terça-feira, 20 de abril de 2021

Adriana Almeida cobra mais rigor e organização de todos os órgãos com competência de fiscalização para impedir aglomerações

Vereadora Adriana Almeida (PV)
Com a responsabilidade de fiscalizar a atuação do Poder Executivo, a vereadora Adriana Almeida (PV), usou seu tempo de bancada na sessão ordinária desta segunda-feira, 19, para solicitar fiscalização e criação de pontos fixos da cidade. Isto porque houve aumento de aglomerações em localidades, como a orla, Alter do chão e demais pontos turísticos, principalmente com a mudança de bandeiramento no município.
A vereadora destacou que não adianta postar as denúncias nas redes sociais, é preciso ligar para o disque denúncia e pediu apoio dos demais órgãos para ajudar na demanda das fiscalizações do município. “Temos atualmente 26 fiscais na Vigilância Sanitária e três carros disponíveis. Como que somente três carros e este número de fiscais podem dar conta de toda a cidade? Nós temos outros órgãos que também podem ajudar nessa fiscalização, como o Procon, Semma, Defesa Civil, SMT e Polícia Militar, principalmente porque tem competência policial de adentrar nas residências”, destacou a vereadora. 
“Nós precisamos intensificar pontos físicos de maior fluxo de aglomerações da cidade, visando garantir com maior rigidez que os protocolos de segurança sejam seguidos por todos, com o uso devido de máscara e distanciamento social”, acrescentou Almeida. A parlamentar finalizou solicitando que as lanchas também sejam fiscalizadas, com apoio da Capitania dos Portos.

Projeto Roteiros Santarenos promove excursão virtual pelo encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas





















No próximo dia 24 de abril, o projeto de extensão Roteiros Santarenos promoverá a excursão virtual “Geoturismo Fluvial no Encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós”. O objetivo é compartilhar conhecimentos sobre uma das mais importantes formas da superfície terrestre: o rio. O convite é para que os participantes embarquem numa canoa virtual e naveguem, não apenas para se deslocar, mas também para conhecer as belezas, a origem e a evolução das paisagens presentes no encontro das águas dos rios Amazonas e Tapajós, em Santarém.
A excursão virtual terá duração de uma hora, com início às 16h do dia 24 de abril. A participação é gratuita e não é necessária inscrição prévia. A transmissão ocorrerá pelo canal “Rafael Lima” no YouTube, através do link https://www.youtube.com/channel/UClotuf7tJru3W72LMHoCO8A/featured.
A ação é promovida pelo projeto de extensão Roteiros Santarenos: Geologia, História e Turismo, vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), desenvolvido desde 2014. A atividade marca o I Geodia nacional, evento promovido pela Associação Brasileira de Defesa do Patrimônio Geológico e Mineiro (AGeoBR), com apoio da Ufopa e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com participação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

ES caminha para ser um dos primeiros do país a alcançar a imunidade coletiva

O Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e o Subsecretário de Vigilância
em Saúde, Luiz Carlos Reblim durante coletiva de imprensa, nesta segunda 19.


























O Espírito Santo pode ser um dos primeiros estados do Brasil a conseguir atingir a imunidade coletiva de sua população, em relação à Covid-19, por meio da vacinação em massa. O Estado é terceiro que mais vacinou contra a Covid-19 até o momento. Secretário também destacou o perigo do aumento de casos e óbitos entre jovens.
A expectativa foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, e pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (19) em Vitória.
"Estamos preparando condições para que o Espírito Santo avance ainda mais na velocidade de vacinação e diante da possibilidade de aquisição de vacinas por parte do governo estadual ou incremento de doses enviadas pelo governo federal, manter a capacidade da vacinação rápida por parte dos municípios capixabas. Dessa maneira, nós entendemos que o Espírito Santo poderá ser um dos primeiros estados do Brasil, ao longo deste ano, a alcançar uma imunidade coletiva por meio da cobertura vacinal", afirmou Nésio.
O secretário de Saúde exaltou ainda o desempenho atual da vacinação no estado, que segundo ele está entre os melhores do país no ranking nacional em relação à porcentagem de pessoas vacinadas com doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
"O Espírito Santo tem demonstrado uma grande capacidade de vacinação contra a Covid-19, alcançamos a condição de terceiro estado do Brasil com maior percentual da população já imunizada pelas doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Quando comparada também a proporção entre doses aplicadas e registradas com as doses recebidas pelo ministério também estamos entre a terceira e quarta melhor posição do país", disse.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, destacou na coletiva o perigo do aumento de internações e mortes por Covid-19 entre os mais jovens.
"Se tivermos uma variante que atinge os jovens, é grande o risco de óbito. Praticamente dobrou o número de óbitos em jovens que foram internados. O jovem não está imune a esta doença, tanto quem não teve a infecção quanto quem já teve. Há o risco de adoecer, adquirir a forma grave da doença", afirmou Reblin.
O secretário de Saúde ainda fez uma previsão bem otimista sobre a vacinação no Espírito Santo e espera que em breve possa estar vacinando cerca de dois milhões de capixabas.
"Já estamos desenhando todos os cenários inclusive o de ampla disponibilidade de vacinas e já estamos identificando qual mobilização de recursos humanos e materiais serão necessários para imunizar dois milhões de capixabas em um único mês, caso tenhamos condições de adquirir vacinas e simultaneamente aplicar as vacinas que o Ministério da Saúde envia ao Espírito Santo", contou.

CMDPI visita instituições financeiras e estabelecimento de atendimento à pessoa idosa


























Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Cmdpi) de Santarém, estão desde sexta-feira (16), indo até as instituições financeiras e locais de atendimento ao público principalmente a pessoa idosa, para reforçar a importância de assegurar que a legislação, no que diz respeito ao atendimento prioritário nesses ambientes, seja respeitada, principalmente diante da pandemia da covid-19. 
O conselho está seguindo um cronograma de visitas a vários estabelecimentos: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Sicredi, Banpará, BASA, Caixa Econômica Federal, Supermercados, Equatorial Energia, Cosanpa, Cartórios, Farmácias, Lojas de Departamentos, e demais estabelecimentos públicos e privados que realizem atendimento ao público da pessoa idosa no município de Santarém-PA. 
De acordo com a presidente do Cmdpi, Glaucya Fiori, o conselho está fazendo uso das suas competências descritas no Art. 3º, V, VI, VIII, IX do seu regimento interno e, atendendo à solicitação contida no ofício nº 116/2021 – MPPA/STM/IIPJ, levando a necessidade dos estabelecimentos cumprirem de forma integral as exigências definidas na Lei 10.048/2000, no Decreto nº 5.296/2004, Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso, e da Lei Estadual nº 9.211/2021 que tratam sobre o atendimento prioritário, imediato e individualizado das pessoas idosas, como preconizam os Art. 2º, Art. 3º, § 1º, I, Art. 3º, § 2º e Art. 46º da Lei nº 10.741/2003 -Estatuto do Idoso. 
O vice-presidente do Cmdpi, Evaldo Sena, destacou que é importante o atendimento com qualidade e dignidade. “Nós enquanto conselho estamos compartilhando por meio de um ofício as informações sobre as novas leis, regras, em relação ao atendimento prioritário e também as recomendações do Ministério Público. A prioridade dos atendimentos não é só para a pessoa idosa, mas também para as pessoas com criança de colo, com deficiência e fazer com que os estabelecimentos tenham conhecimento geral sobre a legislação, para que os nossos idosos sejam de fato bem acolhidos”, destacou. 
(Fonte: Portal Santarém e Geisa de Oliveira/Semtras/PMS)

OPERAÇÃO GOBLIN – Polícia Federal do Pará cumpre Mandados em investigação sobre grupo criminoso do Tráfico Internacional de Drogas que movimentou mais de R$ 89 milhões

A Policia Federal deflagra, nesta terça-feira, dia 20 de abril de 2021, a OPERAÇÃO GLOBIN, fruto de Inquérito Policial instaurado para apurar a atuação de um grupo criminoso dedicado ao tráfico internacional de drogas, identificado como responsável por 381 kg de cloridrato de cocaína, apreendidos pela Polícia Federal no interior de uma residência no Distrito de Mosqueiro, em Belém, no dia 17 de julho de 2019.
Trinta e três (33) policiais federais estão dando cumprimento, em Ananindeua, Benevides e Abaetetuba, a 06 (seis) Mandados de Busca e Apreensão e 02 (dois) Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela 3ª Vara Criminal Federal – Seção Judiciária do Estado do Pará.
A Operação Globin é pioneira no Estado do Pará, representando um marco no combate ao tráfico transnacional de drogas, com foco, principalmente, na descapitalização do narcotráfico, através do sequestro de bens móveis e imóveis.
A Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas, além de realizar grandes apreensões de entorpecentes e relevantes prisões de criminosos, tem voltado sua atenção, especialmente, para a descapitalização dessa atividade criminosa, como medida eficaz na desestruturação dessas atividades ilícitas. A instituição caminha de forma contundente no enfrentamento ao narcotráfico, buscando sempre a modernização da investigação policial, culminando com a imposição de severo dano patrimonial aos envolvidos, sobretudo àqueles que ocupam posições de liderança, provocando a quebra da espinha dorsal do tráfico de drogas.
Durante as investigações, observou-se que a associação criminosa fazia uso de aplicativo de criptografia de alto nível para tratar sobre atividades ilícitas, utilizando-se também de complexo sistema de financiamento ao tráfico de drogas que movimentou mais de R$ 89.000.000,00 (oitenta e nove milhões de reais).
Além da colheita de novos elementos de informações durante o cumprimento dos mandados judiciais, a Operação Globin logrou êxito no deferimento judicial de medidas de sequestro de bens móveis e imóveis avaliados aproximadamente em R$ 22.000.000,00 (vinte e dois milhões de reais), referentes a prédios, casa, cotas referentes a apartamentos em Resorts de Luxo, entre outros.
Os valores sequestrados serão destinados aos cofres públicos para implementação de políticas públicas voltadas especialmente a projetos de reaparelhamento e custeio das atividades de fiscalização, controle e repressão ao uso e ao tráfico ilícito de drogas, assim como programas de prevenção, atenção, cuidado, tratamento e reinserção social de usuários de drogas.
Confirmada a hipótese criminal investigada no Inquérito Policial, os autores responderão pelos delitos capitulados nos artigos 33, 35, caput e parágrafo único, 36 c/c 40, I, todos da Lei 11.343/06 c/c art. 69 do Código Penal.
O nome da Operação refere-se a uma lenda colombiana, a qual faz alusão a um anjo que foi expulso do sono com a punição de andar pelos campos da terra, persuadindo jovens e adultos e provocando pesadelos, sonambulismo, raiva, perdimento de coisas, levando-os a vagar sem rumo. A alusão ao nome GLOBIN está ligada diretamente aos efeitos nocivos que a cocaína causa sobre o ser humano.
(RG 15 / O Impacto com informações da PF/PA)



Vacina por toda Belterra

Recebemos hoje a tarde mais 330 doses de vacinas contra a covid-19. 
Amanhã 20.04, pela manhã, divulgaremos o calendário de vacinação para a faixa etária de 60 a 64 anos.



MEC oferece Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal e em Conselho Escolar























O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), oferece o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal, que visa promover a formação em nível de aperfeiçoamento aos dirigentes e técnicos das secretarias municipais de educação, com o propósito de qualificá-los e, assim, fortalecer a gestão administrativa, financeira e pedagógica, promovendo melhorias na qualidade da educação ofertada nas escolas públicas.
O curso, com duração de seis meses, será ofertado em ambiente virtual de aprendizagem e o início das aulas está previsto para o dia 22 de abril de 2021. Por se tratar de um grande número de inscritos, a SEB realizou uma seleção se baseando em critérios técnicos para a distribuição das vagas entre as secretarias municipais de educação, de maneira a atender ao maior número possível de sistemas de ensino.
Além do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal, o MEC e a UFSCar também oferecem o Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar, que visa promover a formação em nível de aperfeiçoamento aos técnicos das secretarias municipais e estaduais de educação, bem como de suas regionais de ensino, a fim de qualificá-los para fortalecer o Conselho Escolar e promover maior participação da família na escola.
Assim como no Curso de Gestão da Educação Escolar, o número de inscritos superou o número de vagas disponíveis, e a SEB selecionou, criteriosamente, as secretarias de educação dos estados e municípios, de maneira a contemplar o maior número possível de entes da federação.
A UFSCar encaminhará um e-mail para os cursistas selecionados em ambos os cursos, contendo o endereço eletrônico, bem como o login e a senha de acesso ao ambiente virtual de aprendizagem.
Confira a lista dos selecionados para participar da primeira oferta do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Municipal e do Curso de Aperfeiçoamento em Conselho Escolar.
(Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SEB)

