilidade ocorreu porque as propostas são bem atrativas aos funcionários públicos”, afirmou o presidente do Banpará, Braselino Assunção.
Ele explicou que o planejamento da oferta já previa o aumento da procura, por isso foram adotadas medidas contingenciais, como o remanejamento de equipes da matriz para as agências de maior movimento e o pagamento de horas-extras.
Para não afetar o funcionamento de órgãos com elevado número de servidores, o banco montou atendimentos especiais nas próprias repartições. É o caso da Polícia Militar, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “Especialmente nesta semana, o volume aumentou mais ainda por coincidir com o pagamento da folha do Estado. Mas acreditamos que a demanda deve diminuir nos próximos dias. Os servidores não precisam se preocupar com a validade da oferta. Pelo menos até o fim de dezembro não há previsão de nova alteração das taxas e prazos”, garantiu o presidente do Banpará.

Crédito

Desde o dia 19 de novembro, servidores públicos do Pará contam com mais vantagens em operações de crédito. As taxas de juros foram reduzidas e o prazo para pagamento foi ampliado. Cheque especial, empréstimo consignado; Banparacard (BCard) e outras opções financeiras foram contempladas.
Com a proposta, o banco cumpre o compromisso acordado com os sindicatos dos servidores públicos no Pará de contribuir para a diminuição do endividamento da categoria.

BELTERRA RECEBE EMPENHO DE R$ 228 MIL PARA ÔNIBUS ESCOLAR

O Prefeito de Belterra Dr Macedo recebeu nesta semana a confirmação de empenho de uma emenda parlamentar da deputada Júlia Marinho PSC/PA). Se trata de recursos via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do programa Caminhos da Escola no valor de R$ 228.912,00.
O prefeito Jociclelio Macedo comemorou o anúncio. O recurso é destinado para aquisição de ônibus escolar. “Vamos ampliar a frota escolar oferecendo segurança e comodidade para os alunos. A Educação está entre as prioridades do governo e todos os esforços são direcionados para que os alunos tenham além do transporte, o ensino altamente qualificado.

Câmara Municipal de Mojuí entrega comendas a personalidades

Everaldo Camilo, solicita 
inclusão dos  nomes
dos ex-vereadores para 

receberem homenagem
Em sessão ordinária da última quarta-feira, 27, da Câmara Municipal de Vereadores de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, foram apresentados e aprovados os últimos projetos de decretos legislativo, que concedem título de Cidadão Honorário e Cidadão Emérito de Mojuí dos Campos. Esse ano serão homenageados cerca de 21 personalidades com as referidas comendas e cada vereador apresentou 2 nomes. Durante a sessão da última quarta feira, o vereador Everaldo Camilo (MDB) apresentou e foi aprovado por unanimidade projeto de emenda modificativa ao regimento interno daquele poder legislativo, nos artigos 109 e 165, que rezam a entrega dos títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Emérito de Mojuí dos Campos, a pessoas que prestam relevantes serviços ao município. Pelo projeto de emenda modificativa, o parlamentar pmdebista, solicitou a inclusão dos nomes dos ex-vereadores Vanderley Baú, Bazinho e Manuel Saturno, para que sejam homenageado com o título de Cidadão Emérito pelos relevantes serviços prestados ao município, quando foram vereadores na primeira legislatura. No mesmo projeto, Everaldo Camilo pediu que esse título seja concedido a todos os vereadores, a partir deste ano de 2019.
             Ex-vereadores Pedrão, Bazinho, Vanderlei Baú e Manoel Saturno, serão 
     homenageados com o título Cidadão Emérito, pela Câmara de Mojui dos Campos
A sessão solene de entrega das comendas, ocorre no próximo dia 11 de dezembro no plenário da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos, a partir das 10 hora da manhã e as 21 personalidades homenageadas são as seguintes: Anaelson Gomes Carrolino; Edilson José da Cosa Melo; Lindalva Gomes Álvares; Antônia Niocelvane de Lima Silva; Valdecyr Fernando Sdrwegert; Valdemir da Silva Cruz; Carmen Júlia da Silva; Reginaldo Portela Aragão; Francisco Ivan de Lima; Maria Nilce de Araújo Lima; Irene Domingas Silva; Ronan Manuel Liberal Lira; Francisco Pereira Pantoja; Carlos Ediney Maia Costa; Carlos Alberto Veronence; Hilton Alves de Aguiar; Pero Soares Silva; Francisco Paulo Lobato Mourão; Vanderlei Baú; Bazinho; Manuel Saturno.
Após essa sessão o parlamento Mirim entra em recesso, voltando somente aos trabalhos em fevereiro de 2020.

