sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Cooperativas de agricultores de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos unificam produções


As cooperativas de agricultores dos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste paraense, unificaram as produções, no início deste mês de outubro, a fim de melhorar produção, o escoamento e expandir as vendas para pequenos comércios, fazendo com que o preço final seja mais acessível ao consumidor.
O processo de unificação ocorreu através de votação em assembleia na sede da Associação dos Produtores Rurais de Santarém (APRUSAN), para a escolha da diretoria e com participação dos cooperados. Agora, 254 famílias fazem parte da incorporadora.
“As cooperativas tinham uma dificuldade grande para crescer e se organizar, pois tinha poucos cooperados. E a gente laçou esse desafio de incorporação para o Sindicato das Cooperativas, para eles nos darem uma alternativa para a região, eles fizeram um estudo e nos colocaram esse desafio de deixarmos de lado as vaidades pessoais de cada região, de cada cooperativa e unir para formar uma cooperativa com mais cooperados e uma diversificação maior de produtos”, pontuou o presidente da incorporadora, Mário César Zanelato.
O cooperativismo ainda é um desafio na região, mas a diretoria já tem projetos para que o trabalho dos agricultores ganhe destaque.
“O marketing vai mostrar isso, e a nossa logística é trazer do campo para a cidade e dentro da cidade fazer o processo de distribuição. Esse é o trabalho que a gente pretende fazer em primeiro momento", comentou o responsável pela logística e marketing da incorporadora, Fábio José de Sousa.

Obras na Av. Tapajós provocam mudança no trajeto da Caminhada de Fé com Maria; percurso do Círio é mantido

Com a aproximação das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Santarém, no oeste do Pará, a coordenação está ajustando os últimos detalhes do Círio 100 e da Caminhada de Fé com Maria, que terá o trajeto alterada devido às obras de esgotamento sanitário na Avenida Tapajós.
Os ajustes foram feitos em uma reunião na quinta-feira (18) na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). De acordo com a coordenação do Círio, a romaria não terá mudança, saindo da Praça Barão de Santarém, seguindo pela Av. São Sebastião, Av. Cuiabá e Av. Tapajós até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Já a Caminhada de Fé com Maria passará, mais uma vez, por mudanças. Ela ocorrerá no dia 1º de dezembro, de Mojuí dos Campos a Santarém. “Ela virá pela Rui Barbosa, descendo pela Rua Benedito Guimarães para seguir pela Avenida Tapajós até a Catedral porque estão sendo feitas obras importantes para a nossa cidade", explicou Gilberto Dinelly, coordenador do Círio.
O engenheiro civil da Seminfra, Cledimar Augusto, explicou que as obras de esgotamento sanitário na Avenida Tapajós serão executadas a partir do dia 26 de novembro, ou seja, após o Círio.
“A empresa responsável vai entrar com os serviços e interditar a Avenida Tapajós, entre a Praça Tiradentes e a Trav. Assis de Vasconcelos, para finalizar a escavação de 180 metros de rede, e por conta disso, o trajeto da Caminhada de Fé com Maria será alterado. Além das obras de esgotamento sanitário, a Avenida Tapajós também está com as obras do Projeto Orla”, disse o engenheiro.






Projeto Cultura na Comunidade levará misto em arte ao bairro Livramento

Cultura na Comunidade em apresentação no Bosque Vera Paz. 20.06.2018

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) levará o Projeto Cultura na Comunidade pela segunda vez ao bairro Livramento, neste sábado (20), às 20h.
"A proposta é levar artistas de vanguarda e oportunizar os talentos artísticos dos bairros e das comunidades interioranas. O bairro Livramento receberá pela segunda vez o misto da arte, por meio da música, poesia, dança, teatro e de outros segmentos", destacou o titular da Semc Luis Alberto Figueira.
Após a abertura oficial, as atrações serão: Banda Base, Cheiro do Pítiú em Libras, Banda Musical Escola Maria de Lourdes, Karatê, Capoeira, grupo Vida Saudável (zumba), Amado Batista (Santarém), Waldir Lemos, Jaqueline Ramos, Elício Gentil, Elisângela Freitas e Punk do Arrocha.
O Projeto Cultura na Comunidade será especificamente na área lateral da igreja de Nossa Senhora do Livramento, localizada na Avenida Barão de São Nicolau, entre as Ruas Planalto e São Manuel.