Equatorial Pará garante desconto na conta de luz por meio do E+ Reciclagem

Em Santarém o posto de coleta funciona na Praça São Sebastião, de segunda a sábado
O incentivo à cultura da reciclagem e a sustentabilidade é o principal objetivo do projeto implantado em 2018 no município de Santarém. Além de dar a destinação correta dos resíduos sólidos recicláveis e evitar que mais lixo seja descartado no meio ambiente, o E+ Reciclagem proporciona desconto na conta de energia, de acordo com a quantidade e tipo de material reciclável. O desconto pode ser aplicado na conta do cliente residencial ou pode ser doado a uma instituição filantrópica como a Pastoral do Menor, Apae, Irmã Dulce e Creche Seara, que estão cadastradas no projeto. 
No posto que funciona na praça São Sebastião, no bairro Prainha, a coleta é feita seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
No levantamento feito pela Equatorial Pará, atualmente mais de 2.300 clientes estão cadastrados no E+ Reciclagem, em Santarém. E quase 89 toneladas de resíduos já foram trocados em três anos de funcionamento. O papel é o resíduo mais trocado no posto de reciclagem, totalizando mais de 74 toneladas.
Os resíduos que podem ser trocados são: Plásticos: garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, de massas, potes de manteiga e margarina, baldes e bacias, entre outros similares; Metais: latas de alimentos, refrigerantes, cervejas, panelas, sucatas de ferro; Papel: jornais e revistas, papel comum, livros, papelão; Tetra Pack: caixas de leite ou sucos, caixinhas de molhos ou achocolatados e Resíduos orgânicos: óleo de cozinha usado.

Cadastro

Os clientes que ainda não participam do projeto podem fazer o cadastro no próprio posto do E+ Reciclagem. No momento, os colaboradores recebem um cartão com seus dados e informações sobre o projeto. Na troca dos resíduos, o bônus é calculado e creditado na conta de luz de acordo com o peso de cada resíduo e o preço de mercado. Quase R$ 10 mil reais de desconto já foram distribuídos de bônus para os clientes do município de Santarém.

Internado há sete meses, jovem de 12 anos é batizado no Hospital Metropolitano

























Família e profissionais de saúde da unidade participaram da celebração. Jovem deu entrada na unidade após sofrer uma queda de arquibancada
Internado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) há sete meses, Iago de Nazaré Pimentel, de 12 anos, recebeu o sacramento do batismo na manhã desta quinta-feira, 15, durante cerimônia realizada dentro da unidade. Essa é a primeira vez que um paciente é batizado no hospital.
A cerimônia reuniu os profissionais de saúde do HMUE, além da família e os padrinhos do paciente. O batismo foi celebrado pelo padre Nilton Reis, da Paróquia Cristo Peregrino, do bairro da Guanabara. Todos as diretrizes de segurança foram realizadas pelo hospital, de acordo com os órgãos de saúde. 
De acordo com o padre Nilton, “o rito do batismo é importante para nos aproximar do Altíssimo, mantendo a fé em Deus, pois ele é quem dá forças para enfrentar as dificuldades”. 
Localizado em Ananindeua, o HMUE é uma unidade do Governo do Pará, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde. O hospital é referência no tratamento de traumas no Estado. Devido a gravidade do acidente, Iago foi levado para o Metropolitano onde segue o tratamento.
Segundo a avó do jovem, Laura da Silva, de 52 anos, Iago caiu de uma arquibancada durante uma partida de futebol. “Antes do acidente ele queria ser batizado”, explicou. “O que estamos fazendo hoje é realizando um desejo dele, pois sabemos que é isso que ele queria”, completou.
A celebração emocionou a equipe que cuida da criança. “Celebramos com a família esse momento. Sabemos que a cada dia é uma luta diferente para se manter de pé e a fé é a principal ferramenta nesse momento”, declarou Maria Oliveira, técnica de Enfermagem.
“Prestar um atendimento humanizado e integral, respeitando a particularidade de cada paciente e de sua família, é uma das missões do Hospital Metropolitano. Foi com esse propósito que os setores de Humanização e projetos sociais promoveram o batismo do Iago, de acordo com o pedido da família”, explicou a diretora Hospitalar, Alba Muniz.

Joelma bloqueou o filho em suas redes sociais após ele ir morar com Ximbinha



















Os dramas familiares pessoais insistem em rondar a vida profissional da cantora paraense Joelma, ex-Calypso. Ela volta aos noticiários desta vez por causa de uma suposta atitude tomada por ela contra o filho Yago Matos, 25 anos, filho de Joelma com o advogado Robson Leão. Apesar de ter um pai biológico, é o padrasto, Ximbinha, quem recebe o carinho do jovem a quem ele chama de pai.
A polêmica da vez teria sido motivada pelo bloqueio da mãe famosa ao filho em suas redes sociais.
Yago contou em uma conversa com internautas que a mãe o bloqueou depois que ele decidiu ir morar com Ximbinha e atual mulher dele, em Belém.
“Vim morar de Belém a trabalho e não deixei de seguir minha mãe. Eu fui bloqueado. Não estou brigado com ela, mas também não vou escolher lados, ambos são os meus pais. Se eles têm problema entre eles, eles que resolvam. Preguiça desses problemas de família”, escreveu.
A cantora não teria gostado nem um pouco de ver o filho morar com Ximbinha e a atual mulher do guitarrista, Karen Kethlen Fernandes, apontada como pivô da separação do casal famoso.
Joelma e Ximbinha se separaram em 2015, em meio a muitas brigas, discussões, acusações e traições, confirmadas após a separação.
No começo de 2000, o jornal O Impacto revelou aquele que seria o maior drama da carreira pessoal da cantora paraense. O pai dela, José Benahum Mendes, falecido em junho de 2019, morava na periferia de Santarém, no oeste do Pará, ignorado e esquecido pela filha famosa. Nessa época, havia 35 anos que Joelma não falava com o pai. Foi a partir da reportagem de O Impacto, que ela decidiu procurar José Benahum e tentar uma reaproximação come ele, após, claro, várias negativas da parte da cantora inicialmente.
Esse lado obscuro da vida pessoal de Joelma era desconhecido do seu público. Quando a matéria foi publicada logo teve repercussão nacional, indo parar nos principais programas de TV, rádios, jornais e revistas de todo o país. José Benahum vivia doente e só resolveu falar com a reportagem porque gostaria de rever a filha e pedir perdão. Ele jamais a acusou de abandono ou algo desse tipo. Pelo contrário, sempre demonstrou orgulho, carinho e respeito por ela.
As polêmicas envolvendo Joelma e os filhos se afloraram após a separação com Ximbinha, antigo parceiro musical da cantora e dançarina da Banda Calypso.