NOVEMBRO AZUL

O mês de novembro é o mês dedicado aos homens. Em todo país ocorre o Novembro Azul, na preocupação de que todos os homens façam o exame da próstata, como prevenção do câncer. Assim como o mês passado, Outubro Rosa, foi dedicado às mulheres, com a preocupação ao câncer de mama, a campanha contra o câncer de próstata é tão importante quanto. O índice de portadores do câncer de próstata aumentou consideravelmen-te e é uma grande preocupação da saúde pública, até porque é algo que pode ser prevenido e tratado com bastante sucesso, no seu início. Em todo o país, a campanha é fortemente divulgada na imprensa, tentando conscientizar os homens, que ainda tem um certo preconceito de fazer o exame. A campanha vai até o domingo, 30, em todo o país, mas a luta contra o câncer de próstata é constante, assim como também o câncer de mama. As campanhas servem de alerta e para chamar mais a atenção, de acordo com os meses, numa forma de convocar homens e mulheres para se prevenir de vários tipos de câncer.
Essa semana, na comunidade Baixa da Onça e Umbizal, que fazem parte do município de Mojuí dos Campos, alunos das escolas municipais realizaram uma campanha pelas ruas da comunidade, chamando a atenção à importância do exame preventivos do câncer de próstata, com cartazes, faixas e palavras de ordem. O posto de Saúde da Baixa da Onça, contou com um grande número de homens de diversas comunidades, que foram realizar seus exames naquela comunidade.

Divulgada camisa para edição 2019 da Caminhada de Fé com Maria; vendas iniciam em Santarém e Mojuí


Caminhada será dia 30 de novembro. Caminhantes podem adquirir camisetas disponíveis em 5 pontos de vendas.

Um dos momentos mais aguardados da programação oficial das festividades de Nossa Senhora da Conceição é a Caminhada de Fé com Maria, que este ano será realizada dia 30 de novembro no percurso entre Mojuí dos Campos e Santarém, no oeste do Pará. A camiseta oficial da 25ª edição foi divulgada nesta sexta-feira (25).
Os caminhantes, inclusive, já podem adquirir as camisetas oficiais para a caminhada pelo valor de R$ 25. Cinco pontos, sendo um em Mojuí dos Campos, foram disponibilizados para as vendas. (Confira a relação abaixo).
A 25ª Caminhada de Fé de Maria sai de Mojuí dos Campos e 37 quilômetros são percorridos pelos romeiros até a chegada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém. Nesta edição o trajeto terá que sofrer alterações, já que a avenida Tapajós não poderá ser liberada para os caminhantes no trecho que passa por obras.

Confira os pontos de vendas das camisetas oficiais:
Loja Bazar Colegial
Livraria dos Anjos
Paróquia de São Francisco
Paróquia de Aparecida
Paróquia de Santo Antônio – Mojuí dos Campos.


Nota oficial do Ministério Público do Estado do Pará

O MPPA vem a público se manifestar sobre o áudio que circula nas redes sociais onde constam manifestações do Procurador de Justiça Ricardo Albuquerque
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) repudia o teor do áudio que circula nas redes sociais onde constam manifestações do Procurador de Justiça Ricardo Albuquerque da Silva referentes à questão racial de negros e índios, cujo teor reflete tão somente a opinião pessoal do referido membro da instituição.
Em relação a questão racial, o MPPA tem trabalhado para assegurar a implementação de políticas públicas para garantir às populações negras e indígenas a efetivação da igualdade de oportunidades.
No último dia 20 a instituição promoveu evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, que reuniu ONGs e a sociedade civil num debate sobre discriminação racial e religiosa no Brasil. O órgão também vem implementado políticas afirmativas no âmbito da própria instituição como, por exemplo, a decisão do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), em abril deste ano, de incluir cotas para estudantes quilombolas e indígenas nas seleções de estagiários de nível superior realizadas pela instituição. 
Nesse sentido a instituição também tem fiscalizado e cobrado ações afirmativas, fiscalizando os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
Finalmente, este órgão reafirma não compactuar com qualquer ato de preconceito ou discriminação a grupos vulneráveis da sociedade.

Comitiva do Pará vai apresentar Santarém a jornalistas de turismo em congresso na Serra Catarinense