Uepa celebra os 20 anos do Campus em Santarém com quatro dias de programação

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai comemorar os 20 anos de implantação do Campus em Santarém, no oeste do Estado, com uma programação que inclui eventos esportivos, científicos e culturais entre os dias 19 e 22 de outubro (de sexta a segunda-feira). Haverá homenagens aos servidores que contribuíram com a instituição nessas duas décadas.
Alunos, técnicos e professores participarão da Gincana Universitária, às 17 h de sexta-feira (19). As equipes se preparam para um jogo de perguntas e respostas sobre a história do campus, gritos de guerra e show de talentos.
No sábado (20) e no domingo (21) haverá torneio esportivo com as modalidades vôlei, futebol e natação. Já na segunda (22) ocorrerá a solenidade oficial, com culto ecumênico e entrega de certificado aos funcionários com mais de 10 anos de trabalho no campus. Também haverá mesa-redonda sobre o tema “A Universidade no interior da Amazônia”, além da exibição de um memorial fotográfico com imagens das primeiras turmas da instituição.
Inaugurado no dia 22 de outubro de 1998, o Campus de Santarém iniciou as atividades com o curso de Educação Física. Atualmente, a instituição oferta vagas nos cursos de Licenciatura em Música, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, além do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em Licenciatura em Geografia e Educação Física.
O campus é dotado de laboratórios, biblioteca, ginásio poliesportivo, piscina semi-olímpica, sala de dança, academia, campo de futebol, auditório e sala de videoconferência.
Serviço: Programação alusiva aos 20 anos do Campus da Uepa em Santarém, na Avenida Plácido de Castro, 1399, bairro Aparecida.
19 de outubro - Gincana Universitária, às 17 h.
20 e 21 de outubro - Torneio esportivo, às 8 h.
22 de outubro - Solenidade, às 18 h.
(Texto:  Dayane Baia/Agência Pará)

Prefeitura e coordenação reúnem para definir o trajeto do Círio e da Caminhada de Fé com Maria

Durante uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (18), na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), foi apresentado o cronograma de serviços de esgotamento sanitário para a coordenação do Círio da Nossa Senhora da Conceição e da Caminhada de Fé com Maria. 
De acordo com o coordenador do Círio de Nossa Senhora da Conceição, Gilberto Dinelly, essa reunião foi necessária para definir os trajetos e os serviços que serão realizados. "Tratamos sobre a acessibilidade de todo o trajeto não só do Círio, mas da Caminhada de Fé com Maria. Foi muito bom esclarecer porque a partir de agora a população já será informada que o Círio vai seguir o trajeto normal seguindo pela Avenida Tapajós. Já a Caminhada de Fé com Maria vem pela Rui Barbosa, descendo pela Rua Benedito Guimarães para seguir pela Avenida Tapajós até a Catedral porque estão sendo feitas obras importantes para a nossa cidade", explicou. 
O engenheiro civil da Seminfra Cledimar Augusto, explicou que as obras de esgotamento sanitário na Avenida Tapajós serão executadas a partir do dia 26 de novembro. "Conforme apresentado sobre o andamento dos trabalhos ao longo da Avenida Tapajós, a retomada da execução do coletor tronco iniciará após o Círio. A empresa responsável, Carmona Cabrera, vai entrar com os serviços e interditar a Avenida Tapajós, entre a Praça Tiradentes e a Trav. Assis de Vasconcelos, para finalizar a escavação de 180 metros de rede, e por conta disso, o trajeto da Caminhada de Fé com Maria será alterado. Além das obras de esgotamento sanitário, a Avenida Tapajós também está com as obras do Projeto Orla. Já foi repassada a empresa, Mello de Azevedo, isolar os locais que estão com serviços". 
O titular da Seminfra, Daniel Simões, destacou durante a reunião que além das obras em execução outras equipes da secretaria estarão com frentes de serviço. "Já está na programação a recuperação asfáltica da Avenida Tapajós e alguns reparos na iluminação pública. A coordenação do Círio nos repassou as demandas e vamos trabalhar para garantir o sucesso do Círio 100", finalizou