Bolsonaro diz que Fiocruz entrega 18 milhões de vacinas agora em abril


O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse hoje (18), por meio de uma rede social, que a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) vai entregar 18 milhões de vacinas contra a covid-19 até o final de abril. Desse total, segundo o presidente, serão entregues 4,6 milhões de doses ainda nesta semana e mais 6,7 milhões na outra semana.
Na sexta-feira (16) a Fiocruz já havia repassado mais 2,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Além dos 2,8 milhões liberados na sexta-feira, 2,2 milhões já haviam sido entregues na última quarta-feira (14).
O presidente disse ainda que a previsão é que o volume de entrega de imunizantes cresça nos próximos meses. Segundo ele, no segundo semestre de 2021, a Fiocruz deve entregar 110 milhões de doses da vacina.

Educação

O presidente também usou a rede social para divulgar um aplicativo do Ministério da Educação voltado para a alfabetização de crianças.
Segundo Bolsonaro, o Brasil tem a maior parte de suas escolas fechadas por determinação de “governadores e prefeitos” e o país é “um dos com o maior tempo” de fechamento de instituições de ensino do mundo.
Medidas para evitar maior circulação de pessoas, como o fechamento de escolas e outras atividades não essenciais, têm sido adotadas durante a pandemia por governadores e prefeitos, como o objetivo de evitar o aumento no número de infectados pelo vírus, que já chega a quase 14 milhões, com mais de 370 mil mortos, desde o início da pandemia, no início do ano passado.
(Agência Brasil)

Testemunhas de Jeová planejam lançar Bíblias em 36 idiomas em 2021



Em 2020, as Testemunhas de Jeová lançaram a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (TNM) em 33 idiomas diferentes — o maior número de lançamentos em um ano desde sua primeira tradução da Bíblia, em 1950. Até março de 2021, a TNM estava disponível, inteira ou em parte, em 200 línguas.
Um dos marcos no seu trabalho de tradução em 2020 foi o lançamento da primeira Bíblia completa em língua de sinais americana (ASL), em 15 de fevereiro. No discurso de lançamento na Flórida, Geoffrey Jackson, membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, disse: “Até onde sabemos, as Testemunhas de Jeová são a primeira organização ou grupo a lançar uma Bíblia completa em língua de sinais americana. E esta é provavelmente a primeira Bíblia completa em língua de sinais na história da humanidade.” 
A maior parte da Bíblia (TNM) em língua brasileira de sinais já está traduzida, e espera-se que a versão completa fique disponível ao público em breve.
As Testemunhas de Jeová produzem e distribuem Bíblias desde o início do século 20. Com o tempo, elas adquiriram os direitos de impressão das versões em inglês King James e American Standard, entre outras.
Mas, na década de 40, as Testemunhas de Jeová começaram a trabalhar numa tradução para o inglês moderno. Um dos objetivos principais era restaurar o nome de Deus, Jeová, nos mais de 7 mil lugares na Bíblia onde outros tradutores o tinham substituído por títulos, como “Senhor”. A partir de 1950, a Tradução do Novo Mundo foi sendo lançada em partes até ser completada em 1961.
Sobre a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Gregas Cristãs (ou Novo Testamento) o crítico bíblico britânico Alexander Thomson escreveu em 1952: “Ao que parece, essa tradução é o trabalho de estudiosos peritos e talentosos que procuraram transmitir do melhor modo possível em inglês o verdadeiro sentido do texto grego.” Ele concluiu: “Gostaríamos de ver todos os nossos leitores com um exemplar dessa versão. Ela será uma aquisição muito valiosa para as suas bibliotecas.”
A versão completa em português foi lançada no Brasil em 1967, e em 1987 foi lançada uma edição para estudo, com referências. Na época, a revista Veja descreveu essa tradução como a “mais completa versão das Escrituras” no país.
Em 2013, as Testemunhas de Jeová lançaram a edição revisada da Tradução do Novo Mundo em inglês. Entre outras mudanças, ela usa uma linguagem mais moderna e mais simples, o que facilita a leitura e a tradução para outras línguas. A edição revisada em português foi lançada em 2015.
Augusto Machado, que usa a TNM há mais de 50 anos, disse: “Além de ser exata, ela é mais fácil de ler e entender. É uma ótima tradução para se conhecer o nome de Deus, Jeová, e a vontade dele.”
A tradução é feita por equipes de tradutores voluntários que moram nos lugares onde a língua-alvo é falada. Todo o trabalho de tradução, edição e impressão realizado pelas Testemunhas de Jeová é mantido por donativos voluntários. Isso permite que elas distribuam a Tradução do Novo Mundo no mundo todo sem custo.
Em 2021, as Testemunhas de Jeová planejam lançar a Bíblia inteira ou em parte em mais 36 idiomas. Você pode ler ou baixar essa Bíblia em português ou em outros idiomas no site jw.org.

Inscrições para Programa de Estágio foram prorrogadas até dia 21

O Grupo Equatorial Energia disponibilizará 80 vagas entre os oito Estados onde tem atuação
O Grupo Equatorial Energia prorrogou até esta quarta-feira, dia 21, as inscrições para o processo seletivo do seu Programa de Estágio. O Grupo disponibilizará 80 vagas entre os oito Estados onde tem atuação: Pará, Maranhão, Piauí e Alagoas, destinadas às distribuidoras de energia. Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Brasília, ofertadas para o segmento de transmissão de energia.
Áreas como as de Recursos Humanos, Jurídico, Engenharia, Meio Ambiente, Endomarketing, Contabilidade, Relacionamento com o Cliente, Tecnologia da Informação e Telecom, Faturamento, Suprimentos, Logística, entre outras, terão oferta de vagas. 

Requisitos

Os candidatos precisam preencher alguns pré-requisitos como estar com o curso em andamento, ter conhecimento no Pacote Office, disponibilidade para estagiar 20 ou 30 horas semanais além de morar na cidade da vaga, ou ter mobilidade para o deslocamento diário até o local do estágio. O processo seletivo será realizado de forma inovadora por meio de sistema de Inteligência Artificial e etapas virtuais, incluindo avaliações, dinâmicas e entrevistas.