Conhecido como um dos mais belos destinos e muito procurado por viajantes do mundo inteiro, Santarém e a bela Vila de Alter do Chão, no oeste do Pará, poderá receber um congresso voltado para jornalistas especializados em turismo a ser realizado em junho de 2020. A defesa será feita em Santa Catarina por uma comitiva do Pará representada por jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Imprensa Oficial do Estado e Secretaria de Turismo de Santarém.
O anúncio da defesa do Pará em Santa Catarina foi feito durante visita de parte da comitiva formada por membros da diretoria da Abrajet-Pará à Imprensa Oficial do Estado, no início da tarde de sexta-feira (22), para agradecer pessoalmente ao titular da autarquia, Jorge Panzera, pelo apoio que tem dado na divulgação do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador João Marques dos Reis”, que está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês. A Ioepa é parceira na divulgação e impressão de flyers do prêmio.
A presidente da Abrajet-Pará, Christina Hayne, ressaltou a importância da união de diversas secretarias do Governo do Pará para apoiar e fortalecer a divulgação do turismo paraense. Ela informou ainda que a entidade seguirá nesta semana para Santa Catarina com uma grande comitiva, a maior da história de 13 anos de fundação da Abrajet-Pará, para fazer a defesa do destino Santarém e Alter do Chão como sede do próximo Congresso Nacional da Abrajet, que deverá ocorrer em 2020.
A defesa do Pará será na reunião do 36º Congresso Nacional da entidade, que ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na cidade de Urubici, Serra Catarinense. O congresso é anual e envolve a participação de jornalistas associados de todas as seccionais da entidade nos estados brasileiros, que além de defender assuntos de interesses da entidade, vão conhecer os destinos e equipamentos turísticos e gerar conteúdos divulgando em seus sites, blogs, programas de TV e jornais impressos espalhados pelo Brasil.
“A nossa proposição em trazer o congresso para o estado do Pará tem como objetivo maior promover um grande encontro em junho de 2020 entre esses jornalistas para conhecer mais um grande destino do Pará, como é Santarém e Alter do Chão. E vamos aproveitar para fazer uma rota integrada entre Pará e Amazonas, finalizando o encontro no Festival de Parintins”, informou a presidente da Abrajet-Pará.
Em setembro de 2011, a capital paraense foi sede congresso nacional da entidade, com a participação de 200 jornalistas especializados em turismo nacionais e internacionais, que contou com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, com patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará). Os press trips (viagens de jornalistas conhecerem um destino) foram realizados na Ilha do Marajó, Barcarena, Bragança e Augusto Corrêa, Paragominas, Salinópolis e São Caetano de Odivelas.
A proposta do destino Santarém e Alter do Chão como sede do próximo congresso nacional de jornalistas tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, André Dias e do secretário de Turismo de Santarém, Diego Pinho, que irão fazer a defesa in loco aos jornalistas presentes no encontro em Urubici, levando materiais de divulgação do turismo no Estado do Pará, além de lembranças do destino.
A defesa será reforçada com a participação da diretoria da Abrajet-Pará, da presidente Christina Hayne, do vice-presidente da Abrajet Nacional, Nilton Guedes e das jornalistas Julie Rocha (diretora de Comunicação), Isa Arnour, Lourdinha Bezerra (diretora da Eventos) e dos fotojornalistas Fernando Nobre (diretor administrativo e financeiro) e João Ramid (diretor de projetos).
O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, reforçou o apoio da Imprensa Oficial do Estado, como uma autarquia do Governo do Estado, que frente aos desafios das Imprensas Oficiais em todo o Brasil, tenta buscar alternativas de modernização e de outros serviços, fomentando também parcerias institucionais em prol de agendas positivas ao estado do Pará.
Ele destacou ainda a importância da valorização do turismo paraense e se colocou à disposição para apoiar as ações da entidade em prol da divulgação do segmento no estado.
(Texto: Julie Rocha / Fotos: Eduardo Rosas / Ascom/Ioepa)

Dia D de Combate ao Sarampo acontece nesta sexta

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa) realiza o dia D de Vacinação de Prevenção e Combate ao Sarampo. No horário de 08h às 17h, as Unidades de Saúde da área urbana e as do planalto estarão abertas para atender o público-alvo da segunda etapa da Campanha que são jovens na faixa-etária de 20 a 29 anos.
Santarém se antecipou e os trabalhos estão bem adiantados, como informou a secretária de Saúde, Dayane Lima, "A segunda etapa da Campanha iniciou no dia 18 de novembro, mas estamos empenhados em imunizar o maior número possível do público-alvo. Estamos adiantados em relações a outros municípios. Trabalhos em busca ativa em supermercados, feiras, instituições de ensino e neste dia 29 vamos estar com nossas Unidades de Saúde abertas, para que esse público da faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde, vá até a esses postos e se imunize", destacou.
A auxiliar do monitoramento dos Indicadores de saúde da Semsa, Paula Melo, ressalta sobre as metas a serem alcançadas nesta segunda etapa. "Temos uma meta de um total de 31.822 entre jovens e adultos a serem imunizados, destes 16.229 são jovens na faixa etária de 20 a 24 anos, e 15.593 adultos de 25 a 29 anos", afirmou.
A Campanha de imunização de Prevenção e Combate ao Sarampo encerra no dia 30 de novembro e é direcionada para os jovens que ainda não tomaram a vacina e para os que tomaram a primeira dose a mais de 30 dias.



Consultório na Rua' promove ações itinerantes de saúde a entidades de proteção social

