sábado, 2 de fevereiro de 2019

Trabalhos da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos foram reabertos ontem, dia 1º de fevereiro

Procurador do Município Raimundo Francisco, Vereadora Malú, representando
Belterra, Vice-Prefeito Juvenal Arruda, Presidente do Legislativo, Arnaldo
Galvão, Prefeito Jailson Alves e Pe.Vagner Miranda, na Mesa Diretora
Com a participação de professores, secretários municipais e a população em geral, foram abertos no dia de ontem, 1º de fevereiro, os trabalhos da 2ª sessão legislativa da 2ª legislatura da Câmara de Vereadores de Mojui dos Campos no Oeste do Pará. 
A solenidade de abertura, além de contar com 8 dos nove vereadores daquele Parlamento Mirim, teve as presenças do vice-prefeito Juvenal Arruda, da vereadora Maria de Lourdes (Malu), representando a Câmara Municipal de Belterra, do pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, Pe. Vagner Miranda, do Procurador Geral do Município dr. Raimundo Francisco e do prefeito do município Jailson Alves. 
População presente à abertura dos trabalhos
Na abertura da cerimônia, o presidente Arnaldo Galvão, já na condição de presidente eleito do legislativo para o biênio 2019/2020, agradeceu a todos os presentes e convidou o padre Vagner Miranda, pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, para falar em nome do povo católico e dar a bênção da cerimônia de abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Mojuí dos Campos. O religioso agradeceu o convite do presidente da Casa, Vereador Arnaldo Galvão, e disse estar levando a paz de nosso Senhor Jesus Cristo, Mestre da Justiça! A todos os vereadores e aos presentes naquela Casa. E prosseguiu dizendo “está se iniciando mais um ano de trabalho neste
Pe. Vagner em seu discurso e realizando a bênção da abertura dos trabalhos 
recinto e isto nos traz a esperança de que todos vocês, juntos com as equipes de trabalho, ajam sempre em comunhão para o bem do município”, e voltando-se para os vereadores e ao prefeito e vice, disse: “de você como nossos representantes, esperamos que trabalhem pelo crescimento de todos, com especial atenção às famílias mais carentes, pela infraestrutura de nossos bairros, também pela construção e manutenção de estradas e ramais, que dão acesso às comunidades rurais e claro, pela segurança e pela saúde de todos os que residem em nosso município. Neste ano de 2019, a Campanha da
Fraternidade traz como lema: “Fraternidade e Políticas Públicas”, com o objetivo de estimular a participação de nossos leigos na elaboração e concretização de políticas públicas à luz da palavra de Deus e da doutrina social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, que são sinais de fraternidade. Falar de políticas públicas nos recorda, que se somos um povo temente a Deus, nossa fé deve ser traduzida em atos concretos e cotidianos, destinados a ajudar o nosso próximo a suprir as necessidades espirituais e transitórias. O lema desta campanha está baseada nos escritos de Isaías 1,27, que diz “Serás libertado pelo Direito ele pela Justiça”. “Aos leigos compete por vocação própria, buscar o reino de Deus, ocupando-se das coisas temporárias e ordenando-as conforme a vontade de Deus. Os
leigos vivem no mundo e isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. São nessas
Vereadores presentes à abertura dos trabalhos legislativos
circunstâncias que Deus os chama para contribuírem, como fermento na massa para construção de um mundo mais justo e mais santo. É nessa função secular que existe, que precisam inspirar uns aos outros, a exemplo de Cristo, um testemunho de vida, de fé, e esperança, caridade e justiça. Pois é de Justiça que o povo anda sedento. Justiça que leve o povo a se orgulhar da nação em que vive e não se sentirem humilhados pelo pesado julgo da ganância de uns poucos que colocam o poder e a riqueza como algo que está acima da dignidade humana. Vamos todos através da meditação e da palavra de Deus, de olhos abertos da realidade onde viemos, transformar as injustiças em relações de paz e amor. Para tanto pedimos que Deus os abençoe e que o e
Espírito Santo os ilumine para que tenham os mesmos sentimentos de Jesus, que realizou sua missão salvifica, centralizada no amor e no perdão, que são frutos da Justiça”, concluiu Padre Vagner. 