Fé e religiosidade marcam visita da imagem peregrina de Nossa Senhora ao prédio da Semed


A Secretaria Municipal de Educação de Santarém (Semed) recebeu na manhã desta sexta-feira (19), às 12h30, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição. A celebração foi realizada no pátio principal da instituição e o momento religioso-festivo contou com a participação dos servidores dos 34 setores da secretaria, das crianças do projeto da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) - unidade Santarém - em parceria com a Semed e convidados de outras secretarias.

Campanha #FocoNaAprendizagem


Mais de 200 jovens de instituições do município compareceram no lançamento da campanha #FocoNaAprendizagem

    O lançamento da campanha #FocoNaAprendizagem aconteceu na manhã desta sexta-feira (19), no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) com a presença de mais de 200 jovens de instituições do município representados por estudantes das escolas municipais e estaduais, usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). 
   Participaram do evento a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, a Juíza da 5ª Vara da Infância e Juventude Josineide Gadelha Pamplona Medeiros, o Procurador do Ministério Publico do Trabalho (MPT) Carlos Lopes, o chefe de Inspeção do Trabalho na Gerência Regional do Trabalho em Santarém Carlos Edilson de Matos Silva, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca) Marileuda Cunha e o Diretor do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) Juarez de Souza. 
  A titular da pasta de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito destacou que a Semtras vem dado todo o suporte necessário para os conselhos. "O Comdca está lançando hoje a campanha #FocoNaAprendizagem e a Semtras continuará dando apoio na divulgação para que os empresários tenham esse olhar social para esse público que está se preparando para o futuro. É necessário que oportunizem vagas no mercado de trabalho de acordo com o que determina a Lei da Aprendizagem. Os jovens são o futuro do amanhã. Que eles tenham esperança e perseverança." 
 
A juíza da 5ª Vara da Infância e Juventude Josineide Gadelha Pamplona Medeiros contou que começou a trabalhar aos 14 anos e através de sua experiência de vida defende que os adolescentes iniciem o trabalho protegido nesta idade. "A aprendizagem é um sistema legal que assegura ao adolescente iniciar-se no mundo do trabalho com uma formação bem estruturada de forma a ofertar a eles uma experiência nova com pessoas mais experientes e sempre com a presença nas escolas." A juíza destacou ainda que a sociedade deve ter mais conscientização oferecendo cotas, cumprindo a legislação trabalhista e ofertando cada vez mais vagas destinadas a adolescentes no mercado de trabalho. 
   O Procurador do Trabalho Carlos Lopes destacou sobre a atribuição do MPT. "A respeito da aprendizagem e da profissionalização, além do lado mais repressivo que é atuar em face as empresas que tem a obrigação legal de empregar aprendizes de 5 a 15% dos empregados dos seus estabelecimentos, também atuamos promocionalmente. Seja realizando audiências públicas, seja lançando campanhas na mídia para levar a importância da aprendizagem sem que fique para a sociedade como uma obrigação legal, que as empresas entendam a função social para contribuir com o crescimento de jovens e adolescentes mais profissionalizados", observou o Procurador. 
   A Presidente do Comdca Marileuda Cunha frisou a importância da divulgação da campanha. "Nós encabeçamos essa campanha junto com a Prefeitura de Santarém por meio da Semtras em parceria com o CIEE para oportunizar aos jovens que mesmo estudando possam ingressar no mercado de trabalho para que no futuro tenhamos profissionais mais qualificados." 
  Esaú Gadelha, usuário do Cras Urumari, de 15 anos, falou sobre a relevância de conseguir ser incluso no mercado de trabalho. "Eu quero ter a oportunidade, pois pretendo ser artista. E trabalhando eu posso investir na minha carreira no futuro." 
   A jovem mobilizadora do Selo Unicef Jéssica Bentes de Souza também avaliou ser de extremo valor para os jovens o estímulo ao estudo e a preparação para conseguir um bom emprego. "É importante despertar essa visão nos jovens, que para ter um futuro melhor e alcançar conquistas precisam continuar estudando ainda que trabalhem." 
  A Consultora de atendimento do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) Monique Damasceno destacou que o objetivo do lançamento do programa é divulgar amplamente a Lei e também incentivar as empresas, que não são obrigadas a contratar de forma espontânea, a fazer contratações. "É importante também divulgar para os nossos jovens, que às vezes trabalham sem ter seus direitos garantidos, que busquem essa formalidade, pois irá garantir o futuro deles e que também continuem estudando." 