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu na segunda (25) e terça-feira (26), as ações do Programa "Consultório na Rua", serviço itinerante que tem a missão de atender pessoas em vulnerabilidade social e facilitar o acesso a saúde e assistência social. Com uma equipe de 7 multiprofissionais o programa atendeu pessoas assistidas pelo Centro POP Dom Lino Vombommel e internos do semiaberto da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).
A coordenadora do programa, Maria Eunice Pereira Costa, informou sobre os assistidos pelo programa. "Estivemos na Fasep na segunda-feira com os domiciliados em regime semiaberto por solicitação do órgão e a Semsa prontamente atendeu, pois eles têm saída todos os finais de semana para socialização e precisam de orientações quanto aos cuidados de saúde. Nosso trabalho é esse, fazer uma busca ativa e saber das necessidades relacionadas à saúde de quem atendemos, por isso, na terça-feira atendemos os assistidos pelo Centro POP", informou.
"Atendimentos de enfermagem com a equipe da modalidade 2, com o enfermeiro, psicóloga, assistente social, técnico de saúde bucal e agente social, todos desempenhando sua função para garantir o direito a saúde e assistência social e estão nesse trabalho todos os dias, garantido a universalidade que é um dos princípios do SUS, que garante o atendimento para todo cidadão sem qualquer tipo de discriminação", ressaltou a secretária, Dayane Lima, ao falar sobre a equipe multiprofissional que atua no programa.
Glaucia Fiori, coordenadora do Centro POP, falou sobre a parceria da Semsa com a instituição. "Temos uma parceria muito importante com os profissionais do 'Consultório na Rua' da Secretaria de Saúde e essas ações somam mais ainda para os serviços que são ofertados a nossa população, também atendem a população de rua, que eles tenham acesso a questão de vacinação com o controle e atualização das carteiras, testes de glicemia, pressão arterial, encaminhamentos a consultas médicas e essa parceria reafirma nosso compromisso de trabalhar a saúde dos nossos usuários.
O Consultório na Rua é um programa do Ministério da Saúde criado a partir das Políticas Nacionais de Saúde, que está ligado diretamente a Atenção Básica, com a finalidade de prestar assistência as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. As principais entidades atendidas pelo Consultório na Rua são: o Caps AD, Caps Social, Centro POP, Hospital Municipal, Unidades Básicas e Ministério Público, com atendimentos em logradouros públicos como o Mercadão 2.000, Praça Tiradentes e Orla Fluvial.

Antaq vistoria porto do DER

O porto do DER, localizado no bairro Prainha passou por uma inspeção nesta quarta-feira (27). Os técnicos da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) vistoriaram toda a estrutura portuária utilizada para operação das embarcações.
Acompanhados pelo secretário de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, a assessora jurídica da SMT, Paula Piazza, o representante do núcleo de Licitação Roberto Lavor e servidores da secretaria que trabalham no porto, os representantes da Antaq fiscalizaram toda a parte estrutural do prédio que acomoda os passageiros, pier de operação, área de embarque e desembarque de passageiros, entre outros itens. 
A vistoria serve para que a Antaq possa atualizar as licenças de operação do porto junto a Prefeitura de Santarém. "A finalidade da vistoria é verificar a possibilidade do registro junto a Antaq do porto do DER para que nós possamos regularizar o serviço de atracação e desatracação das embarcações municipais, intermunicipais e interestaduais aqui na cidade. O porto cumpre com diversos itens da resolução normativa número 13, então isso já é importante para o município, pois as melhorias a serem feitas são menores, mais todo o processo vai ser analisado pela área competente da Antaq em Brasilia e eles que vão dar o parecer final a cerca da adequação ao não e o que deve ser feito em adicional pela prefeitura", explicou técnico em regulação da Antaq Allef Rodrigues. 
Para o secretário de Mobilidade e Trânsito Paulo Jesus, vistorias como está da agência reguladora são importantes para que o município possa sempre está de acordo com o que rege a regulamentação. "Essa é uma visita de rotina da Antaq para fazer as atualizações das licenças do porto, passar algumas orientações de funcionamento, gerenciamento nas atividades que funcionam no porto, para manter todas as operações, tanto de embarque de cargas como de passageiros, obedecendo os padrões da navegação sobre a recomendação. O técnicos reguladores da agência estão nos passando algumas informações do que ainda precisa ser organizado. Essa é uma obrigação de praxe que precisa ser realizada", ressaltou.
A administração do porto é realizada pela Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que por meio da equipe da Divisão de Operação Portuária diariamente realiza o ordenamento e controle da movimentação do porto e na administração de toda área portuária.
Atualmente 48 embarcações e 16 ferry boats operam sob regime de rotatividade sendo a permanência no porto para as embarcações em operação.

sábado, 23 de novembro de 2019

Sead finaliza entrega de quase 3ton de alimentos oriundas de doação de servidores

O Grupo Espírita Jardim das Oliveiras e o Grupo Paravidda foram as últimas das sete instituições de caridade envolvidas na distribuição. 
A Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional do Servidor da Secretaria de Estado de Administração (Sead) finalizou nesta quarta, 27, a entrega de quase três toneladas de alimentos doadas pelos participantes VIII Corrida e Caminhada do Servidor Público Estadual e para o I Passeio Ciclístico do Servidor Público Estadual, realizadas no mês passado. Para se inscrever nos eventos, cada um dos 1.250 aletas doou três quilos de alimentos, totalizando mais de 2,7 ton. 
A titular da pasta, Hana Gassan, considerou a programação, que tem como objetivo estimular práticas saudáveis nos servidores, um sucesso, e adianta que a intenção, no próximo ano, é ampliar o número de participantes - e assim, também o de doações e pessoas beneficiadas. 
"A gente fica muito feliz por ter feito essa corrida do servidor, como uma maneira de promover integração, um incentivo à saúde, e finalizar com essa entrega aos que necessitam. É uma forma de o funcionalismo participar da vida e da melhora da população como um todo", declarou. 