Segundo Juvenal Arruda, vice-prefeito e Secretário de Educação, ao usar da palavra, ressaltou os trabalhos do legislativo, durante estes 6 anos de existência e lembrou dos primeiros vereadores que hoje não estão mais presentes no parlamento mirim, mas que muito contribuíram para que hoje os mesmos existissem, “criando leis, legislando e fiscalizando o executivo, como o vereador Pedrão, Bazinho, Manuel do Saturno e Vanderley Baú” encerrou, solicitando que os vereadores busquem projetos que incentivem e beneficiem a educação no município, porque só com a educação que teremos um povo culto e desenvolvido, que serão nossos representantes em diversas áreas num futuro bem próximo.. 
Vice-Prefeito e Secretário de Educação Juvenal Arruda
A vereadora Malú, ao usar da palavra disse: “Quero dizer que sinto-me em casa”. Malú foi adiante dizendo que “há 16 anos como vereadora em Belterra, sempre tem procurado trabalhar em favor do povo”. E se referindo aos demais vereadores de Mojuí dos Campos, disse: “fomos eleitos como vereadores do município e não de um grupo. Na situação ou na oposição, que o bem maior seja o povo que nos elegeu”, encerrou a vereadora. 
Usaram também da palavra, os vereadores Izailton Sousa, Teté, Marco Antônio, Everaldo Camilo, Suely e Gesa, e foram uníssonos em elogiar o trabalho do Executivo, mas ressaltando que continuarão fiscalizando, aplaudindo nos momentos corretos e criticando quando assim se fizer necessário. Após todos os vereadores presentes à abertura do trabalho legislativo se pronunciarem, o presidente da Casa, vereador Arnaldo Galvão convidou o prefeito Jailson Alves, presente à cerimônia, para ler a mensagem do Poder Legislativo à população em geral. 
Bem humorado e à vontade, o prefeito Jailson Alves disse que o ano de 2018 foi muito bom, pois conseguiu realizar diversos projetos tanto na cidade como no interior, todos beneficiando a população. 
Prefeito Jailson Alves lendo a mensagem de abertura aos presentes
Jailson destacou também, que Mojuí dos Campos, entre mais de 5.000 municípios do país, destacou-se como o 5º melhor com relação ao trato com o dinheiro público. Ressaltou a convivência do Executivo com o Legislativo, que segundo o prefeito é harmônica e fez um breve balanço de sua visita ao governador para 2019. Segundo ele, para a Câmara Municipal recursos na ordem de 730.000 reais para construção de seu prédio próprio. A expansão da rede do Linhão que vai da BR 163 até 370, com a colocação de novas redes e novos transformadores, da substação de Belterra; a legalização do cemitério, a legalização também do transporte escolar universitário; a construção de 2 bibliotecas, a convocação e nomeação de todo os concursados no primeiro concurso público 0001/2015; A construção de banheiro público na praça de Santo Antônio; a recuperação da iluminação pública na área urbana da cidade. Também conseguiu junto ao Governador, recursos para construção de microssistemas na comunidade de São Francisco do Puraqué, Castanheira, Vista Alegre, São Tomé e Cidade Alta Um. Também conseguiu recursos para construção das pontes nas Comunidades do Feitosa e Vai Quem Quer. A contratação de todos que fizeram o processo seletivo simplificado 2015 do Magistério. 
O prefeito Jailson Alves também ressaltou que a Festa Nordestina que acontece todos os anos no mês de julho, e que no ano passado, por motivos alheios à vontade do Executivo, não foi realizada, este ano a mesma acontecerá, mas deixou bem claro que não serão gastos dinheiro do erário público municipal. Os recursos terão que vir do Governo do Estado e do Governo Federal, pois a festa já consta no calendário turístico de eventos da Secretaria do Estado e o mundo todo já conhece e prestigia. Jailson disse também que o governador Helder Barbalho prometeu em ajuda-lo que ainda em seu governo, o Hospital do Mojuí, que está no momento em reforma, deverá voltar a funcionar, beneficiando assim centenas de pessoas que ultimamente tem que se deslocar para Santarém para tratamento médico. Ressaltou que levantamento feito pela CFM, os índices de gastos com saúde por pessoa foram os seguintes: 2013: 186,85; 2014: 221,63; 2015: 236,93; 2016: 236,93; 2017: 250,65. 