Inscrição e benefícios do estágio

Os interessados podem realizar inscrição por meio do link: https://equatorialestagio.across.jobs/ até o dia 21 de abril. É através desta plataforma que também será realizado o processo seletivo que inclui as seguintes etapas:
· inscrição e testes online (até 21 de abril);
· avaliações e game online (16 a 25 de abril); 
· dinâmicas de grupo (30/04) e
· entrevistas finais (03/05).
O início do estágio está previsto para junho deste ano. Além bolsa de estágio, os selecionados poderão receber benefícios como auxílio transporte, auxílio refeição e estacionamento. Somado a isso, outra novidade são as ações estruturadas para o desenvolvimento dos selecionados, envolvendo treinamentos técnicos e comportamentais que serão oferecidos durante o estágio, afim de potencializar o conhecimento e complementar a formação acadêmica.

SANTARÉM: Mais rigidez nas fiscalizações para quem promover grandes aglomerações

O vereador Murilo Tolentino (PSC), alertou para a super lotação da UTI Adulto, no Hospital Regional do Baixo Amazonas. De acordo com o vereador, a ocupação dos leitos de UTI ainda não reduziu desde o Lockdown que ocorreu em 1º de fevereiro. A lotação ainda está alta, com lista de espera em alguns períodos, desde o mês de fevereiro.
"A nossa UTI Adulta está com 100% de ocupação. Não é 80%. O índice de 80% é devido ter UTI Criança e UTI Neo Natal. Sendo que a UTI Adulta segue com fila de espera desde o Lockdown. Nunca baixou. Então não vencemos ainda essa guerra", comentou o vereador Murilo.

Aglomerações

Nesse final de semana, após a liberação de praias e bares, devido a mudança de bandeiramento de vermelho para laranja, vários estabelecimentos comerciais no município tiveram o registro de grandes aglomerações com a realização de festas e eventos, onde está proibido devido a uma ordem judicial de dezembro/2020.
O vereador Murilo Tolentino pediu a punição dos donos de estabelecimentos que estão descumprindo o decreto municipal e causando enormes aglomerações, inclusive com a cassação do alvará dos estabelecimentos. 

CAIXA PAGA AUXÍLIO EMERGENCIAL A BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA COM NIS 2

Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 2 recebem hojem, 19, a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.
O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada na última sexta-feira, 16, e será paga até 30 de abril.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.
O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.
Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.
Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.
(Fonte: Agência Brasil)


TRIBUNAL DO JÚRI DEVE RETOMAR JULGAMENTOS EM MAIO NO FÓRUM DA COMARCA DE SANTARÉM

Com a flexibilização de medidas e reclassificação do bandeiramento na região oeste do Pará de vermelho para laranja, a 3ª Vara Criminal de Santarém, privativa do Júri, deve retomar as atividades e realizar o primeiro julgamento este ano. A data prevista para o retorno dos trabalhos é o dia 11 de maio.
O juiz titular da Vara, Gabriel Veloso, disse que deve ser liberada uma pauta contendo júris que aguardavam realização, mas que acabaram tendo que ser suspensos por conta da situação sanitária.
Os julgamentos ocorrerão as terças e quintas-feiras, e no mês de junho serão realizados julgamentos diariamente, em regime de mutirão. "A prioridade absoluta é julgar todos os réus presos que aguardam julgamento", frisou o magistrado.
Gabriel ressaltou ainda que todos os julgamentos respeitarão as medidas de segurança, como: sem público, distanciamento social de jurados e partes, uso de máscaras e álcool em gel e, quando possível, oitiva de testemunhas por vídeoconferência.
A primeiro turma de jurados já foi selecionada no mês passado e passou por treinamento, devendo ser convocada para atuar no primeiro julgamento e nos demais que constam de sua programação.
(Fonte G1 Santarém e Blog do Carpê)


Monte Alegre não libera balneários e mantém toque de recolher até 30 de abril apesar de reclassificação de contágio na região









O município de Monte Alegre, no oeste do Pará, decidiu não seguir a todos as medidas de flexibilização após a reclassificação do bandeiramento da região, que passou de vermelho para laranja na sexta-feira (16). Um novo decreto municipal determinou a não abertura de balneários e igarapés, e manteve o toque de recolher até 30 de abril.
Conforme o Decreto Nº 299, que entrou em vigor também no dia 16 de abril, apesar da mudança de bandeira é preciso considerar o alerta máxima para a contágio da Covid-19.
Além da proibição para reabertura de balneários, igarapés e clubes, a determinação é válida para boates, casas noturnas e de shows.
Embora com a mudança de bandeiramento o Governo do Pará que extinguiu o toque de recolher, a prefeitura o manteve no município. O confinamento domiciliar será de 23h às 5h do outro dia, ficando terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando a necessidade ou urgência.
Em razão do toque de recolher ficam terminantemente proibidas a circulação e permanência de pessoas nos parques, praças públicas municipais, orlas, ruas e logradouros, objetivando evitar contatos e aglomerações.
Continua sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção facial no município, ficando sujeito o infrator a responder civil e criminalmente.
Caso haja descumprimento de medidas estabelecidas no decreto, multas podem ser aplicadas nos valores de R$ 3 mil para pessoas jurídicas e R$ 300 para pessoas físicas.
(Fonte: G1 Santarém)

Em reapresentação, Tapajós faz nova testagem para Covid-19 e inicia preparação para duelo com Bragantino

Jogadores se reapresentaram na tarde de segunda (19). O zagueiro Michel sofreu uma torção no joelho esquerdo no duelo com o Paysandu e está no Departamento Médico do Boto

Após um domingo de descanso, a equipe do Tapajós se reapresentou nesta segunda (19) para iniciar a preparação para o confronto contra o Bragantino. Os atletas foram novamente testados para a Covid-19
Pela manhã os trabalhos ficaram por conta do preparador físico Alvino Barradas que fez uma atividade regenerativa com os atletas que participaram do confronto contra o Paysandu.
A baixa foi o zagueiro Michel que, ainda no primeiro tempo da partida contra o Papão, sofreu uma torção no joelho esquerdo. O jogador realizará exames de imagens para ver o grau da contusão.
Já pela tarde, os jogadores realizaram testes para Covid-19. No campo os trabalhos técnico e táticos foram realizados no Campo Bom Jardim, em Benevides, sob o comando do técnico Artur Oliveira.
O Tapajós volta a campo nesta quinta-feira (22) contra o Bragantino. A partida válida pela 7ª rodada do Parazão 2021 começa às 10h da manhã.
O Boto está na zona de rebaixamento do Parazão, com apenas 3 pontos. Em seis partidas, a equipe santarena empatou 3 e perdeu 3.