Inspiração

Luiza Tuma, que está à frente da Diretoria, explica a ideia de associar a pequena maratona ao ato solidário. "É muito importante ter esse contato, olhar por esses responsáveis, conhecer a história e a realidade de cada uma desses espaços, do esforço coletivo que exige mantê-los. Acaba sendo gratificante para quem está lá, é um contato que revigora e inspira", justificou. 

Necessidade

Para Luís Claudio Rangel, coordenador administrativo do Jardim, esse tipo de ação coletiva tem enorme importância. "Sozinho posso fazer alguma coisa, mas em grupo posso fazer em profundidade, oferecer continuidade, apoio real, abrir caminhos na selva da vida. O Jardim faz isso. Propõe agir na direção de um futuro real, sustentando e apoiando quem não tem onde segurar para sustentar sua própria existência", reconheceu. 
O Jardim das Oliveiras é uma associação privada assistencial e religiosa, que oferece assistência social básica, proteção à família e a convivência familiar e comunitária da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, visando à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos sociais e pessoais. 
Já o Paravidda tem 26 anos de serviço voluntário para pessoas que vivem com o HIV e Aids no Pará. Além da creche, a instituição atende 1.500 associados, possui um albergue com 16 leitos e distribui cestas básicas mensais para cerca de 500 pessoas. 

Sete instituições

As entregas anteriores ocorreram no dia 20, à Creche - Casa Lar Cordeirinhos de Deus, o Núcleo Social 20 de Fevereiro e o Abrigo João de Deus. No dia 14 do mesmo mês, receberam parte dos donativos a Associação Santa Rita de Cássia e a Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo. 

Jucepa participa do 1º Congresso Nacional de Juntas Comerciais

Evento terá início nesta quarta (27) e vai debater, entre outros assuntos, o ambiente de negócios no Brasil 
A Junta Comercial do Estado do Pará estará presente no 1º Congresso Nacional de Juntas Comerciais (Conaj), realizado pela Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), que terá início nesta quarta-feira (27), em São Paulo. Com o tema "As Juntas Comerciais e a Redesim melhorando o ambiente de negócios no Brasil", o evento reunirá representantes de Juntas Comerciais do país, além de seus procuradores, secretários-gerais e analistas de Tecnologia da Informação (TI). 
O presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Walter Ihoshi, fala sobre importância do congresso para as melhorias no registro empresarial. "Apesar de ser a primeira edição, o Conaj nasce grande, pois buscará em seus debates soluções que visem a modernização e melhorias do registro empresarial do Brasil, com o propósito de fortalecer a nossa economia', afirma o presidente da Juceps. 
A abertura oficial contará com a presença do secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel; do diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei) do Ministério da Economia, André Santa Cruz; e a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen. 
Durante os quatros dias de congresso, os participantes debaterão sobre os avanços da Redesim, bem como sua desburocratização e simplificação no que se diz respeito ao processo de registro e legalização de empresas, além do aprimoramento das resoluções do Comitê para Gestão da Redesim, proposições para alterações na Lei 11.598, de 2017 (Redesim) e as metodologias de segurança da informação. A promoção de posturas estratégicas dos órgãos de registro para o incentivo ao empreendedorismo e fomento da economia também serão abordadas. 
Presidente da Jucepa, Cilene SabinoA presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Cilene Sabino, que também preside a Fenaju, ressalta que o propósito do evento é buscar melhorias para o ambiente de negócios. "Durante esses dias, queremos identificar e corrigir erros, simplificar processos e procedimentos, desburocratizar para desenvolver, crescer, gerar emprego e renda, e melhorar a posição do Brasil no ranking do Doing Business [ranking do Banco Mundial]", afirma Cilene Sabino. O encerramento será no sábado (30), com a conclusão da carta de São Paulo, redigita pelos congressistas. O vice-presidente da Jucepa, Luiz Sérgio Borges, e os procuradores da autarquia, Breno Lobato Cardoso e Fabrício Vasconcelos de Oliveira, estarão presentes no evento.