O prefeito Jailson encerrou dizendo que “Apesar do esforço e do trabalho que vem desenvolvendo em prol do bem estar do município de Mojuí dos Campos, é inevitável que algumas críticas surjam entre a população a respeito de seu Governo, que deixar bem claro aos que criticam, que o político vive de votos e eu sou político e para que continue na política exercendo algum cargo, seja no Executivo ou no Legislativo, torna-se necessário que faça um bom trabalho. 
Vereadora Malú representando a Câmara Municipal de Belterra
Ao encerrar a sessão de abertura, o vereador Arnaldo Galvão agradeceu a presença de todos e afirmou que “o legislativo é um parceiro do povo que além de construir leis que objetivam o bem comum dos munícipes, tem também o objetivo de fiscalizar as ações do Executivo. Não podemos ver, tanto a Casa de Leis, como o Poder Executivo, como duas instituições distintas, com direções diferentes, somente. O Legislativo e o Executivo podem trabalhar harmonicamente quando as prioridades são as ações em favor da população. Somos todos empregados do povo; os cidadãos pagam nossos proventos mensais e nos elegeram para trabalhar em favor da sociedade. Não estamos acima e nem abaixo de ninguém. O Poder Legislativo tem a mesma importância que o Executivo e estamos conscientes disso. Vivemos novos tempos, onde o país busca sua revitalização moral. O Brasil busca o resgate da ética, da cidadania, da honestidade no trato da coisa pública. A velha política do toma lá dá cá não encontrará mais espaço em nossos tempos atuais. Em Mojuí, temos agora a oportunidade de darmos prosseguimento a uma bela história de progresso e desenvolvimento, onde Câmara Municipal e Poder Executivo tem a célebre missão tornar realidade”. Disse também que “nós vereadores estamos aqui só de passagem e o povo irá nos elogiar por aquilo que fizermos de bom e também nos criticar quando nos omitirmos diante de fatos errados que venham ocorrer em nosso município”, concluiu.

Governador prestigia posse dos novos deputados estaduais e eleição da Mesa Diretora da Alepa

Governador do Pará Helder Barbalho
O governador Helder Barbalho prestigiou, na manhã desta sexta-feira (1°), a posse dos novos deputados estaduais do Pará, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa). Na ocasião, os parlamentares também elegeram a nova Mesa Diretora da Casa para um mandato de dois anos. O presidente será o deputado Daniel Barbosa Santos, mais conhecido como Dr. Daniel, sem partido no momento. A cerimônia foi conduzida pela deputada Cilene Couto, tendo como secretários os deputados Martinho Carmona e Miro Sanova. 
Além de Dr. Daniel presidente, os deputados também elegeram Renato Ogawa (PR) como primeiro vice-presidente e Michele Begot (PSD) como segunda vice-presidente. O primeiro secretário será Eraldo Pimenta (MDB); o segundo, Victor Dias (PSDB); a terceira, Dilvanda Faro (PT); e o quarto, Hilton Aguiar (DEM).
O novo presidente da Alepa foi o deputado mais votado em todo o Estado no pleito de outubro. Ele é médico de formação, tem 32 anos de idade e foi eleito presidente da Casa com 37 dos 41 votos possíveis. O parlamentar declarou que pretende fazer um mandato conciliador e empreender melhorias em todos os setores da Alepa, com especial atenção para a área da comunicação.
“Queremos fazer uma Assembleia o mais transparente possível e também fazer os trabalhos chegarem aos municípios mais distantes, bem como ouvir as populações dessas regiões. Tudo o que a sociedade propuser, que nós julgarmos interessante e da vontade de todos, vamos implementar”, ressaltou Dr. Daniel, acrescentando que ainda está em conversa com vários partidos para definir à qual sigla se filiará.