Machados são apreendidos em loja em Alter do Chão em operação de combate a venda de materiais arqueológicos









A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (19) em Santarém, no oeste do Pará, a operação “Ceharitauá”, com o objetivo de reprimir a comercialização de materiais arqueológicos. A Justiça Federal concedeu mandado de busca e apreensão em uma loja na vila de Alter do Chão, distante aproximadamente 37 km da área urbana do município.
O nome da operação, “Ceharitauá”, significa "machado de pedra" na língua Tupi. A operação contou com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.
A equipe de policiais, acompanhada por um membro do Iphan, encontrou no endereço sete machados de pedra (material arqueológico), que não podem ser comercializados, o que configurou o flagrante delito art. 2º § 1º da Lei nº 8.176, de 1991, que prevê pena de detenção de 1 a 5 anos e multa, e resultou na prisão do dono do estabelecimento.
Os objetos foram apreendidos, encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Santarém, assim como o homem, para apresentação e esclarecimentos ao delegado.
Segundo a Polícia Federal, os bens de natureza material de valor arqueológico são definidos e protegidos pela Lei nº 3.924, de 1961, sendo considerados bens patrimoniais da União, e o art. 20 da Lei nº 7.542, de 1986, preconiza que as coisas e os bens resgatados de valor artístico, de interesse histórico ou arqueológico permanecerão no domínio da União, não sendo passíveis de apropriação, doação, alienação direta ou por meio de licitação pública.

Vacinação de idosos de 60 anos ou mais contra a Covid-19 já hoje, terça-feira, 20, em Santarém

Com a chegada de 5.390 doses de vacina a Santarém, oeste do Pará, a secretaria municipal de Saúde (Semsa) promove vacinação de idosos de 60 anos ou mais nesta terça-feira (20). Até semana passada, foram vacinados idosos de 61 anos ou mais.
Para garantir a vacinação sem aglomeração, a Semsa conta com apoio da Arquidiocese de Santarém, Associações de moradores e demais instituições parceiras.
Uma estrutura será montada com 7 postos descentralizados para a vacinação das 08h às 17h. Confira abaixo os locais:
Igreja Matriz - Catedral Metropolitana de Santarém (Bairro Centro);
Igreja de Fátima (Bairro Fátima);
Igreja Santa Clara (Bairro Caranazal);
Igreja Cristo Salvador (Residencial Salvação);
Igreja Sagrada Família (Bairro Aeroporto Velho);
Barracão da Igreja Santíssimo (Bairro Santíssimo); e
Escola Gonçalves Dias (Bairro Santana).
Para receber a vacina, os idosos precisam ter em mãos no ato vacinação o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a carteira de vacinação.
“Estamos trabalhando para ir baixando a faixa etária de imunização. Chegou a vez dos idosos de 60 anos. Pedimos que eles busquem os postos de vacinação e sigam os protocolos de segurança sanitários como uso de máscara, álcool em gel e que mantenham o distanciamento social”, disse Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.
Devido ao número limitado de doses de vacina, a Semsa monta o cronograma conforme novos lotes são enviados pela Sespa para Santarém. Há grande expectativa no município para o início da imunização de pessoas com comorbidades, mas é preciso cumprir o que estabelece o Plano Nacional de Imunização (PNI), conforme as faixas etárias dos públicos prioritários.

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a segunda dose da vacinação para os grupos prioritários segue sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros.

Após três meses, bandeiramento muda de vermelho para laranja no Baixo Amazonas, anuncia governo do Pará




















Foi anunciada pelo Governo do Estado na noite desta quinta-feira (15) a mudança na classificação do bandeiramento na região do Baixo Amazonas, no oeste do Pará, que passa de vermelho para laranja em relação ao contágio pela Covid-19. A alteração ocorreu após análise técnica do Comitê Científico da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e já entra em vigor nesta sexta-feira (16). A reclassificação também é para a região do Tapajós.
O anúncio foi feito pelo governador Helder Barbalho (MDB), que disse ainda que um dos critérios para tais mudanças foi a taxa de ocupação de leitos no estado, que é de 80,8% de UTI e 57,8% de leitos clínicos.
A região entrou em badeiramento vermelho ainda em janeiro deste ano, passou por medidas mais restritivas de circulação (lockdown) após identificação da nova cepa da Covid-19, e havia retornado à classificação vermelha depois de 15 dias.
Outra medida adotada pelo Governo Estadual foi a liberação do tráfego de passageiros e cargas entre os estados do Pará e Amazonas - região na qual os municípios próximos tiveram grande alta de contágio da Covid-19 no início do ano.
As regiões com o bandeiramento vermelho também tem novas regras: o toque de recolher passa a valer a partir das 22h até 5h; restaurantes, lojas e shoppings podem funcionar até às 21h. As viagens para o Marajó e transporte entre estado do Amazonas e o Pará retornam a normalidade.— April 15, 2021
"No bandeiramento laranja não há restrição em nenhum horário, mas acompanhem pelos decretos municipais as autorizações para que em cada município você possa estar sabendo aquilo que deve ou não deve", completou o governador.

URGENTE: Petrobras volta a subir preços do diesel e da gasolina

A Petrobras informou nesta quinta-feira (15) que vai voltar a aumentar o preço médio do litro do diesel e da gasolina nas refinarias a partir desta sexta-feira (16). No sábado (10), a companhia reduziu o preço do diesel, mas manteve o da gasolina.
Preços médios nas refinarias serão de R$ 2,64 por litro para a gasolina e R$ 2,76 por litro para o diesel a partir de sexta-feira (16).
Com o novo aumento, o preço da gasolina passa a acumular alta de 43,47% desde o ano, enquanto o valor do diesel já subiu 36,63%.

Mudança de comando

A Petrobras passa por um processo de mudança no seu comando. Nesta sexta-feira (16), o conselho de administração da Petrobras se reúne para avaliar propostas de eleição do novo presidente e dos diretores executivos da companhia.
Para o cargo de presidente, o colegiado avaliará o nome do general da reserva Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Na segunda-feira, Silva e Luna foi aprovado, em assembleia, para assumir uma vaga no conselho de administração da petroleira – passo necessário para poder assumir o comando da empresa.