Santarém concorre ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019

Nesta quarta-feira (27), parte dos integrantes do Grupo Municipal de Educação Fiscal (Gmef) e três educadoras da Escola Municipal Dra. Maria Amália Queiroz de Souza embarcaram para São Paulo, onde participarão da solenidade de premiação nacional da 8ª edição do Prêmio de Educação Fiscal. O grupo recebeu o apoio dos alunos do 6º ano, que compareceram ao Aeroporto Internacional de Santarém Maestro Wilson Fonseca com faixas e banners. Além de músicas de incentivo e grito de guerra. A turma fez uma festa no hall de entrada do prédio.
Santarém está no topo da Educação Fiscal, representando não somente o Pará, mas a região Norte, ficando entres as seis melhores do Brasil. O município é finalista na categoria escola, com o projeto 'Educação fiscal e o desenvolvimento de competências empreendedoras: um diálogo entre a escola e as empresas do bairro Mapiri'. O projeto foi desenvolvido pela professora Márcia Cristina Ximenes. Para ela, a expectativa é das melhores possíveis para essa grande final.
"A expectativa de participação como finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal veio consolidar um ano de muito trabalho e, sobretudo, muito reconhecimento. Sinto-me realizada pelo trabalho prestado como professora da educação básica. Nossas crianças merecem uma educação que discuta temas atuais, relevantes e urgentes, e vi que a educação fiscal e o empreendedorismo podem fazer esse diferencial. A aprendizagem que a educação fiscal nos proporcionou é única. Estar perto de pessoas que nos incentivam a buscar novos conhecimentos faz toda a diferença. E isso é mostrado em cada momento vivido em sala de aula com nossos alunos", argumentou.
A coordenadora do Gmef e secretária de Finanças Josilene Pinto destacou a satisfação por concorrer na etapa nacional. "O município de Santarém sente-se muito honrado e feliz em poder participar da grande final do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. A Escola Maria Amália é a única da região Norte, concorrendo a premiação. Foram mais de trezentos projetos inscritos no país, e ter sido selecionado para a fase final já foi uma grande conquista e uma vitória. Isso é o reflexo do trabalho do Gmef que tem se intensificado nos últimos anos, por meio dos seus membros que trabalham com toda dedicação e empenho com o objetivo de alcançar a finalidade do grupo que é a disseminação da educação fiscal", pontuou.
O grupo embarcou com a Coordenadora do Gmef e Secretária de Finanças, Josilene Pinto; a secretária de Educação, Mara Belo; a diretora da Escola Municipal Dra. Maria Amália Queiroz de Souza, Nazaré Repolho; a coordenadora do Projeto, Márcia Cristina Ximenes; professora Solielci Abreu e os membros do Gmef: Alcindo Pinho e Tânia Bernardes.

Sobre o prêmio

O concurso tem o objetivo de reconhecer e incentivar iniciativas bem sucedidas voltadas para a temática da educação fiscal, com participação de entes federativos; órgãos públicos; escolas; universidades e pessoas jurídicas, além de jornalistas ou pessoas físicas que desenvolvam projetos voltados à educação fiscal.
O evento é realizado pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafit), em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRB), Secretaria de Tesouro Nacional (STN), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), com a organização da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp) e o apoio de entidades, empresas e órgãos governamentais.
A premiação oficial dos vencedores ocorrerá na noite desta quinta-feira (28), às 19h, na sede da Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Afresp). As melhores práticas de educação fiscal receberão certificado de reconhecimento. Ao todo, serão concedidos mais de R$ 50 mil em prêmios.

Empate Técnico na nova pesquisa da Destak em Mojui dos Campos

A nova pesquisa de intenção de votos para prefeito de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, aponta que os pré-candidatos Juvenal Arruda (DEM) e Marcos Antônio (PSDB) estão tecnicamente empatados na disputa — tanto na espontânea como na estimulada.
A coleta de dados com 480 eleitores e eleitoras entrevistadas nas zonas urbana e rural do município foi encerrada na sexta-feira (22) e a tabulação dos questionários, ontem (23).
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça, Juvenal Arruda aparece com 11,3%, enquanto que 10,5% disseram votar no tucano Marco Antônio.
Os índices ficam em empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O total de eleitores que ainda não tem candidatos ainda é bastante elevado. Acima de 50%. A eleição para prefeito está marcada para o dia 4 de outubro de 2020, em turno único, pois Mojuí tem apenas 17.555 eleitores — número do ano passado.
Na terceira posição, aparece Everaldo Camilo (4,7%), também em empate técnico triplo com Izailton Sousa e Emerson Silveira, ambos com 4%. No quadro abaixo, veja o resultado geral.

Espontânea. Resultado geral

Estimulada. Cenário com 6 nomes
Na pesquisa estimulada, quando o nome de 6 pré-candidatos foram mostrados aos entrevistados, novo empate técnico. Agora com ligeira vantagem para Marco Antônio, que tem 28% das intenções de votos. Juvenal aparece com 25%.
Em terceiro, há novo empate técnico entre Izailton (9%), Everaldo (8%), Emerson (7%) e Arnaldo Galvão (7%)
A Destak também aferiu a rejeição entre os 6 nomes que devem estar na disputa eleitoral para prefeito no próximo ano. A liderança é de Izailton (17%), seguido de Juvenal (13%) e Marco Antônio (11%).
O menos rejeitado e Arnaldo Galvão (6%). O percentual de eleitores que não cravou ninguém na rejeição é de elevados 31%.
A Destak também aferiu aos eleitores indepedente de quem ele votou, quem eles acharia que vai ganhar a eleição em 2020, entre os nomes citados. Estimulados pelos 6 coletores. Marcos Antônio(PSDB), e Juvenal Arruda também se destacam, com o Tucano levando vantagem com31%, contra 26% de Juvenal Arruda. Izailton apareceu com 8%.
Independente de quem você votou.
uma chapa de vice prefeito em 2020 com seu candidato preferido.
Juvenal Arruda que não pode ser mais candidato já que ocupa a vaga desde 2012, aparece com 15%, seguidos de Izailton, Marco Antônio e Arnaldo Galvão.