Sobre a Lei da Aprendizagem 

Criada em 2000, a Lei nº 10.097, de 2000 é considerada por muitos o principal instrumento de combate ao trabalho infantil no Brasil. Uma vez que a Constituição Federal proíbe qualquer forma de trabalho até os 14 anos, ela é a única maneira de contratar adolescentes a partir dessa idade, e pode ser estendida a jovens de até 24 anos - ou de qualquer idade, no caso de pessoas com deficiência. 
A lei, regulamentada apenas em 2005, estabelece que toda média e grande empresa do país tem a obrigação de cumprir uma cota de aprendizagem que varia de 5% a 15% de seu quadro de pessoal, em atividades compatíveis com formação profissional. 
Os contratos têm prazo de 2 anos, e oferecem uma série de condições para que o jovem se desenvolva profissionalmente: comprovação de frequência escolar; cumprimento de carga horária máxima de 6 horas para aqueles que não terminaram o ensino fundamental; garantia de todos os direitos trabalhistas, além de quatro dias de formação prática e um de formação teórica em instituição autorizada. 

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PSC) são eleitos senadores no Pará

Os eleitores paraenses elegeram Jader Barbalho (MDB) e Zequinha Marinho (PSC) para as vagas de senadores. Eles foram eleitos com 95,83% das urnas apuradas, às 20h50. Jader teve 19,68% do total de votos e Zequinha, 19,62% . Os dois candidatos pertencem a mesma coligação.
Neste ano o eleitor escolheu dois candidatos ao Senado porque o mandato é de oito anos, mas as eleições ocorrem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras. Neste ano, 54 vagas estavam em disputa no país.
Zequinha é aliado políticio de Jader nessas eleições. Atualmente é vice-governador do Pará, eleito na chapa de Simão Jatene (PSDB), com quem rompeu para apoiar o MDB no pleito do Pará. Ele também pertence à Convenção de Ministros e Igrejas Assembleia de Deus do Estado do Pará
Jader fez campanha ao lado de seu filho, candidato ao Governo do Pará, Helder Barbalho. O candidato eleito liderou as pesquisas de intenções de votos desde o início da campanha. O senador se reelege para o cargo, de onde exerce mandato desde 2011.
Resultado - Com 100% das urnas apuradas, Jader Barbalho (MDB) recebeu 1.383.306 votos, que correspondem a 19,74% do total. Zequinha teve 1.374.956 votos, 19,62% do eleitorado do Pará. Resultado da eleição para senador do Pará:

Jader Barbalho (MDB): 19,74%
Zequinha Marinho (DEM): 19,62%
Flexa Ribeiro (PSDB): 16,25%
Zé Geraldo (PT): 11,51%
Sidney Rosa (PSB): 9,17%
Ursula Vidal (PSOL): 8,35%
Jarbas Vasconcelos (PV): 6,29%
Cel. Osmar Nascimento (PDT): 4,63%
Professor Gerson Dourão (PCdoB): 1,80%
Bogo (PRP): 1,78%
Benedita do Amaral (PSTU): 0,54%
Xaropinho do Povo (PPL): 0,31%
Prado Sá (PSB): 0,00%
Wlad (SD): 0,00%
Brancos/nulos: 18,46%
Abstenções: 19,95%

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Confira a composição da Assembleia Legislativa do Pará O MDB é o partido com mais cadeiras na Alepa, elegendo seis deputados. Em seguida, o PSDB elegeu cinco candidatos.