Aprovado texto-base de projeto que permite jornalista se tornar microempreendedor individual

O Senado aprovou na quarta-feira (14), o projeto que permite a jornalistas serem incluídos no Simples Nacional como microempreendedores individuais (MEI). Foram 71 votos favoráveis e 3 contrários ao texto-base. Sem acordo entre as lideranças, a análise dos três destaques apresentados ao projeto foi adiada para a próxima sessão deliberativa. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 30/2021, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) teve parecer favorável do senador Carlos Viana (PSD-MG), com emenda de redação.
Atualmente, os jornalistas já podem constituir microempresas ou pequenas empresas e se enquadrar no Simples Nacional. Contudo, eles não fazem parte das categorias dos microempreendedores individuais, que têm acesso a regras mais benéficas do que as do Simples, como enquadramento simplificado e carga tributária reduzida.
O Simples Nacional é um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, previsto na Lei Complementar 123, de 2006.
No entanto, segundo Veneziano, a realidade do mercado de trabalho mostra que a maior parte dos jornalistas tem rendimentos equivalentes aos de microempreendedores individuais, com receita anual de até 81 mil reais. Os microempreendedores individuais fazem um recolhimento de impostos de forma simplificada, em valores fixos, hoje em torno de R$ 50. Também estão isentos de tributos federais, como Imposto sobre Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o PIS/Pasep.
“A equivalência do jornalista ao microempresário individual trata-se de providência de equidade. A realidade do mercado de trabalho da atividade jornalística é a de abundância de atividades autônomas, chamadas de freelancer. Nessa condição, o jornalista, não raro, se torna empresário de si mesmo e, assim, passa a empreender em diversas frentes e mídias para garantir sua renda”, justifica Veneziano.
Carlos Viana concordou que o enquadramento como microempreendedor individual facilitará o exercício da atividade.
— O enquadramento como microempreendedor individual proporcionará ao jornalista tratamento simplificado e facilitado no exercício de sua atividade, assim como reduzirá a carga tributária suportada pelos profissionais que arriscam no dia a dia as suas vidas, dado o caráter cada vez mais perigoso da atividade, haja vista o aumento da violência contra os profissionais da imprensa e a atuação desses destacados jornalistas na dramática situação atual da pandemia -, afirmou.
O relator destacou que a maioria dos jornalistas, em boa parte do país, trabalha dentro do que se chama de “pejotização”.
– A ‘pejotização’ foi o que permitiu que jornalistas pudessem trabalhar em dois, três empregos, pela quantidade de horas, até em outras cidades, sem nenhum prejuízo. Eles podem prestar o serviço, ou seja, nós ampliamos a gama, reduzimos a guarida constitucional, em termos dos direitos trabalhistas fixados numa CLT dos anos 40, e criamos para eles a possibilidade de se adaptarem a um novo tempo, ao futuro — concluiu.

Destaques 

Durante a votação, foram apresentados destaques e sugestões para aumentar o escopo do projeto, para atender a outras categorias profissionais com o mesmo benefício. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) propôs que a medida também alcance os corretores de imóveis. O parlamentar argumentou que o importante, no caso, é o faturamento do profissional, que não deve ultrapassar R$ 81 mil, e que a categoria dos corretores sofre com o desemprego causado pela pandemia.
A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) sugeriu a inclusão dos publicitários no projeto. Já o senador Jean Paul Prates (PT-RN) pediu que o MEI fosse estendido também para produtores culturais e artísticos, que também foram atingidos pelos efeitos da pandemia. 
Sobre a inclusão de outras profissões, o relator, senador Carlos Vianna, disse que haveria a obrigatoriedade de se apresentar, no projeto, um relatório do impacto da mudança tributária na receita orçamentária.
— Como o objetivo da proposição é possibilitar o ingresso do jornalista como microempreendedor individual, a eventual ampliação das atividades poderia ser buscada por meio também da apresentação de projetos de lei autônomos, específicos, [com os] chamados impactos econômicos dentro da arrecadação — declarou.
Sem acordo para a retirada dos destaques, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, retirou o item de pauta do Plenário. O objetivo, disse, é que o relator e os autores das emendas cheguem a um consenso. Somente após a votação ou retirada desses destaques o projeto poderá seguir para análise na Câmara dos Deputados.

Petrobras sobe preços do diesel e da gasolina nesta sexta-feira

A Petrobras divulgou nesta quinta-feira (15), que reajustará o preço médio do litro da gasolina e do diesel em suas refinarias a partir desta sexta-feira (16).
O aumento nos preços médios praticados serão:
Gasolina sofrerá um aumento de R$ 0,05 e passando a ser praticado a R$ 2,64 por litro nas refinarias, representando uma alta de 1,9%.
Já o Diesel sofrerá um aumento de R$ 0.10 passando a ser praticado a R$ 2,76 por litro nas refinarias, representando uma alta de 3,8%.
Com o novo aumento o preço da gasolina acumula uma alta de 43,47% em 2021, enquanto o diesel subiu 36,63%,
Petrobras reajusta em 12% o preço da gasolina nas refinarias a partir desta quinta-feira. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Em nota, a Petrobras informou que o “alinhamento dos preços ao mercado internacional é fundamental para garantir que o mercado brasileiro siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento pelos diferentes atores responsáveis pelo atendimento às diversas regiões brasileiras”. As altas estão acontecendo após duas quedas seguidas nos preços do diesel e gasolina nas refinarias.
A Petrobras informou que “os reajustes são realizados a qualquer tempo, sem periodicidade definida, de acordo com as condições de mercado e da análise do ambiente externo”. Isso possibilita, informou a empresa, “competir de maneira mais eficiente e flexível e evita o repasse imediato da volatilidade externa para os preços internos”.
Vale lembrar que os preços praticados nas refinarias se difere dos preços vendidos nas bombas ao consumidor final. Até que o combustível chegue ao consumidor tributos federais, estaduais, custos de aquisição, mistura obrigatórias de biocombustíveis e margens brutas das companhias distribuidoras e dos postos são acrescidos ao valor que é pago pelo cidadão.
(Estado do Pará News com informações do Jornal Contábil)

Cerca de R$ 336 milhões estão sendo investidos no Programa Luz Para Todos no Pará

Milhares de famílias paraenses residentes em áreas rurais, serão beneficiadas pelo Luz Para Todos durante todo este ano de 2021. Com investimento de mais de 335 milhões de reais no Estado, a expectativa é que em torno de 13.600 famílias sejam atendidas. As obras realizadas pela Equatorial Energia Pará, contemplam 58 municípios paraenses. 
Na região Centro, serão quase 500 ligações; na região Nordeste, aproximadamente 6 mil; na região Oeste, serão feitas mais de 2 mil ligações. Já na região Norte, serão em torno de 2.400; e na Sul, mais de 2.800 ligações. 
De acordo com o Gerente Corporativo de Obras, Webiston Silva, o atendimento do Programa Luz Para Todos está sendo realizado com base no levantamento de domicílios rurais sem energia elétrica, feito pela distribuidora, entre os anos de 2016 e 2017. “Estão sendo priorizados os domicílios com cadastro validado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, conforme a Resolução 2.545, de 14 de maio de 2014”, explica. 
No ano de 2020, foram investidos cerca de R$ 127,8 milhões, totalizando 8.562 ligações em todo o Estado. Este ano, a previsão da Equatorial Pará é entregar cerca de 5 mil quilômetros de rede, que garantirão o acesso à energia elétrica a milhares de famílias que moram no campo. 