Quem é quem?

★Juvenal Arruda. Atual vice-prefeito de Mojuí dos Campos, tem 56 anos e é formado em Pedagogia. Faz parte do DEM. 
★ Marco Antônio. Vereador com a segunda maior votação em 2016, tem 41 anos e é filiado ao PSDB. 
★ Everaldo Camilo. Vereador, é o atual presidente do MDB no município. Tem 54 anos e é servidor público federal.
★ Izailton Sousa. Vereador do PSDB, tem 41 anos. Obteve a terceira maior votação para o cargo em 2016. É irmão do também vereador tucano Chiquinho da Umes. 
★ Emerson Silveira. Comanda o PSB em Mojuí. É declaradamente o nome de oposição ao governo do atual prefeito Jailson Alves. 
★ Arnaldo Galvão. É vereador do PSC, 4º mais votado na eleição de 20. Atual presidente da Câmara Municipal.


Entenda a origem da devoção e do Círio da Conceição em Santarém, no Pará

A devoção teve origem em 1661, momento em que os jesuítas criaram a Missão Tapajós. Primeiro Círio foi realizado em 28 de novembro de 1919.

A devoção a Nossa Senhora da Conceição em Santarém, no oeste do Pará teve origem em 1661, momento em que os jesuítas criaram uma Missão junto a aldeia dos índios Tapajós. O fundador da cidade, à época, o padre João Felipe Bettendorff, construiu a igreja e dedicou à Santa, de quem era devoto. O Círio da Conceição é considerado a segunda maior manifestação religiosa do estado e reúne devotos de mais de 12 cidades da região.
A catedral de Nossa Senhora da Conceição é considerada a construção mais antiga de Santarém. Após o centenário da primeira igreja construída e da fundação de Santarém, o novo prédio foi erguido em 1754, na Praça Monsenhor José Gregório, conhecida como 'Praça da Matriz' no Centro da cidade. O prédio foi construído com duas torres laterais mais baixas do que as atuais. A construção foi considerada concluída em 24 de setembro de 1881.
Alguns historiadores apontam que a princípio, as homenagens à padroeira da Diocese de Santarém eram conhecidas como Círio da Bandeira, em qual durante a procissão se levava um estandarte com uma figura da santa - representação numa moeda, pintura ou escultura - que percorria algumas ruas de Santarém. Tal manifestação teria dado origem ao que atualmente se chama Círio de Nossa Senhora da Conceição.
Há indícios de que a Festa de Nossa Senhora da Conceição tomou um novo fôlego a partir de 1844, quando foi fundada a Confraria de Nossa Senhora da Conceição, que teria como objetivo celebrar o culto à Virgem no dia 8 de dezembro. O primeiro Círio foi realizado em 28 de novembro de 1919. Este ano, a Diocese celebra a edição de número 99. A festa reúne várias celebrações, que começa com as peregrinações pelo município até o arraial.
A festa da Conceição se tornou tão importante que passou a integrar o calendário oficial de eventos de Santarém. Ela também é responsável por movimentar o comércio a economia da cidade por meio do turismo religioso. São milhares de devotos de cidades do oeste paraense, além de turistas de vários lugares do país e até estrangeiros. Nesse período, é possível ver ruas enfeitadas com bandeiras, fitas e balões nas cores azul e branco.
A celebração do Círio da Conceição tem início com a transladação na noite que antecede a procissão. No início da noite, após missa na Matriz, centenas de fiéis acompanham o deslocamento da imagem da Catedral à Igreja de São Sebastião, onde ela fica até as primeiras horas do dia seguinte para a grande romaria. Enquanto isso, os fiéis fazem vigília na igreja. Nas orações é priorizada a santidade, o amor, a devoção, a fé e confiança na Santa.