Dos 41 deputados estaduais eleitos no Pará, seis são do MDB, partido do candidato a governador mais votado no 1º turno, Helder Barbalho, que irá disputar a vaga com o candidato Márcio Miranda (DEM). O mais votado, no entanto, foi Dr. Daniel (PSDB), eleito com 113.588 votos. Ao todo, 18 deputados foram reeleitos.
O segundo maior partido com representatividade na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) no próximo pleito será o PSDB, que elegeu cinco deputados, seguido pelo DEM, PT, PSD e PR com três eleitos cada. A Alepa tem 23 novos nomes compondo a plenária.
Dezoito deputados foram reeleitos: Cilene Couto, Renato Ogawa, Dirceu Ten Caten, Thiago Araújo, Miro Sanova, Bordalo, Raimundo Santos, Junior Hage, Eliel Faustino, Hilton Aguiar, Eraldo Pimenta, Martinho Carmona, Ana Cunha, Chicão, Iran Lima, Luth Rabelo, Dr. Wanderlan e Dr. Jaques








Como fica a bancada do Pará na Câmara dos Deputados



Os eleitores do Pará definiram, na eleição deste domingo (7), a composição da bancada do estado na Câmara Federal, que contará a partir do próximo ano com 17 deputados federais, a mesma quantidade das últimas eleições. O partido PSD teve o maior número de eleitos, três deputados, seguido pelos PT, PSDB, DEM, MDB, com dois representantes cada. Foram eleitos 10 nomes novos para representar o Pará na Câmara.

Sete deputados foram reeleitos: Edmilson Rodrigues, Elcione, Priante, Beto Faro, Cássio Andrade, Hélio Leite e Joaquim Passarinho.

Confira abaixo a lista dos eleitos (em negrito os reeleitos):




  • Edmilson Rodrigues (PSOL) - 184.042 votos


  • Cristiano Vale (PR) - 176.812 votos


  • Elcione (MDB) - 165.202 votos

  • Vavá Martins (PRB) - 158.717 votos


  • Priante (MDB) - 154.647 votos



  • Nilson Pinto (PSDB) - 148.972 votos




  • Júnior Ferrari (PSD) - 146.678 votos


  • Celso Sabino (PSDB) - 146.288 votos



  • Delegado Éder Mauro (PSD) - 145.653 votos


  • Beto Faro (PT) - 143.822 votos



  • Olival Marques (DEM) - 135.398 votos


  • Cássio Andrade (PSB) - 130.768 votos



  • Airton Faleiro (PT) - 106.965 votos



  • Hélio Leite (DEM) - 102.554 votos



  • Paulo Bengston (PTB) - 96.722 votos


  • Joaquim Passarinho (PSD) - 95.582 votos


  • Eduardo Costa (PTB) - 75.346 votos



  • Brancos/Nulos - 10,09%
  • Abstenção - 19,95%

Prefeitura divulga edital para eleição da nova gestão do Conselho da Pessoa Idosa


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social de Santarém (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) divulgou nesta segunda-feira (8) edital de convocação da sociedade civil organizada a concorrer ao Pleito Eleitoral dos representantes da Sociedade Civil que integrarão o CMDPI na gestão 2018/2020.,
De acordo com edital serão escolhidos quatro conselheiros titulares e quatro conselheiros suplentes.
Poderão candidatar-se ao pleito as entidades devidamente credenciadas junto à Comissão Eleitoral, com comprovada atuação na área da defesa, ou da promoção dos direitos da pessoa idosa no município de Santarém.
O encaminhamento dos documentos referentes à habilitação deverá ser efetuado no prazo de 30 dias, a contar da publicação do edital.