O deputado também prometeu ser um parceiro do Governo do Estado na aprovação de medidas que visem melhorias para a população do Pará. “O governador Helder Barbalho pode ter certeza que terá todo o apoio desta Casa para o alcance de avanços e políticas públicas para melhorar a vida da nossa população”, assegurou.
Ao todo, foram empossados 41 deputados para o quadriênio 2019-2022. São eles: Alex Santiago; Ana Cunha; Ana Paula Gomes; Ângelo Ferrari; Diana Belo; Delegado Toni Cunha; Antônio Tonheiro; Carlos Bordalo; Cilene Couto; Dr. Daniel; Dilvanda Faro; Dirceu Ten Caten; Eliel Faustino; Eraldo Pimenta; Fábio Figueiras; Fábio Freitas; Chicão; Dr. Galileu; Gustavo Sefer; Dra. Heloísa; Hilton Aguiar; Igor Normando; Iran Lima; Dr. Jaques; Júnior Hage; Renato Ogawa; Delegado Caveira; Luth Rebelo; Professora Nilse; Marinor Brito; Martinho Carmona; Michele Begot; Delegado Nilton Neves; Orlando Lobato; Raimundo Santos; Renilce Nicodemos; Thiago Araújo; Victor Dias; Miro Sanova; Dr. Wanderlan; Chamonzinho.
O governador Helder Barbalho ressaltou a renovação pela qual a Alepa passa, a partir de outubro passado, quando 22 novos deputados foram eleitos, e a importância do respeito e parceria entre os poderes Executivo e Legislativo. “Esperamos que este novo parlamento possa, acima de tudo, correponder às expectativas do povo paraense. E eu, pessoalmente, desejo que os poderes Executivo e Legislativo tenham a capacidade de interlocução para que possamos entregar à sociedade um Pará melhor, mais justo”, destacou, acrescentando que, na próxima terça-feira (5), estará na Alepa para o início dos trabalhos da Casa e a leitura da mensagem do Executivo ao Legislativo.
Helder também afirmou que há uma série de agendas prioritárias para o Estado a serem tratadas em conjunto com o Legislativo, entre as quais a questão fiscal, já que o Pará apresenta um déficit orçamentário de cerca de R$ 1,5 bilhão. “É fundamental que possamos manter as relações equilibradas e com respeito à independência de cada um dos poderes, levando em conta as agendas estratégicas e os grandes desafios que temos pela frente”, frisou.




Prefeitura inicia obras de revitalização da Praça Barão de Santarém



A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) iniciou nesta semana as obras de revitalização da Praça Barão de Santarém. As obras preveem a troca de todos os brinquedos do espaço, substituição das lixeiras, pinturas, reforma dos bancos, além de revisão e podagem de toda a vegetação do local.
Os serviços tem como propósito o compromisso de oferecer aos moradores e demais pessoas um local de condições adequadas ao lazer da comunidade, incentivando o convívio, proporcionando a prática de exercícios físicos e a ocupação dos espaços de uso coletivo. As obras se estenderão pelos próximos dias.
"Enquanto governo, sob a gestão do prefeito Nélio Aguiar, estamos felizes em iniciar o trabalho de recuperação da Praça Barão de Santarém. Nosso principal objetivo é contribuir com a transformação do espaço para proporcionar um local ainda mais agradável que incentive a cultura e a prática de esporte, tornando-se um lugar de lazer para moradores do nosso município", destacou o secretário da Semap Bruno Costa.
Santarém dispõe, no total, de 46 praças públicas. A Secretaria definiu um cronograma de atuação de serviços de acordo com a necessidade e prioridade de cada local. O planejamento da pasta é realizar manutenções periódicas nos demais logradouros da cidade.
Desde o mês de agosto de 2018, praças do município estão recebendo serviços de revitalização e recuperação. A Praça da Cohab foi a primeira, em seguida a Praça do Pescador no centro da cidade. Recentemente os serviços foram realizados na Praça do Bairro Santarenzinho.
A Prefeitura de Santarém tem dado ainda mais vida aos logradouros públicos do município. A revitalização das praças faz parte do conjunto de ações que visa garantir mais qualidade de vida aos santarenos.