Devoção

O Círio reúne os elementos de devoção, considerados simbólicos. Segundo a historiadora Liduína Maia, que também é devota de Nossa Senhora da Conceição, a imagem é o principal elemento, além do manto e a coroa. "Maria tem a coroa e tem o manto de rainha, rainha da nossa devoção, nossa intercessora que nos leva a Jesus. A gente vai ali com Maria e por Maria para chegar até Jesus. Esse é o grande símbolo", disse.
Ainda segundo Liduína, desde as primeiras romarias, muitos hábitos e costumes de devoção permanecem em evidência. “Nós temos a questão de andar com a vela acesa, mesmo de dia, a oração do terço, os altares na frente das casas por onde a Santa vai passar. Aqui em Santarém se marca muito as homenagens com cânticos e fogos. O enfeitar a rua com as bandeirolas e com enfeites de papeis e folhas aromáticas ainda é um costume que se mantém”, destaca.
Segundo historiadores, a imagem que percorre a procissão foi fabricada por volta da primeira metade do século XIX, sendo confeccionada como imagem roca em estilo espanhol, feita em madeira oca, não possui cabeleira e nem membros articulados. Por isso, a tradição da confecção de mantos, rosário, coroa, além da entrega de cabelos de devotas para a confecção de perucas. A imagem é toda preparada pelos fiéis na semana do Círio.
O manto está diretamente ligado a imagem e por si só é considerado por historiadores como um importante elemento de devoção e de milagres. A cada ano, a imagem ganha um novo manto, que é doado por famílias em agradecimento a graças alcançadas. A coroa, também colocada na imagem, representa a virgem Maria como rainha, mãe de Deus, da igreja e dos fiéis.
O pagamento de promessas ainda é muito forte e bem presente no Círio. O andar descalço, crianças vestidas de anjo, fiéis com vestimentas parecidas com a de Nossa Senhora da Conceição e de outros Santos. Diversos milagres são atribuídos pelos devotos à Nossa Senhora da Conceição. No Círio, os fiéis pagam promessas em virtude de milagres alcançados, que vão desde curas de doenças, como o câncer, milagres por afogamento, entre tantos outros.
Outro elemento importante e presente no Círio da Conceição é a oração do terço pelos fiéis, especialmente pelos cordeiros. A tradição se repete todo ano, durante todo o percurso, do início ao fim da romaria. Para a igreja, a oração do terço tem permanecido, ao longo dos séculos, como uma das orações pessoais e comunitárias mais praticadas pelos católicos.
A corda também possui um significado especial para os fiéis. Ela foi instituída mais tarde, em 1971, sob influência do Círio de Nazaré e permanece até hoje. Feita de sisal, geralmente possui 200 metros de comprimento. Os fiéis, chamados de cordeiros, percorrem o Círio descalços. Alguns até madrugam no local da saída do Círio para garantir sua posição na corda.
Centenas de fiéis disputam espaço na corda, com o objetivo de agradecer e pagar promessas. A historiadora Liduína Maia, explica que a corda é como se fosse o cordão umbilical que liga os fiéis à Nossa Senhora da Conceição, por isso se tornou um dos principais elementos de fé e devoção. Já para os devotos, segurar a corda é estar tocando em Maria.
As homenagens a Nossa Senhora da Conceição no Círio são prestadas durante todo o percurso do Círio, desde a saída, até a chegada no elevado da Praça Matriz. A homenagem mais comum e que permanece nos dias atuais é enfeitar a frente das casas, com altar, toalhas e réplicas da igreja Matriz. Corais, cânticos e queima de fogos também estão bem presentes.
Foi a devoção em Maria que inspirou a composição do hino de festa. A letra é de 1971, do então poeta e escritor Emir Bermeguy, a pedido do vigário da catedral, à época, o Frei Vianney Muller. A intenção Bermeguy foi de compor um hino que marcasse a festa e a Catedral da Conceição. Atualmente, o hino é considerado um dos símbolos da festa. (confira letra e o hino abaixo)

A cidade outra vez se embandeira,
Ganha enfeites de alegres quermesses:
Chega a festa de sua Padroeira,
Grato ensejo de risos e preces.
Santarém do folclore bonito,
Das canções e do azul Tapajós,
Hoje aos céus faz subir este grito:
"Rogai sempre, Mãezinha, por nós"!

Proclamamos, ó Virgem Maria,
Neste instante de santa emoção:
Santarém nunca mais poderia
Retirar-Vos do seu coração!

O Caminho, a Verdade e a Vida,
Encontramos no amado Jesus,
Mas sabemos que Vós, Mãe querida,
Sois o atalho que a Cristo conduz.
Este povo piedoso, ó Senhora,
Vos aplaude, contrito, de pé,
E entre as palmas vibrantes implora
Que aumenteis sempre mais sua Fé!

A barraca da Santa, criada em 1932, é outro ícone da festa. Ela é montada bem antes do grande Círio. É o espaço onde são vendidas comidas e bebidas típicas da região, entre eles o pato no tucupi. A barraca passou a ser um local de encontro das famílias tradicionais e de pessoas que visitam a cidade no tradicional arraial, que começa no dia do Círio.
Dois momentos de queima de fogos são considerados importantes para a simbologia do Círio. Um deles é durante a passagem da imagem em frente ao Sindicato dos Estivadores, onde a explosão de fogos chega a durar até 15 minutos. Outro marco está no último dia da festa, quando fogos de artifício são lançados de uma balsa no rio Tapajós à meia noite.
Uma procissão, parecida com a do Círio oficial é o Círio das Crianças, criado em 2007. A procissão reúne centenas de famílias e pecorre ruas e avenidas de Santarém. Este ano, o Círio das Crianças saiu da igreja Nossa Senhora de Aparecida com destino à Igreja Matriz. Acompanhada de seus pais, crianças seguiram por um percurso mais curto para homenagear e agradecer a Virgem Maria.

Círio 2019

A tradicional romaria será no domingo, dia 24 de novembro, saindo às 7h da Igreja de São Sebastião, até a Praça da Matriz. Antes da saída, ocorre a missa de envio, presidida pelo bispo da Diocese de Santarém. O percurso do Círio é de quase 7 km. Na chegada, ocorre mais uma missa, presidida pelo bispo. A festividade de Nossa Senhora da Conceição 2019 destaca o tema: "Maria, Nossa Mãe".