Em sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que ocorreu na última sexta-feira, 8 de março, a Câmara Municipal de Vereadores de Mojuí dos Campos, através de requerimento solicitado pelo vereador Beto Farinha (PSDB), realizou uma grande cerimônia às mulheres daquele município.
Na abertura da sessão feita pelo vereador Arnaldo Galvão, presidente da Câmara de Vereadores de Mojuí dos Campos no Oeste do Pará, inicialmente foi concedida a palavra ao pároco da igreja de Santo Antônio de Pádua, Pe. Wagner Miranda para proferir o ato
![]() |
Vereador Beto Farinha, autor do requerimento |
![]() |
Juvenal Arruda, representando o prefeito Jailson Alves |
O autor do requerimento, Beto Farinha (PSDB), que pelo terceiro ano consecutivo solicitou a sessão solene para homenagear o Dia Internacional da Mulher, frisou a importância da mulher na sociedade e a história da luta pelos seus direitos.
“A criação do Dia Internacional da Mulher, alimenta o imaginário de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova Iorque, em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incidente ocorreu em 25 de março daquele ano, e marcou a trajetória das lutas femininas por melhores condições de trabalho e direitos iguais. É nesses momentos de acirramento que vemos a importância e a necessidade da organização e da luta das mulheres, não apenas como forma de enfrentamento a este projeto de sociedade que mostra seus sinais de esgotamento e fracasso, mas construção de uma nova sociedade, mais justa e igualitária para as mulheres, justificou Beto Farinha.
![]() |
Pe. Wagner Miranda: "A importância da mulher, segundo a Bíblia" |
Durante as homenagens às mulheres, pela passagem do seu dia, diversas mulheres usaram da Tribuna, entre elas a professora Conceição Walfredo, que ressaltou a importância da mulher na sociedade e pediu às mulheres presentes, que lutem por seus direitos e procurem se qualificar para o mercado de trabalho, em todos os seus aspectos. A Secretária de Saúde do município, Adeliane Frota, também destacou as conquistas das mulheres junto à sociedade, e enfatizou que apesar das mulheres terem tido muitas vitórias, é necessário que todas se unam para ganhar muito mais respeito, tanto no campo profissional, familiar e diante da sociedade em geral.
A Vereadora Antônia Suely, única mulher com assento na Câmara de Vereadores de Mojuí, ao usar a tribuna, interrogou os homens presentes à solenidade: “O que seria dos homens sem a presença de nós mulheres?” e prosseguiu dizendo que “a mulher é auxiliadora, companheira, amiga de todas as horas”. E encerrou pedindo às mulheres que procurem se envolver cada vez mais nos movimentos sociais, para assim como ela, nas próximas eleições mais mulheres sejam eleitas vereadoras ou prefeitas.
Representando o prefeito Jailson Alves, que não pode estar presente ao evento, o vice-prefeito Juvenal Arruda destacou a presença da mulher nos dias de hoje no mercado de trabalho e em todos os movimentos sociais, fazendo também referência à sua esposa, que segundo ele, sem a presença dela no seu dia-a-dia, auxiliando-o no cumprimento de sua missão diante do poder executivo, seria muito mais difícil. Juvenal afirma que mesmo com suas obrigações profissionais fora de casa, é sempre presente junto aos filhos e ao próprio Juvenal, na direção das tarefas domésticas. “Uma verdadeira parceira e Rainha do Lar. Em todos estes anos de comunhão conjugal”.
![]() |
Mesa que dirigiu os trabalhos |
Os vereadores presentes à solenidade, Teté, Izailton, Beto Farinha, Marco Antônio, Gesa, Arnaldo Galvão e Antônia Suely, também usaram a tribuna e desejaram a todas as mulheres do município, um parabéns e prometeram apresentar trabalhos de grande vulto em favor das mesmas. A cerimônia em homenagem ao Dia Internacional da Mulher encerrou com a palavra do presidente da Casa, Vereador Arnaldo Galvão, que enfatizou o papel da mulher na sociedade. “Mais que dependentes do poder das mulheres junto aos homens, temos que tê-las como verdadeiras parceiras seja em qualquer situação social. Já é tempo de nos convencermos de que não pode existir diferenças sociais, seja financeira ou profissional em nossa sociedade. A elas todo o nosso respeito e reverência, não só neste dia, mas em todos os dias, quando contamos com a presença imprescindível de todas elas, sejam nossa mãe, esposa, irmãs, amigas, colegas de trabalho, funcionárias. Não precisaríamos estar aqui citando isso. É fato de que o respeito e a consideração, até mesmo por lei, tem que fluir naturalmente, sem que seja determinado por outros”, finalizou o presidente.
Confira os flagrantes deste grande dia nas fotos a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário