quarta-feira, 25 de abril de 2018

Entrega de viaturas marca homenagem na Câmara de Vereadores de Santarém

Profissionais das Polícias Civil e Militar do Pará foram homenageados, na tarde desta terça-feira (24), pela Câmara de Vereadores de Santarém, na região do Baixo Amazonas, durante Sessão Pública Especial em alusão ao dia das duas instituições, comemorado em 21 de abril. Vinte profissionais, com atuação destacada e reconhecida pela sociedade, receberam o certificado "Heróis do Tapajós". 
Após a solenidade, o comandante-geral da PM, coronel Hilton Benigno, entregou novas viaturas que serão repassadas a municípios da área de abrangência do CPR-1. Entre os servidores da Polícia Militar estavam o comandante geral, coronel Hilton Benigno; o comandante do CPR-1, coronel Heldson Tomaso; os comandantes do 3º e 35º BPM, tenente-coronel Aldemar Maués e tenente-coronel Cíntia Raquel Cardoso; o comandante da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (2ªCime), major Wilton Chaves, e a coordenadora regional do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), subtenente Duth Cordeiro. 
 Com o certificado conferido pela Câmara, o coronel PM Hilton Benigno afirma que o momento é de muito trabalho, mas também de reconhecimento pelos 200 anos da corporação no estado do Pará. "É um momento de muita alegria e felicidade, principalmente por conta da marca que estamos chegando: 200 anos da presença da Polícia no estado do Pará e na Amazônia. O momento é de agradecimento ao povo, que é a razão de ser da Polícia Militar. Precisamos, também, refletir o momento que o país vive. 
Um momento muito delicado, talvez seja o pior momento do Brasil, com crise financeira, política, moral e de valores, que certamente contribui para o aumento da criminalidade, com consumo de drogas exagerado, muitos jovens presos ou morrendo. Por tudo isso precisamos mais do que nunca estar juntos para fazermos o enfrentamento à criminalidade. Exemplos como o Proerd, que chamamos de prevenção primária, é o caminho que devemos seguir", argumenta o coronel. Profissionais com mais de 10 ou 20 anos de serviço também foram reconhecidos, entre eles o atual coordenador da área de Segurança Pública do Centro Regional de Governo do Baixo Amazonas, delegado Gilberto Aguiar; o superintendente regional de Polícia Civil do Médio e Baixo Amazonas, Nelson Silva; o diretor da 16ª Seccional de Polícia Civil, Germano do Vale e o delegado Rilmar Firmino, ex-delegado geral da Polícia Civil, que destacou os avanços na segurança pública, mesmo em um momento tão complicado para o país e para os estados. "Apesar da crise pela qual estamos passando é necessário lembrar os esforços da gestão em prover os profissionais da segurança pública com equipamentos e estrutura adequada e, também, reforçando o contingente de quadro pessoal por meio de concursos públicos. O estado do Pará em um intervalo de quatro anos promoveu dois concursos para a PC. Isso demonstra a responsabilidade com a instituição", lembrou o delegado. 
 O secretário regional de Governo, Olavo das Neves, destacou a competência e a importância das duas instituições na região. "É muito importante contar com homens e mulheres comprometidos com a segurança pública. Estamos cercados de pessoas competentes, que abraçam sua profissão. A sociedade só tem a ganhar", observou. Viaturas A solenidade foi marcada, também, pela entrega de novas viaturas para Batalhões e Companhias de Polícia nos municípios de Santarém (15), Monte Alegre (3), Oriximiná (2), Juruti (1) e Óbidos (1). De acordo com o Comando Geral da PM, toda a frota de veículos será renovada. "Há mais ou menos 20 dias iniciamos a renovação e o aumento da nossa frota. Já houve a entrega de algumas viaturas na Região Metropolitana de Belém, no sul e sudeste e agora estamos vindo para o oeste. Hoje entregamos essas viaturas, possivelmente, já na semana que vem mais viaturas e motocicletas, então até o final do mês de maio toda a frota será renovada", informou o coronel PM Hilton Benigno. 
 Por Samuel Alvarenga



Reparo em tubulação de água faz trânsito ser desviado na Av. Fernando Guilhon

Para fazer obras de reparo emergencial em uma tubulação de água, a Avenida Fernando Guilhon foi interditada no início da manhã desta quarta-feira (25) e o trânsito precisou ser desviado em Santarém, no oeste do Pará. A previsão é que o fluxo de veículos seja normalizado a partir das 14h. A interdição ocorreu próxima à segunda rotatória, no sentido centro/bairro. A equipe de engenharia de tráfego da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) esteve no local e realizou os serviços para o desvio de veículos. Os condutores terão que fazer o desvio para prosseguir viagem, fazendo a conversão pela direita na Rua Vera Paz, fazer a conversão novamente para a direita na Alameda Juá, prosseguindo pela Rua da Salvação para retornar à rodovia Fernando Guilhon. Agentes de trânsito da SMT ficarão no local orientando os condutores de veículos.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Belterra comemora 84 anos

Belterra já está com a programação pronta de seus festejos pelos seus 84 anos de fundação. A Prefeitura está mobilizada para festejar este momento tão especial, com uma grande comemoração. O Jornal OESTE DO PARÁ e o blogdojurandiranselmo.blogspot.com estará fazendo uma cobertura, apresentando em suas mídias, matérias, histórico, depoimentos e declamando em fotos e textos o amor que todos os belterrenses tem por esta Bela Terra. Com recantos paradisíacos, Belterra é uma grande promessa do turismo e também se destaca por sua agricultura, sem falar da hospitalidade de sua população.








Ibama, Semma e Polícia Militar apreendem carga de peixes ornamentais em embarcação


Uma denúncia anônima levou policiais da 1ª Companhia Orgânica do 3° BPM, de Santarém, oeste do Pará, e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) a uma embarcação que estava atracada no porto da Companhia Docas do Pará (CDP) com carga ilegal de peixes ornamentais.
Segundo informações do chefe de fiscalização da Semma, Arlem Lemos, os peixes estavam acondicionados em sacolas plásticas com oxigênio, embaladas em caixas de papelão. Ao todo, foram encontrados 67 peixes vivos e 13 mortos.
A embarcação estava de saída com destino a Manaus, no Amazonas. As caixas com os peixes estavam dentro de um camarote.
Polícia, Semma e Ibama apreenderam 14 caixas com os peixes ornamentais de diversas espécies, sem documentação de origem legal. Também pesa contra o responsável pela carga, o transporte interestadual.
Os fiscais do Ibama levaram o suposto responsável pela carga para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, para os procedimentos legais. O suposto responsável também será autuado pelo crime ambiental e no caso dos peixes mortos, a multa é cobrada em dobro, como prevê a legislação vigente.
Os peixes apreendidos foram levados para o campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).





Arlem Lemos, chefe de fiscalização da Semma, ajudou no transporte dos peixes para o campus da Ufopa. Treze peixes que estavam acondicionados em sacolas plásticas dentro de caixas de papelão morreram (Foto: Semma/Divulgação


ACES: MELHORES DO ANO 2017

Na noite de sexta-feira (20/04), a Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES promoveu  a premiação Melhores do Ano do Aces, premiando personalidades empresariais do município de Santarém, que têm gerado renda e contribuído com a competitividade e modernidade do mercado regional do oeste do Pará.
As premiações foram as seguintes:
Mérito Empresarial – M J Moraes –concedida à empresária Sônia Maria Moura Ramalheiro, diretora financeira do grupo CR, este considerado atualmente a maior rede varejista de Santarém, empregando mais de 700 colaboradores. A empresária dedicada aos negócios, sempre colocou como prioridade em suas estratégias de trabalho o potencial humano. Partindo desta visão, em 2008, fundou o Instituto CR, que dentre as atividades realizava o “Coral CR”, tendo a participação principal dos colaboradores da empresa. A excelência do projeto oportunizou a criação do Centro de Artes da Amazônia, em 2014, com atividades para toda a sociedade santarena. Entusiasmada com o bem social e sustentável criou a Cooperativa Perema Recicla, que atende 40 famílias da comunidade de Perema (área de planalto de Santarém). 

                              Empresária Sônia Ramalheiro
O título de Jovem Destaque Empresarial foi concedido à empresária Ada Karina Frota Silva. Farmacêutica de formação, sócia-membro das empresas que compõe o Biogrupo, administra a Bioativa Farmácia de Manipulação- Matriz e Filial-, que conta atualmente com 35 colaboradores. Comprometida com o bem-estar social, a jovem empresária também dedica parte de seu tempo ao Projeto Operação Bioativa, que tem como meta incentivar as pessoas à prática de atividades físicas. Em março de 2018, a marca Bioativa comemorou 10 anos de atuação no mercado, fornecendo medicamentos à Santarém e cidades vizinhas.
                               Empresária Ada Karina Frota
A premiação Mulher Destaque Empresarial foi concedida à empresária Camila Leal Santos Braga – formada em Direito, aos 20 anos começou sua carreira de negócios ao gerenciar uma franquia O Boticário, em Santarém, dos quais seus pais são representantes na região oeste do Pará. A experiência despertou o interesse de administrar uma nova franquia, e mesmo com restrições da franquia, assumiu o desafio de revender apena algumas peças de varejo exclusivo da marca Hering. O investimento com apenas duas funcionárias, em um espaço de 70m2, no Centro Comercial, trouxe-lhe o reconhecimento de Melhor Revenda Regional da marca e, consequentemente, tornou-se franquiada com o melhor desempenho de vendas na Região Norte/Nordeste. Em 2012, o investimento se consolidou como a maior loja Hering de rua do Brasil. Atualmente, o Grupo Hering Santarém conta com quatro empreendimentos, gerando 24 postos de trabalhos diretos.
                                      Empresária Camila Leal
 “Homenagem Especial” foi prestada ao empresário Manoel Ivair Chaves, no qual já exerceu a presidência da Aces por dois anos (1999-2000). Uma gestão relevante e lembrada pelas lutas em favor da energia elétrica em Santarém, como as obras de conclusão do Linhão de Tucuruí, que sanou o racionamento de energia na cidade. A campanha pela criação do estado do Tapajós, além de iniciar um novo legado, que é o envolvimento das mulheres no associativismo com a criação do Conselho da Mulher Empresária – CME da Aces, criado em 1999.
                                Diretora da Aces Ruth Chahini e homenageado Manoel Ivair Chaves
Empresa do Ano é a A R da Silva – Noroeste Vidros, empresa atuante no setor de vidraçaria, desde 2005. O empreendimento cresceu e a partir de 2009, a empresa matriz passou a funcionar em prédio próprio, operando com alta tecnologia em seus processos produtivos, a começar pela implantação do primeiro forno de têmpera, possibilitando que parte da receita do setor vidreiro circulasse no município. Com a alta demanda de mercado houve a ampliação da fábrica e a instalação de novas estruturas tecnológicas, além da certificação dos produtos pelo INMETRO.

Texto e fotos: ACES (Associação Comercial e Empresarial de Santarém)




quinta-feira, 12 de abril de 2018

Festa da Integração Nordestina



Todas as providências já estão sendo tomadas pela coordenação da X Festa da Integração Nordestina 2018, que vai ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de julho nas dependências do campo de futebol O Nogueirão. A festa da Integração Nordestina é o maior evento cultural de Mojuí dos Campos, que já recebeu um público de mais de 80 mil pessoas. Nos próximos dias, sob o comando do prefeito Jailson Alves, a coordenação vai intensificar as reuniões para definir toda a programação do evento. Até o momento, além das atrações culturais do local, o cantor Dogival Dantas, um dos maiores forrozeiros do Brasil, já tem sua presença confirmada na festa. Nas próximas edições mais detalhes sobre o evento.


                                Dogival Dantas, presença confirmada na Festa Nordestina

HRBA oferta vagas em seis cargos para pessoas com deficiência


A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar está com vagas abertas para pessoas com deficiência (PCD) no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, oeste do Pará.
Há vagas para os cargos de auxiliar administrativo, psicólogo, fisioterapeuta, auxiliar de farmácia, enfermeiro e técnico em enfermagem. Para todos os cargos é necessário ter experiência.
Auxiliar Administrativo – PCD
Atividades: realizar controle de informações em planilhas e sistemas; imprimir, organizar e arquivar formulários; preenchimentos de formulários e relatórios; realizar serviços administrativos de apoio nas atividades do setor.
Experiência: área administrativa e conhecimento em informática avançada.
Requisitos: ensino médio completo; desejável ensino superior completo ou cursando administração ou áreas afins.
Horário: 220h mensais.
Benefícios: salário + vale-transporte.
Psicólogo(a) - PCD
Atividades: prestar assistência psicológica aos usuários e familiares durante o período de tratamento e/ou hospitalização; realizar grupos terapêuticos nas UTI´s neonatal e pediátrica; realizar avaliações psicológicas; realizar palestras educativas aos usuários, acompanhantes/ familiares e equipe multidisciplinar.
Experiência: necessário ter experiência na função.
Requisitos: necessário ensino superior completo em Psicologia; desejável especialização em Psicologia Clínica, Oncológica ou Hospitalar.
Horários: 220 h mensais.
Benefícios: salário + vale-transporte.
Fisioterapeuta - PCD
Atividades: realizar tratamento fisioterapêutico de acordo com protocolos estabelecidos pelo serviço, conhecimento técnico e tratamento específico a cada patologia; elaborar relatórios mensais, abrangendo o número de usuários atendidos e tipos de atendimentos; realizar treinamentos e palestras nas dependências do HRBA quando convocado, de acordo com sua formação.
Experiência: necessário ter experiência na função.
Requisitos: ensino superior completo em fisioterapia; desejável conhecimento em informática.
Horários: 30 h/semanais.
Benefícios: salário + vale-transporte.
Auxiliar de Farmácia – PCD
Atividades: registrar a dispensação e recebimento de materiais e medicamentos; dar saída de materiais e medicamentos no sistema; receber, conferir e guardar as devoluções de medicamentos; organizar e repor estoque.
Experiência: desejável experiência em Farmácia Hospitalar; conhecimentos em informática e noções básicas de terminologia médica e hospitalar.
Requisitos: ensino médio completo; curso técnico de farmácia.
Horários: 180 h/mensais
Benefícios: salário + vale-transporte
Enfermeiro(a) – PCD
Atividades: organizar a operacionalização do serviço de enfermagem; checar prescrições médicas, evoluir, acompanhar e passar informações clínicas; realizar procedimentos de enfermagem.
Experiência: necessário ter experiência na função.
Requisitos: ensino superior completo em enfermagem; desejável especialização na área.
Horários: 180 h/mensais.
Benefícios: salário + vale-transporte.
Técnico em Enfermagem - PCD
Principais atividades: prestar serviço assistencial de enfermagem hospitalar.
Experiência: como técnico de enfermagem.
Requisitos: ensino médio completo; curso técnico em enfermagem completo; registro atualizado e ativo no Conselho Regional de Enfermagem do Pará.
Horários: 180 h/mensais
Benefícios: salário + vale-transporte


Famílias do ‘Fomento Rural’ em Aveiro devem receber parcela de benefício em maio


Para que 75 famílias de produtores rurais de Aveiro, no oeste do Pará, continuem com o plantio de mandioca, pesca artesanal, criação de galinha caipira e artesanato, o Programa Fomento Rural vai pagar a segunda parcela do recurso não reembolsável, de R$ 1.400, na segunda quinzena de maio. A primeira parcela, de R$ 1 mil foi paga em fevereiro.
Em comum, as famílias selecionadas apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica e benefício do Bolsa-Família. O Fomento Rural, do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), é executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em mais de 10 comunidades do município, entre essas, um assentamento e algumas áreas ribeirinhas à margem esquerda do rio Tapajós.
Todos os recursos, não reembolsáveis são para apoiar projetos produtivos indicados pelos próprios agricultores e elaborados e acompanhados pelo escritório local da Emater.
“São famílias rurais com muita dificuldade de trabalho e renda, que estão aproveitando os recursos do Fomento e a assistência técnica especializada para melhorar as atividades, nas quais já têm conhecimento e tradição. No caso, os recursos e a assistência técnica vêm como uma ponte para o acesso a tecnologias e para a melhoria das estruturas”, explica o chefe do escritório local da Emater, em Aveiro, o técnico em agropecuária José Nivaldo Sales.

Substituição de bomba provoca interrupção no fornecimento de água em três bairros de Santarém


Três bairros da área central de Santarém, no oeste do Pará, ficarão sem o fornecimento de água nesta quinta-feira (12). De acordo com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a interrupção do serviço será necessária para que ocorra a manutenção no poço da Avenida Mendonça Furtado.
Os bairros afetados são: centro, Aldeia (parcialmente) e Santa Clara (parcialmente). Segundo a Companhia, a estrutura do poço será desmontada para que haja a substituição bomba submersível e da coluna de adução. A previsão para o retorno do abastecimento é para às 17h.