PLPT 

Desde que foi criado, em 2003, pelo governo federal, o Programa Luz Para Todos já realizou cerca de 452,4 mil ligações no Pará. 
O Programa busca promover o acesso de famílias residentes em áreas rurais à energia elétrica, de forma gratuita, acabando com a exclusão elétrica no país, por meio das extensões de rede, implantação de sistemas isolados e realização de ligações domiciliares. O Luz Para Todos tem priorizado os beneficiários do Programa Brasil sem Miséria, escolas rurais, quilombolas, indígenas, assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores, famílias em reservas extrativistas, afetadas por empreendimentos do setor elétrico e poços de água comunitários. 
(Fonte: Portal Santarém e Equatorial Pará)

Listão da UFPA: Comemoração diferente em tempos de pandemia

O resultado do maior vestibular da Região Norte foi comemorado de maneira diferente este ano. Nada de aglomeração ou das tradicionais festas nos cursinhos. A começar pela divulgação do listão da Universidade Federal do Pará (UFPA) que ao invés da lista divulgada no local, foi divulgada por meio virtual e também por rádio. 
Mas a vontade de comemorar fez com que novas e criativas formas surgissem. “Poder estar aqui e agradecer a toda equipe que me ajudou e, poder vibrar por essa conquista é bom demais”, disse Juliana Tavares, 22, aprovada em Medicina, ao passar pelo “Drive dos Aprovados”, organizado pelo Pré-Vestibular Physics. 
Uma estrutura com música, balões, espaço para fotos foi montado no local. Os alunos passavam em seus carros e recebiam os kits com camisa e jaleco - os aprovados em medicina, e também o tradicional ovo quebrado na cabeça. 
“Não podíamos deixar essa data passar em branco. É uma conquista dos nossos alunos, resultado de muito esforço e dedicação de todos. Então, organizarmos esse “ Drive Thru” para que os alunos pudessem passar aqui e pudéssemos vibrar com a conquista de cada um, mas respeitando todos os protocolos de segurança, comentou o diretor Hicaro Galante. 
Para os alunos, não é a mesma coisa de comemorar como antigamente. Mas foi preciso se adaptar. “Já nos adaptamos a tantas coisas nesse tempo de pandemia e agora nessa comemoração também. Mas o importante é que estou aqui, feliz demais pela minha conquista, depois de anos de esforço”, disse Juliana, saindo para comemorar com a família e os amigos sua aprovação. 
Para o novo calouro de medicina, Gabriel César Menezes, poder comemorar de alguma forma é o que faz a diferença. “Passeeeei!!! Conseguiiii!”, gritava ele quando passou pelo Drive dos Aprovados. Ele fez questão de parar, receber o jaleco e comemorar com a equipe do colégio. “Todo mundo aqui faz parte da minha conquista! To muito feliz e grato por tudo que fizeram”, disse enquanto posava para foto com a equipe operacional do colégio. 
(Fonte: Portal Santarém e Norimar Muller/Physics)




Equatorial Pará orienta sobre prevenção de acidentes elétricos com o uso do celular

Durante a pandemia do novo coronavírus, o entretenimento virtual teve um aumento significativo no mundo todo. Jovens, adultos e até crianças estão cada vez mais conectados ao aparelho celular como uma forma de interagir socialmente. Porém, esse hábito pode trazer sérios danos se não forem tomadas medidas de precaução relacionadas a acidentes elétricos. 
Uma estimativa feita pela Equatorial Pará indica que a maioria dos casos desses acidentes relacionados ao uso de aparelhos conectados é causada por falta de conhecimento, distração ou até descasos com as orientações de segurança. A distribuidora alerta para a prevenção desses casos que começam no momento da compra até a utilização dos equipamentos. 
Primeiramente, é importante saber que o perigo é causado porque quando um aparelho está ligado na tomada, a bateria aumenta a temperatura automaticamente e ao manuseá-lo, a tendência é superaquecer ainda mais, o que pode levar à explosão. 
O executivo de Segurança da Equatorial, Alex Fernandes, explica o porquê do perigo nesses casos. 
"Usar o aparelho celular conectado à tomada é altamente perigoso, pois caso aconteça uma descarga da rede elétrica, o usuário correrá sérios riscos de levar um choque. O risco é maior ainda em dias de chuva devido a possíveis descargas elétricas intensas. Esse é um hábito que deve ser evitado por qualquer pessoa", destaca Alex. 
"O alerta começa desde a compra dos equipamentos que precisam passar por uma supervisão do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), para serem comercializados. Os carregadores e cabos devem ser originais do aparelho, pois devido às diferentes configurações de voltagem e amperagem entre os modelos, eles podem oscilar nos equipamentos e causar danos irreversíveis", finaliza. 
Vale ressaltar, que cuidar da rede elétrica doméstica é crucial para evitar qualquer acidente dessa natureza, seja com celulares ou outros equipamentos eletrônicos. É que toda rede elétrica e as tomadas têm um prazo de validade, geralmente de cinco anos. Após esse período, é necessário fazer a manutenção. É muito importante não sobrecarregar a rede da residência. 

Outras orientações: 

Outro ponto importante é jamais utilizar itens malconservados, como baterias inchadas, com um formato diferente da original, pois elas carregam muitos componentes químicos que podem vazar e causar danos às pessoas. 


Também não se pode deixar o celular carregando sobre superfícies em contato com a água, como banheiros e cozinhas, e propícios a incêndios, como as camas, banco do carro, perto de cortinas, objetos de madeira ou outros que propaguem fogo. Escolha superfícies lisas e em locais arejados. 


Fonte: Portal Santarém e Equatorial Pará